morrodesaopaulo.com.br on Facebook


Portugues English Espanol Italiano

Historia Praias Hospedagem Casas Temporada Morro de Sao Paulo Como Chegar/Mapas Informacoes Uteis Agencias Esportes/Passeios Restaurantes e Bares Eventos Imoveis Comentarios do Turista

Morro de Sao Paulo Media Morro de Sao Paulo Fotos/Photos Morro de Sao Paulo Video   

NOTAS

    Mensalmente publicaremos as melhores histórias e fotos sobre o Morro de Säo Paulo dos turistas e visitantes do site.
    Mande a sua história.


    2 0 1 3


    De: Tainah Becker
    22 Nov 2013

    Morro de Encanto

    Eu e o meu marido acabamos de chegar de Morro e ficamos hospedados na praia do encanto, um lugar simplesmente maravilhosoo!! Foi a nossa 3ª vez na ilha e já ficamos hospedados em Boipeba também. A praia do encanto era um desejo antigo que só conseguimos realizar agora!!
    Ficamos no hotel praia do encanto, achei bacana, comida a preço justo e atendimento nota mil!!!! Morro de São Paulo é um lugar pra descansar, relaxar, badalar (pra quem gosta kk) e voltarrrr kkkk!!
    Para chegar fazemos sempre o trajeto ferry + ônibus + lancha. Enjoo fácil, então assim é saúde garantida. Quem quiser ver fotinhas e se interessar por mais dicas é só acessar o meu blog: http://www.tataviajante.blogspot.com.br
    Espero que se inspirem a conhecer esse lugar lindo!!


    De: Renata Carmi Armel
    09 Out 2013

    Somos do Mato Grosso do Sul e estivemos em Morro no período de 01/01/13 à 09/01/13 e foram dias maravilhosos..
    A viagem de catamarã e os enjoos valeram super a pena!!rs chegar e nos deparar com tamanha maravilha, realmente Morro é o Paraíso.

    Fotos do Morro de Sao Paulo


    Nos surpreendemos com tamanha infra-estrutura da ilha, a excelente receptividade que tivemos e a variedade de restaurantes, sorveterias, lojas etc.. tem para todos os gostos e bolsos mas no geral achamos tudo bem acessível e de ótima qualidade!!


    Ficamos hospedados na Pousada Passárgada localizada perto do porto, nota mil para a Pousada!!! Café da manhã maravilhoso, funcionários e proprietários super simpáticos, quartos excelentes sem contar a vista!! No por do sol fica sensacional!!! Com certeza nos hospedaríamos novamente!! Mesmo a Pousada sendo afastada de algumas praias praia super recomendamos..uma caminhadinha faz bem, aliás você caminhando naquele visual todo, nem percebe a distância..quando vê já chegou... e falando nas praias.. uma mais linda que a outra!!

    Impressionante como cada uma tem sua peculiaridade e vale a pena conhecer cada uma delas!!
    Fizemos o passeio "volta a Ilha" pela Rota Tropical... As piscinas naturais de morere e boipeba são incríveis!!!
    Locamos também um caiaque na 3ª praia e fomos a ilha do caitá, bem pertinho e com snorkel pudemos ver os peixinhos e estrelas do mar
    Descemos a Tiroleza, realmente vale a pena!! a Vista é incrível e as fotos ficaram lindas!!
    Fomos caminhando na maré baixa até o paredão de Argila em Gamboa.. e curtimos muito todas as praias que conhecemos: Praia do forte (que só aparece na maré baixa) , 1ª, 2ª 3ª, 4ª, Praia do encanto, Gamboa e Boipeba..
    Com certeza na próxima oportunidade voltaremos a Morro de São Paulo!! Foi uma viagem inesquecível!!!!!


    Renata e Gustavo


    De: Fernanda Sena
    22 Ago 2013

    Estive em Morro de São Paulo, há duas semanas em lua de mel, e só tenho uma definição para o lugar.. maravilhoso.
    A beleza e charme da cidade são inexplicáveis, com paisagens naturais maravilhosas, dificeis de esquecer.
    Adorei também a grande variedade de lojas e restaurantes, com opções e preços pra todos os gostos e bolsos.
    Nós ficamos 4 dias, fizemos o passeio em volta da Ilha, pela agência Cassi Turismo, e eu recomendo, pois o atendimento é muito bom.
    Na cidade também tem opções para quem gosta de baladas, não chegamos a sair a noite, mais todo mundo fala super bem da Toca do Morcego, que também tem um heppy hour no final da tarde, com um por do sol lindo.
    Não posso deixar de citar também a gentileza e educação das pessoas que trabalham nos restaurantes e hoteis, fomos muito bem atendidos em todos os lugares que passamos
    Enfim.. eu amei a viagem, recomendo demais, e ano que vem pretendo voltar.
    Fica somente uma observação, pois eu fiquei no Hotel Patachocas, na 4º praia.. simplesmente perfeito, não tenho nada a reclamar e para quem quer um pouco mais de sossego recomendo já que ele fica um pouco afastado da 2º praia, porém como é um pouco distante, o hotel oferece translado para a 2º praia de hora em hora.. o que é perfeito também, a única coisa ruim, é que nesse caminho do hotel e a 2º praia, a estrada está sem condições de andar, tornando a viagem muito desconfortável, e vimos também muito lixo espalhado ao longo do caminho. Acho que essa parte deveria ser olhada com mais carinho, pois para quem chega no centro e vê aquele espetáculo de lugar e depois percorre uma estrada toda esburacada e cheio de lixo, fica um pouco decepcionado. Até porque, quando vc chega na cidade, tem que pagar uma taxa de R$15,00 referente a proteção ambiental, o que eu acho muito justo, porém, considero que toda a cidade deveria ter uma boa infra estrutura e não somente as praias mais badaladas.
    Até porque o hotel que eu fiquei é excelente, mais esse percurso desanima um pouco.


    De: Humberto Santosantos
    26 Jul 2013

    Ferias no Morro de Sao Paulo

    Ferias no Morro de Sao Paulo

    Morro de São Paulo, sem explicação.....
    Lugar incomparavél com sua beleza e magia tanto de dia com um sol maravilhoso quanto a noite com seus restaurantes e boates ao por do sol....
    Ano que vem estarei de volta....

    Ferias no Morro de Sao Paulo

    Ferias no Morro de Sao Paulo


    De: Cris
    09 Jun 2013

    Somos de Belo Horizonte e ficamos em Morro de São Paulo entre os dias 03/06 à 08/06/2013, o lugar é simplesmente incrível.
    Ficamos hospedados no Le Terrace Beach Hotel que fica localizado na segunda praia, ótima localização, ótimo atendimento e café da manhã com cardápio variado. Com certeza um ótimo local para ficar hospedado.
    Fizemos o trajeto de volta pela empresa Cassi Turismo, que também prestou um bom serviço.
    O único ponto negativo é que sempre tem que perguntar o preço antes para alguns vendedores ambulantes, porque após pegar sem informar do preço eles cobram mais caro, mas isso não vale para todos os vendedores.
    A maioria dos dias ficamos no bar Baianos que tem um ótimo atendimento também.
    As praias 4 e 5 são lindas, mas ficam um pouco longe da vila.
    Conheçam Morro de São Paulo vale a pena.
    Cristina e Cristovão.


    De: Fernanda
    15 Mai 2013

    Estivermos em Morro de SP Eu e Meu Esposo nos dias 03 á 05 de maio e foi maravilhoso!!! Quero deixar aqui as melhores recomendações.

    Ferias em Morro de Sao PauloEm primeiro lugar procure passagem área em que você chegue por volta da 9:00hs da manhã e 16:00 pois não tem barco depois desses horários para ir a Morro.Outra dica que lhe damos é pegar ônibus pois tem ônibus do aeroporto pra qualquer hotel em Salvador e sai muito mais barato e é de fácil o acesso o ônibus para na porta do aeroporto...vários os ônibus. Gastamos 97 reais assim que chegamos pra ir Rio vermelho mais aprendemos e só andamos de ônibus em Salvador e não é perigoso é só sair sem bagagem alguma que assim você não é visado, agora não é bom ir ao mercado modelo de malas nessa ocasião o taxi fica bastante barato pagamos 20 reais outra coisa é que você não pega ônibus lotado...essa é a nossa primeira dica.

    Nossa segunda dica é antes de tomar o catamarã tome algum remédio contra enjoo por que a viagem é muito longa e quem não tem costume enjoa e muito eu e meu esposo enjoamos muito...vá sentado do meio pra trás nunca na frente o enjoo é pior. Ao chegar na vila se tiver como você mesmo andar com peso das malas tem como chegar onde você pega os ônibus transporte pra o hotel sem ter que pagar os "carro de mão taxi"para transportar suas bagagem, eles cobram um absurdo o meu esposo mesmo levou a mala e não é muito grande o percurso, outra coisa, achamos um absurdo a cobrança assim que entramos na ilha no valor de 15,00 reais por pessoa segundo eles é pra manutenção da ilha UM ROUBO!!!e ao sair da ilha lhe cobram um valor de 0,62 centavos por pessoa outro ROUBO!!

    Chegando em Morro, indicamos o hotel Patachocas que foi onde ficamos o lugar é bem aconchegante e limpo ótimo atendimento e os quartos amplos é muito bom... fica na quarta praia e é super calmo lá e lindooooo, se você quiser ficar só lá já tá valendo a praia é linda tem como andar a cavalo , charet , diversar quadras, serviço de massagem no valor de 80,00 reais , tem mascaras de mergulho 15 re4ais por dia...e o hotel lhe oferece um ônibus pra ir até a vila em vários horários é bom demais o café da manhã é ótimo e tem um omelete lá maravilhoso!!Ferias em Morro de Sao Paulo

    Gente a vila é fofa de mais... as pessoas são muito acolhedoras te informam tudo , precisando de qualquer informação eles te informam ... o mais engraçado é que não há competição ente os comerciantes ..ex: se você que comer pizza e pará a frente de um restaurante eles naturalmente te indicam uma pizzaria com sabor bom e de valor barato....Indicamos aqui o restaurante tchê kebab fica ao lado da agencia do banco do Brasil atendimento excelente e a comida é muito boa tem uma pizza de massa de pão um espetáculo e o prato maravilhoso e baratíssimos!! Amamos e indicamos!!! Lá tem agencia do Bradesco, Basil e caixa econômica....Tem posto policial mais a criminalidade lá é 0 os próprios moradores cuidam dessa parte lá não tem mendigo você come sem ser incomodado hora alguma..agora durante o dia tem muita mosca!!!

    Ferias em Morro de Sao PauloO passeio indicamos fazer de lancha apesar de termos feito de 4x4 com o Alex uma pessoa maravilhosa ele sabe tudo da ilha e se conversa com ele faz um preço bacana...pagamos 60,00 por pessoa em parte nos arrependemos por que na 4 praia tem tudo que você vai olha nas outras praias a nossa dica é fica na praia mesmo e economizar outra dica é que tudo lá em Morro de SP é muito caro, e tudo paga rsrsrsrs mais tudo vale muito apena é muito lindo, se queser tirar foto vá pra primeira praia lá tem umas pedras enormes e belíssimas!!! Não deu tempo de irmos ver o por do Sol na toca dos morcegos mais não precisa conseguimos vê lá na primeira praia e é a mesma perfeição!!Não pulamos da tirolesa que é no valor de 50 reais por pessoa como disse lá é tudo muito salgado!!!

    Fica aqui a dica quem não foi vá e eu recomendo e com certeza voltarei!!! Tanny e Fernanda 06/05/2013.m


    De: Fernanda
    21 Mar 2013

    Lua de mel em Morro

    Estaremos em Morro de SP em Maio eu e meu Noivo na ocasião será meu esposo em Lua de mel, e quando voltarmos contaremos como foi...Aguardem 40 dias para nos unirmos para sempre!!!


    De: Carla Fernanda
    13 Mar 2013

    Estive lá no dia 14/02/2013 ao dia 18/02/2013, fui com meu Namorado e um casal de amigos, um lugar inesquecível, otimo pra relaxar, esquecer problemas e principalmente namorar e curtir. Espero voltar mais vezes nesse Paraíso.


    De: Lilian Mlek
    11 Fev 2013

    Ola,

    Iremos eu e uma amiga no fim de abril (pra fugir um pouco do inverno canadense) e estamos muito nervosas pq ouvimos dizer que chove muito nesta epoca
    Mas por outro lado, nao vemos a hora de chegar ai, conhecer gente nova e se divertir muito e ver tudo de perto o que vemos nas fotos.
    Ambas falamos ingles e frances e eu falo portugues.

    Aguardamos ansiosas por abril!!!

    Lilian e Elias


    2 0 1 2


    De: Maria Fernanda
    23 Dez 2012

     

    Tem poucos dias que voltei de Morro de São Paulo. E todos esses dias eu me perguntava, como fazer um descritivo completo da ilha. Mas vou tentar ser breve e objetiva.
    Fomos meu noivo e eu. E pagamos a viagem praticamente 4 meses antes para que fosse mais barato, principalmente a passagem aérea. Antes estávamos decididos a ir para Maceió, mas a passagem aérea estava muito cara, praticamente R$ 1000 por pessoa. E eu sempre ouvia falar em Morro de São Paulo, via nas revistas e achava muito distante da minha realidade, pois minha renda é de exatamente Mil reais por mês.


    Depois de muita, mas muita pesquisa de hotéis, decidi pela POUSADA BAHIA BRASIL, neste mesmo site, vi cerca de dois depoimentos de pessoas que se hospedaram lá. E vale a pena pesquisar, pois creio que foi a melhor decisão. Melhor custo benefício. O total da viagem, considerando hotel e passagem aérea apenas, para duas pessoas ficou em exatos R$ 1900,00. O Hotel é muito limpo e as pessoas são bem bacanas, o café da manha é bom também.


    Sou do interior de Minas Gerais, então tive despesas para ir para o aeroporto de Confins e chegando a Salvador eu sabia que teria mais despesas de transporte. Percebi que do aeroporto de Salvador até o Mercado Modelo ( local próximo ao porto que há o transporte de catamarã) era aproximadamente 30 km, ou seja longe pra ir de Taxi, e pensei que seria quase R$ 100 reais, chegando no aeroporto, perguntei aonde perguntei aonde poderia pegar um ônibus que fosse até o mercado modelo, pagamos se não me engano R$ 3,50 por pessoa e chegamos próximo ao elevador Lacerda e la de cima dava pra ver o tal Mercado Modelo.


    Uma coisa importante, assim que descemos do ponto de ônibus havia uns caras e perguntei somente aonde era o Mercado Modelo. Um rapaz já veio todo saliente querendo ajudar e, depois de nos ajudar muito, não tinha como não comprar os tais cordões, e compramos, pois fiquei muito sem graça, mas ele foi esperto e eu fui uma turista um tanto inocente. Mas pelo menos economizei uns R$ 70 reais num taxis, sem o cara e seus cordões, economizaria R$100
    Paguei R$ 30 reais por três cordões muito feios. E eles ainda colocam um quarto cordão imitando berimbau para nenhum outro vendedor tentar empurrar mais nenhum. Logo, se vocês pegarem também um ônibus e verem esses caras, dê uns R$ 5 reais já está bom só para o tal berimbau hahahahahha.


    Chegamos cedo a Salvador, por volta de 11 da manha e nosso catamarã era às 14 horas. Compramos antecipado através do mesmo hotel no qual nos hospedaria. Então almoçamos no mercado modelo mesmo. Fiquei com receio, pois dizem que passa mal nesses Catamarãs e num sei mais o que, talvez pelo horário a maré estava tranquila e como eu havia acabado de almoçar, fiquei com muito receio de botar tudo pra fora, mas fui com a cara e a coragem, e foi muito tranquila a viagem. Não passei mal e ninguém passou também.


    Depois de quase 3 horas, isso mesmo aproximadamente entre duas horas e meia a três horas, enfim chegamos a Morro de São Paulo. E la existe uns taxistas com carrinho de Pedreiro querendo levar sua mala até o hotel e cobram aproximadamente R$ 10 reais por mala, pois logo na chegada há uma escadaria ou uma rampa bem íngreme. Logo se levar mala pesada vai acabar pagando para esses taxistas, nós não pagamos. Pergunta daqui, pergunta dali, chegamos ao hotel, era umas 17 horas mais ou menos. O hotel era bem o que eu esperava, pois como disse inicialmente pesquisei muito, mas a piscina, fiquei um tanto surpresa, pois eu tinha lido que era ruim, para um fim do dia acho a piscina ótima para relaxar, é pequena mas suficiente.


    Sobre os passeios do Morro, só fizemos dois: Volta a Ilha e Praia da Gamboa com o banho de argila. E fica difícil opinar sobre os outros passeios, mas pelo que ouvi falar é o suficiente. O volta a ilha pagamos R$ 60 por pessoa e o da Gamboa pagamos R$ 25 por pessoa.
    Há pessoas que oferecem aqueles óculos de nadar com por R$ 10 reais durante todo passeio, e acho que vale a pena, vale mais na verdade comprar um, nos minimercados de la tem pra vender, mas devem ser caros, logo comprem na cidade natal de vocês. Outra coisa que acho legal comprar e la tem pra vender é um capa especial para colocar a máquina de fotografar, pois a água é cristalina e tem muitos peixinhos, e fica bacana fazer fotos debaixo da água.

    Obs.: Nesses passeios tem guias locais que cobram de $5 a 3 reais por pessoa para explicar sobre o local, na volta a ilha fomos à cidade de Cairu que nos cobrou 5, e tem o mini porto que cobram uns 0,70 centavos de tx administrativa, e ninguém lhe informa isso até você saber que tem que pagar. Você fica achando que está incluso no passeio, mas não está. Nestes passeios parece que toda ilha vende, todo mundo oferece, é uma loucura, logo sejam espertos e perguntem o preço, se falarem 60 ou 30, falem que já lhes foram oferecido por 50 ou 25, pois negociar é bom, principalmente pro bolso.


    A ilha oferece outros atrativos a noite, tem barzinhos, mas também tem balada como a Toca do morcego e a Pulsar, mas evidente que paga para entrar e paga para consumir. Quanto aos gastos diários la, para comida, eu diria que tanto almoço quanto a janta uma média suficiente por dia é de R$160 por dia, considerando R$80 para almoço e R$80 para janta. Achou caro, eu acho também, um suco de frutas la é R$ 6 reais e a cerveja em garrafa na faixa de R$ 6 a 10 reais. E esse valor de R$ 160, é para um casal, comer muito bem. A janta vem muita comida e o melhor lugar que jantamos foi no restaurante Sabor da Terra. A moqueca de peixe é divina.


    Dicas: Levar roupas leves na mala e pouca roupa suficiente.
    Mulher: Shorts, saias, vestidinhos e blusinhas e chinelo. Para 7 dias: 3 shorts, 2 saias, 2 vestidos curtos e 7 blusinhas. Levei um vestido longo fresco e nem usei.
    Homem: Bermuda, e muita camisa, principalmente as regatas e chinelo.
    Mulher gosta de levar no mínimo 2 biquínis né, leve um só e compre outro lá em Morro, pois tem cada um mais lindo que outro. E cangas e saídas de praia, compre La também, pois eu você mesmo trazendo de casa, vai querer comprar outra, e isso vai fazer você encher a mala. Melhor comprar la e ainda trazer de recordação.
    Eu levei perfume e é besteira, a não ser que leve naqueles frasquinhos de amostra grátis, só um bom hidratante já é suficiente.
    Xampu, condicionador, creme pro cabelo, deixa pra comprar lá, vai encher mala pra que ? E no retorno deixa la, você vai gastar quase tudo mesmo. Protetor solar, lá vende também, só não sei preço, se é mais caro ou mais barato que na sua cidade natal.


    Para iniciar sua viagem Eu acho que o melhor horário para pegar o catamarã seria o de 9 horas, pois você chega umas 11:30 ou meio dia, e ainda aproveita seu primeiro dia na ilha, eu cheguei depois das 17 e aproveitei só a noite. E o retorno, o ideal é pegar o catamarã das 11:30, pois não precisa acordar muiiiiiiiiiiito cedo. Fui às 9 horas e o catamarã era menor e realmente este é enjoativo, mas não cheguei a passar mal, mas teve uma criança que passou.


    Em suma, eu volto com certeza a Morro e acredito que vou me hospedar novamente no mesmo hotel. Gostei muito.


    É o mar ( Praia Gamboa) e não a piscina !


    Volta a Ilha

    Enfim é isso e caso ainda precisem de ajuda podem me mandar e-mail : fernandamenezes2@yahoo.com.br


    De: Alexandre Jose dos Santos
    09 Nov 2012

    Olá, acho que todos já contaram suas experiencias no Morro, então serei breve... estive na Ilha, na quarta praia em 26/09/12, durante cinco dias... estou voltando em 05/12/12 para mais cinco... não preciso falar mais nada... abraço a todos... Ale


    De: edsonpereira2012@live.com
    15 Ago 2012

    olá estou indo para morro de são paulo no proximo dia 16-09-2012 estou muito feliz tenho certeza que vai ser muito bom so lamento por esta indo sozinho esperro fazer muitas amizades em morro.depois irei para itacaré que e outra beleza vai ser muito bom boa viagem até bj


    De: Newton Silva Martins
    22 Mai 2012



    Estivemos, eu e minha esposa, em visita a Morro de São Paulo, do dia 02 ao dia 09 de maio. Foi um passeio, simplesmente maravilhoso, porém tivemos alguns contratempos no trajeto entre Salvador e Morro, os quais quero detalhar a fim de evitar que outras pessoas passem pelo que passamos;
    Chegamos em Salvador, oriundos de São Paulo, as quatorze horas; procurei me informar no departamento de apoio ao turista do aeroporto, sobre o último horário de barco para morro, que sabia sair do mercado modelo;obtive a informação que partia as 15:00 hs, ou seja, tomando um táxi, chegaríamos a tempo.

    Tomamos um táxi, que demorou quarenta minutos. Chegando lá, fomos surpreendidos, pois o último barco direto para Morro sai as 14:00 e não 15:00 Hs. A única opção, foi tomar um barco para o terminal de mar grande, (Vera Cruz), de onde tomamos um táxi até o terminal rodoviário de Bom Despacho, (Itaparica);de lá tomamos outro táxi até Valença, onde quase perdíamos a ultima lancha rápida, que vai a morro.Chegamos em morro as 18:40 hs.

    Na volta, preferimos fazer o mesmo trajeto, até porque, acaba ficando mais em conta, do que o barco direto.



    Aqui vão algumas dicas, para quem vai a Morro; Caso não esteja com muita bagagem, ( outra dica é, não levar muita bagagem, rsrs), e disponha de um pouco mais de tempo, opte por fazer o trajeto via Bom Despacho/Valença/Morro. Você acaba desembolsando R$ 37,00 ao invés de R$ 85,00, pelo barco direto. Só atente para o seguinte detalhe; o trajeto aeroporto/valença leva em média, quatro horas e considere que a última lancha rápida parte de Valença para Morro, as 18:00 hs.

    Ficamos na Pousada Bahia Brasil, um local maravilhoso, aconchegante, situado entre a comodidade da vila, a agitação da segunda praia e a beleza natural da terceira e quarta praias. Tudo isto em uma ruazinha lateral na segunda praia, onde podemos descansar, ao som de pássaros, após o banho de mar, ou do agito noturno. Todas as manhãs, saboreamos um farto e delicioso café, servido pelo casal Arlete e Carlos, proprietários da pousada. Recomendamos, tanto pela qualidade, pelo preço, bem como pela gentileza do donos e de todos os funcionários.

    Para comer, não nos faltou opção, desde restaurantes mais sofisticados na segunda praia, até os mais modestos na vila. Na vila se come bem, a preços módicos. descobrimos um restaurante, o Bela Morena, a direita de quem chega na vila, a uns cinquenta metros, na rua da fonte. O cardápio é variado, a comida é boa e o preço convidativo; só vá com um pouco de tempo; nenhum prato sai em menos de meia hora; mas também, o que menos se quer, num lugar destes, é correr. vale a pena esperar.

    Quanto as belezas do Morro, falar, simplesmente, não explicaria; È necessário ver! Você acabará descobrindo belezas que estão ali, reservadas, quase que escondidas, a espera de olhos atentos.
    Vale a pena fazer o passeio de barco em volta a ilha, indo até Boipeba; Outro passeio obrigatório é ir a
    pé, com a maré baixa, até a praia de Gamboa; uma caminhadinha leve, de quarenta minutos, que nos levou a uma praia de rara beleza. Nos foi indicada a barraca do "seu Francisco"; lá, sua esposa prepara, na hora, os pratos, peixes e mariscos, pescados por ele mesmo.... tudo fresquinho. Muito bom!

    Ahh, na subida, da segunda para a primeira praia, do lado esquerdo, há um lugar onde provamos tapiocas doces e salgadas, simplesmente maravilhosas acompanhadas de sucos de frutas da região; vale a pena provar.

    Ficamos lá seis dias;bem que poderia ter sido dez; com certeza voltaremos.

    Newton e Iracema


    De: João José Renault
    29 Mar 2012

    Passeio ao Morro

    Estivemos aí na Semana Santa de 2012. Éramos em sete pessoas. Foi excepcional. Lugar exuberante, paradisíaco, restaurantes ótimos, uma lua maravilhosa, excelente artesanato, pessoal muito receptivo. Tudo de bom. O que deixa um pouco a desejar é a travessia de catamarã. Eu não passei mal, mas a turma que foi no meu catamarã, principalmente na volta, sofreu. O mar batia muito. Não foi fácil. Quem tem uma grana sobrando, pode ir de avião. Vale a pena. Para quem é da Bahia, pode-se comparar o local a Arraial D'Ajuda, que também é um lugar maravilhoso. Para quem é do Rio, lembra Búzios. Podem ir. Para quem vai do Rio é complicado, pois sai do aeroporto-transfer para o cais - catamarã-Morro de São Paulo. Dá cerca de sete horas. É uma correria, mas vale a pena. Bom passeio.


    De: Dai Morais
    29 Mar 2012

    Morro de São Paulo - Morro de Saudades


    Estivemos (eu, meu namorado e um casal de amigos) em Morro no periodo de 15/03 a 19/03 e só posso dizer uma coisa, já Morro de Saudades.
    As praias são paradisiacas e o tratamento excepcional desde de o atendimento ao chegar na ilha até o momento de nossa partida.
    A tirolesa é pura adrenalina, o por do sol na Toca do Morcego simplesmente fantastico, e quanto a culinaria recomendo o restaurante Tia Dadai, comida caseira e atendimento de qualidade, alias fomos muito bem atendidos em todos os lugares que estivemos.
    Morro de São Paulo é um lugar magico, espero voltar logo. =)

    Daiane C. Morais- Jundiai- SP





    De: Cleusa
    25 Mar 2012

    BOM, MORRO DE SÃO PAULO É MÁGICO E SURPREENDENTE. SE VOCÊ QUER MARAVILHAS DA NATUREZA, SEGURANÇA E PAZ ESTE É O LUGAR .
    AMEI E VOLTAREI.


    De: Marcos
    22 Mar 2012

    GOSTINHO DE QUERO MAIS!!!

    Estivemos em Morro no período de 02/01/12 até 08/01/12, eu já havia estado lá a 15 anos atrás mas sabia que um dia voltaria!!!

    Desta vez fomos: eu, meu marido, nosso filho e um casal de amigos com 2 filhos. Todos amaram... principalmente os mergulhos em frente ao Bar da Piscina (3ª praia), onde os peixinhos vêem comer na nossa mão, o restaurante Pimenta Rosa (3ª praia) é excelente e vale a pena conhecer. A vila é só charme e a 2ª praia inesquecível.

    Infelizmente não foi possível fazer o passeio a Boipeba, pois quando decidimos ir já não havia vagas nos próximos dias...

    Há ainda os personagens deste lugar inesquecível... como o Sr. (que não me lembro do nome) que anda pela praia com um carrinho puxado por uma mulinha chamada Ypsilone, vendendo salada de frutas, com um capricho sem igual...pois não coloca a mão nas frutas durante o preparo e se orgulha disto!!!

    Infelizmente não foi possível fazer o passeio a Boipeba, pois quando decidimos ir já não havia vagas nos próximos dias...

    Morro é um lugar que fica na memória e no coração da gente. Ideal para casais sozinhos ou com crianças e para os solteiros com certeza, ou seja, um lugar maravilhoso para qualquer pessoa, em qualquer momento de sua vida!!!

    Quero voltar novamente e conhecer os locais que não conheci.

    Senti saudades por anos e continuo sentido... acho que Morro irá morar sempre em meu coração.

    Sueli


    2 0 1 1

    De: marcia savernini
    15 Nov 2011

    MORRO DE SAUDADE até hoje!

    Gostaria de começar comentando o último post, do "Rodrigues" de 31/10/11
    "Morro de Saudade!!" - Essa é a frase que tinha na areia da 4ª praia!!

    Esta frase foi escrita por mim, e quando eu e minha amiga voltávamos encontramos com ele e sua esposa lendo as frases que eu tinha escrito, e me aproximei pois percebi que queriam tirar uma foto juntos, e quando se viaja a 2 isso é meio complicado, tem que ficar pedindo aos outros. Mas, assim como nós queriamos tirar a foto juntas às frases, me ofereci para tirar a foto deles e depois ele tirou nossa. Muito obrigada, pq sempre que olho aquela foto lembro-me quem tirou. Segue a foto para que vocês relembrem.

    Ficamos em Morro por 5 dias (de 19 a 23/10/11), infelizmente foram dias de bastante chuva, mas que não nos impediu de conhecer nada. Nunca andei sob tanta chuva por tanto tempo, e valeu muito a pena. Como disse o Leo do Ristorante Italiano na 2a praia, onde íamos todas as noites, conhecemos um Morro de SP que poucos conhecem, a não ser quem mora lá, porque geralmente o pessoal quer ir em alta temporada. Mas o SOL não nos decepcionou de tudo, no dia em que estávamos de malas prontas para partirmos ele APARECEU, e o que aconteceu...... abrimos as malas, colocamos nossa roupa de praia e curtimos mais 2 dias naquele paraíso.
    Fotos Morro de Sao Paulo Fica aqui nosso abraço ao Isaac Newton (promoter e tb cantor) do Ristorante do Leo (a propósito, se alguém tiver o contato dele me passe por favor), que não nos deixava passar uma vez se quer em frente ao restaurante sem que fosse cumprimentadas.

    Tivemos o prazer de presenciar o pôr-do-sol lá de cima da Toca do Morcego, no dia em que ele nos prestigiou... uma vista lindíssima.

    Fomos muito bem recebidas por todas as pessoas da ilha, ficar naquele paraíso sem ver um carro e muito menos ouvir uma buzina por 5 dias foi mágico, e ficamos com o coração partido por termos que ir embora. Costumamos dizer que aquela passarela de madeira na 2a praia era nossa passarela, rsss.

    Abraços ao pessoal da pousada Paradise, que apesar de simples, nos tratou com muito carinho e atenção e atendeu todos os nossos pedidos.

    Se Deus quiser voltaremos e reencontraremos a todos.

    Marcia e Juliana


    De: Rodrigues
    31 Out 2011

    Morro da saudade!!

    Essa é a frase que tinha na areia da 4° praia!!

    Lugar maravilhoso muito lindo mesmo nunca tinha visto um lugar assim tão bonito.
    Estive eu e minha esposa agora em outubro de 2011 do dia 12 ao dia 22, fiquei na pousada casarão otima localização pessoal da pousada gente boa demais Gustavo, Jerona e todo o pessoal da pousada e nao esqueça de comer uma tapioca de nutela no café da manha  bem na  vila aonde fica os restaurantes e um lugar mais tranquilo quem gosta de balada e agitação fica na segunda praia.

    Algumas dicas:

    * Tempo minimo de ficar em morro de sp 10 dias.
    * Não fecha ida e volta com alguma agência lá em morro sempre tem promoção pra voltar.
    * Faça o passeio em volta a ilha de lancha rapida com emoção ...rsrsrs e o passeio pra gamboa com o barco piratas do morro pessoal gente boa demais.
    * A tirolesa também é muita adrenalina.
    * Restaurantes que eu fui e gostei bianco e nero, ponto do encontro, sabor da terra, club do balanço e da pousada casarão.
    * Ver o por do sol.

    Um dia voltarei pois o lugar é maravilhoso!
    Abraço ao pessoal da pousada casarão.

    Luiz e Natalia


    De: Alessandra Almeida
    01 Out 2011

    Mensagem de Alessandra Almeida - Minas Gerais
     
    Morro de São Paulo estava na lista dos lugares que quero conhecer. E que lugar maravilhoso!
    Uma ilha mágica onde a natureza foi generosa. Lindas praias, pessoas acolhedoras, comida deliciosa e uma sensação de paz, liberdade que me faz ter certeza que voltarei.
     
    Algumas dicas que vale a pena conferir:
     
    - Comer no restaurante Tia Dadai e ser atendida por Paulo Sumo, converse com ele e vc vai entender pq ele está lá.
    - Experimentar o crepe do El Sítio conversando com Vanuza e Lucho.
    - Hospedar na pousada da Torre, conforto, bom atendimento e conhecer Katia, uma pessoa muito especial.
    - Passear em Boipeba e se possível almoçar no Kiosk Brilho do Sol.
    - Ir de barco a Gamboa.
    - Ver o pôr do sol.
    - Pedir informações ao Guia Bacal.
    - Comprar presentes na loja Morro de Saudade.
    - Visitar a igreja Nossa Senhora da Luz.
     
    Enfim, vale muito a pena conhecer Morro de São Paulo, morro de saudade.
     
    Carinhosamente,
     
    Alessandra


    De: Maira
    30 Set 2011

    MORRO SAO PAULO MARAVILHOSO

    O Morro de São Paulo foi o lugar mais lindo em que já estive, para quem quer descansar e esquecer o stress do dia a dia e o lugar ideal. Não pode deixar de conhecer o farol com a vista muito linda da tirolesa. Ficamos hospedados do Morro Praia Hotel, tudo de bom...para mim que sou de Brasília foi excepcional pois aqui não tem praia.

    As águas cristalina de um verde turquesa são demais, ficávamos varias horas observando os peixes super coloridos.

    Destaque também para as lojinhas de artesanato que oferecem grande variedade e muita criatividade como animais marinhos entalhados na madeira.

    Bem já estou morrendo de vontade de voltar, fui em Setembro de 2010 e sem dúvida foi o lugar mais maravilhoso que conheci na Bahia.

    Maira


    De: Cássio Mendes
    17 Set 2011

    MORRO DE SÃO PAULO – SER FELIZ NO PARAÍSO!

    Depois de três dias na agitação de Salvador oscilando entre apreciar as belezas naturais, o patrimônio histórico e fugindo do assédio dos ambulantes na região do Pelourinho e Mercado Modelo, seguimos para Morro de São Paulo.
    Para se evitar os enjôos na viagem de catamarã, nos propomos uma grande aventura de quase 04 horas por mar e terra... Onde só não andamos de cavalo pra chegar.
    Tudo valeu a pena ao desembarcar em Morro de S.P. e seguir para vila.
    A partir dali nossa viagem de férias tomou a dimensão desejada: paz, sossego e tranqüilidade. Ali, não havia pressa, tristeza, horários... Encantei-me ao me deparar com o bucolismo das ruazinhas de areia, o charme dos restaurantes e pousadas. Morro é uma mistura de vários tribos, raças, culturas e crenças que convivem em harmonia e respeito. Os nativos nos acolheram com hospitalidade.
    Logo no primeiro dia percebemos a simpatia e a alegria estampada no rosto de cada um que encontramos. Pesquisei pousadas por quase 02 meses antes da viagem e fui muito feliz na escolha. Hospedamo-nos na Pousada Mareia que fica na vila – instalações confortáveis e bom atendimento com bom preço onde ficamos perto de tudo.
    Ao conhecer a vila e a orla, tudo nos impressionou positivamente: a beleza natural das praias e a estrutura em geral. Pra quem quer curtir tem opção pro dia e a noite. Logo na primeira noite, fomos pra Festa da Espuma na Pulsar Disco – uma boate no meio da mata muito interessante. Mas não sabíamos que as festas começavam tão tarde!!! Fomos os primeiros a chegar e a festa só bombou mesmo a partir de 01h. No entanto, se quiser curtir mesmo, vá preparado pois as festas viram a noite com muita animação e dança. E, como dançam bem!
    A culinária é bem diversificada e há muitas opções que vão desde o PF até pratos mais exóticos. Comemos desde a boa moqueca baiana até comida mexicana... As pessoas dentro dos diversos segmentos se familiarizam rapidamente com o turista e nos deixam com saudades. É impossível não estabelecer vínculos num lugar com tanta diversidade. Conhecemos muitas pessoas que foram a passeio e por lá ficaram.
    Ficamos em Morro por 12 dias. Já me sentia em casa, acolhido e feliz! Voltamos de Morro restaurados e por lá deixamos parte de nossas histórias e as saudades de muita gente. Em especial do nosso amigo cearense quase nativo Pedro, da paulista também quase nativa Adriana, da figura exótica e engraçada Lili, do nativo e anfitrião Pica pau, da carismática baiana do acarajé, da Numa – a negra mais linda que já vi, uma miscelânea de beleza e simpatia e outras pessoas que fizeram parte desse recorte de nossas vidas. Pessoas que nos agregaram valores e a certeza de que vale a pena viajar cada vez mais!

    DICAS IMPERDÍVEIS:

    Caminhar até o farol e ir até a tirolesa. A vista é fantástica. Para os mais ousados, vale a pena descer! Eu devo ir da próxima vez!rsrs
    Ver o por do sol nas ruínas do forte... Bem como o espetáculo do bailar dos golfinhos no mar;
    Passeio de volta a boipeba. Aventura e muita adrenalina no flexboat... A vilazinha em Boipeba revela histórias particulares... Como o Museu de Ossos – um lugar inusitado no meio do nada com uma riqueza de detalhes em ossos de várias espécies. Pra enriquecer o contexto, uma boa prosa com o senhor responsável pelo museu. Na volta que é feita pelo rio, tem a degustação de ostras nos bares flutuantes – achei o máximo esse tipo de bar.
    Passeio a Gamboa – que pode ser feito a pé mesmo... Mas procure saber quando a maré está baixa pra não passar alguns apuros como nós. O banho de argila é real e o resultado é surpreendente.
    Passeio de caiaque na Terceira praia. Com equipamento adequado dá para mergulhar nas piscinas naturais e apreciar os peixes. São tantos que me senti como um deles.
    Conhecer e participar das festas da Pulsar Disco, dos luais da 2ª praia, bares, barracas. Nas festas, estão presentes pessoas de todo mundo que mesmo tão distintas se focam num único objetivo: alegria e descontração.

    Enfim, em Morro de São Paulo é impossível não se sentir melhor e repensar os nossos valores. Percebi ali que é preciso de muito pouco para se estar feliz, realizado. Apreciar a natureza com toda sua riqueza, conhecer as diferentes “tribos” que só ali vivem e desfrutar de um pouco de tudo que aquele paraíso oferece nos torna pessoas melhores. Conhecer Morro de São Paulo deveria ser roteiro obrigatório na vida de todo ser humano...


    De: Fernanda Sena de Carvalho
    07 Jul 2011

    Morro de Sao PauloEu, meu marido e meus filhos, um menino de 11 anos e uma bebê de 1 ano e meio, fomos para o Morro no final de junho e início de julho. Eu já havia ido antes, mas meu marido foi a 1ª vez. Eu sempre falava para ele de Morro de Saõ Paulo, e ele meio que ficava “malhando da minha cara”, dizendo que não existe só Morro de São Paulo de praia bonita. Daí quando ele foi, ele reconheceu, que aquilo sim é que é praia. Tranquilidade e beleza natural, não se encontram em qualquer praia. Só Morro de Saõ Paulo tem essa magia.

    Ficamos hospedados na Pousada Catavento, que é simplesmente divina. Com uma piscina maravilhosa em frente para o mar. As pessoas da Pousada são pessoas super atenciosas, tratam você como um rei e rainha. Um super beijo para a Suelia, Niel e Boa. Daí dá para ir andando para a Barraca das Piscinas, que é a melhor de Morro de São Paulo. Lá na frente formam as piscinas naturais, que vc pode mergulhar (alugar o material de mergulho com o Deca, sabe tudo sobre o oceano). Os peixinhos vem comer na sua mão, com aquela água cristalina e quente, as crianças adoram. Minha filha de 1 ano e meio, ficava louca com os peixinhos, ela não queria sair da água por nada.

    No princípio estava preocupada em como seria a adaptação da minha filha na praia, os cuidados que se deve ter com um bebê na praia, são muitos. Mas Morro de Saõ Paulo é o local adequado para levar bebês. Eles amam ficar naquelas piscinas naturais. Tem também os micos, que ficam pulando de coqueiro em coqueiro, e que vem comer na sua mão.

    Daí quando fomos fazer o passeio por Gamboa, os golfinhos ficaram pulando ao lado do nosso barco. Genteee.... Isso que é vida. Já falei para meu marido que quando me aposentar vou morrar no Morro.
    Não vejo a hora de poder voltar.

    Um abraço,
    Fernanda, Flávio, Felipe e Sara


    De: Carolina Mara
    06 Jul 2011

    Prezados Colegas,

    Vou contar a vocês um fato muito desagradável que ocorreu comigo em abril de 2011. Meu objetivo ao relatar o ocorrido é que vocês (empresas sérias e que tenho certeza absoluta prezam muito pelo turista e estão acima de tudo interessados em mantê-los satisfeitos) não indiquem aos hospedes de vocês empresas que não dão ao cliente o devido respeito e agem de má fé ao vender os seus produtos. A empresa a qual estou me referindo é a Cassi Turismo. Empresa esta que realiza o transporte de Salvador a Morro de São Paulo e vice-versa, além de realizar passeios na ilha de Morro de São Paulo.

    Na segunda-feira (18/04/2011), após 07 (sete) dias maravilhosos de férias na paradisíaca ilha de Morro de São Paulo, fomos até a empresa CASSI TURISMO (que até então era uma empresa de reputação idônea na ilha) em busca de um retorno para Salvador, pois nosso vôo com destino a Confins / Belo Horizonte sairia da capital baiana às 15h47min. Como queríamos um retorno terrestre (quem já foi a Morro sabe da existência do famoso, porém torturante Catamarã), a CASSI TURISMO nos ofereceu um transporte saindo de Morro às 11h30min. Eles possuíam três horários de saída via terrestre às 06h30min, 09h30min e 11h30min. Questionei se não seria melhor o de 09h30min uma vez que chegaríamos com mais tranqüilidade, em termo de horário, no aeroporto. Os funcionários da empresa nos afirmaram que o transporte de 11h30min daria tempo suficiente para estar no aeroporto de Salvador às 14h30min, ou seja, segundo eles gastaríamos no máximo 03 horas e dentro deste horário já estava computado tempo de segurança caso ocorresse algum imprevisto. Além do mais, o tempo que consta nos informativos de propaganda da empresa é de 02h55min. Alegaram também que o horário de 09h30min já estava lotado (Será que não foi por isso que nos empurraram o horário de 11h30min??? Não seria uma negligência ou até uma imprudência???). Será que pensam somente em levar vantagem ou no quanto vão lucrar? Pois se vendessem o horário das 09h30min teriam que acrescentar outro veículo que levaria somente dois passageiros, não teria sido tão lucrativo, não é?

    A Srta. Net (funcionária da empresa que nos atendeu e vendeu as passagens), ainda na nossa presença, fez uma ligação para uma pessoa que ela disse ser o proprietário da empresa para assegurar o transporte em três horas. Segundo ela, em outra ocasião o responsável pela empresa, já pagou passagem aérea para usuários que perderam o vôo por atrasos ocasionados pelo transporte até o aeroporto. Como era nossa primeira vez na ilha e não conhecíamos o trajeto, fomos convencidos de que era o melhor que tínhamos a fazer. Engano nosso!

    Às 11h00min (horário combinado pela empresa) estávamos no porto, assim como outro casal que iria junto a nós. Só que tivemos que esperar até às 11h30min para sair, pois segundo o Sr. Isac (suposto gerente ou responsável pela empresa na ilha) havia uma 5ª pessoa que ainda não havia chegado. O que o tão inteirado gerente não sabia, era que esta pessoa havia cancelado o retorno para Salvador e esperamos até às 11h35min em vão. Antes de nos embarcar, o Sr. Isac permitiu que uma lancha e um catamarã encostassem para buscar passageiros, sendo que a lancha que iria nos levar estava a mais tempo aguardando. Ainda carregadores de mala gritaram “deixa o chefe saber que você (Isac) está dando preferência para a concorrência” se referindo a permissão que ele havia dado. Em fim, nós embarcarmos às 11h43min e o atraso começou aí. Vendo a minha expressão de preocupação, o suposto gerente tentou me tranqüilizar afirmando que às 14h00min estaríamos no Aeroporto de Salvador.

    A lancha gastou 22 minutos para chegar até Valença, onde o Fiat Doblô estava nos aguardando. Ou seja, as 12h05min estávamos entrando no veículo. O motorista, cujo nome não me recordo, disse ao entrarmos no carro que gastaríamos 3 horas a 3 horas e 15 minutos para chegarmos até o aeroporto. Nesse momento começou meu martírio e a viagem foi um estresse (situação que poderia ser evitada se não fosse a imprudência da empresa), pois estávamos correndo contra o tempo. Segundo a previsão do motorista chegaríamos ao aeroporto às 15h00min, no máximo, às 15h15min. Ficaria corrido? Muito. Mas dava tempo de embarcar. Esperança é a última que morre!

    Explicamos a nossa situação ao motorista e pedimos a ele para fazer o melhor que pudesse para chegarmos a tempo no aeroporto. O que acreditamos que não ocorreu, pois a média da velocidade era de 80 km/hora, além de fazer paradas para abastecer e trocar de motorista. O pior aconteceu!!! Perdemos o vôo! Chegamos ao aeroporto às 15h40min. O vôo saia às 15h47min e não nos deixaram embarcar. Conversamos na Webjet e insistimos, mas foi em vão. E o pior, eles não tinham mais passagem para esse dia. Apenas para o dia seguinte.

    Ligamos insistentemente para a Cassi Turismo, em busca de uma solução para o problema; afinal, segundo seus funcionários, isso já havia ocorrido antes e foi solucionado da forma mais justa; mas quando relatamos o ocorrido, eles simplesmente se eximiram, desligando o telefone na nossa cara e não nos atendendo mais. Fomos até outra empresa aérea e conseguimos comprar as passagens para o mesmo dia às 21h30min. Tivemos que desembolsar 300 reais. Ainda demos sorte porque como o dia seguinte era véspera de feriado, o preço das passagens estava em torno de mil reais.

    Chegando a Belo Horizonte, tornamos a ligar e conseguimos falar com o Sr. Isac (aquele mesmo que havia falando que as 14h00min estaríamos no aeroporto) e a única coisa que ele nos falou é “Perdeu. Já era. A Cassi Turismo permanece”. Em seguida, desligou o telefone na nossa cara e não nos atendeu nunca mais.

    Prezados Colegas, gostaria de ressaltar a minha admiração pela ilha e ao mesmo tempo a minha insatisfação, indignação e a minha decepção com este serviço prestado. Vale a pena conhecer Morro de São Paulo, mas nunca utilizem o serviço dessa empresa.

    Carolina Gomes


    De: Priscila Betarelli Franco
    04 Mar 2011

    Olá,

    Eu e meu marido estivemos em Morro no período de 12/02 a 19/02, comemorando 3 anos de casamento.
    Não poderia deixar de registrar o quanto aquele lugar é incrível.
    Ficamos hospedados na Pousada BAHIA BELLA, lugar acolhedor, pessoas simpáticas, café da manhã maravilhoso, muita tranqüilidade (mesmo localizada na 2ª praia que é a praia do agito).

    Morro de SP é literalmente o Morro da Saudade.

    Saudade de chegar cedinho na praia, saudade de ver os peixinhos quando a maré está baixa, saudades das piscinas naturais que se formam na 4ª praia, saudades de não ter com o que se preocupar...
    A vista do farol e da tirolesa é espetacular.

    Conhecemos uma baiana simpaticíssima, chama-se LEDA, ela passa na praia vendendo brincos, pulseiras... pensem numa pessoa amorosa, receptiva, com uma alegria inexplicável... é a Leda, vale a pena conhecê-la.

    Dicas de lugares para jantar: Pousada do Farol (nhoque gratinado) / Ponto de Encontro / Pousada Villa das Pedras (salada Copacabana).
    Não deixem de tomar o sorvete de CAJA, uma delícia.

    Morro de São Paulo... lindas praias, pessoas acolhedoras e comida muito boa.
    Voltaremos um dia...

    Priscila e Daniel
    São Paulo/SP


    De: Sandro Pires
    05 Fev 2011

    Passamos uma semana maravilhosa em Morro de São Paulo, metade na Pousada Mato Verde, com um atendimento muito acolhedor dos seus funcionários, e um ambiente maravilho e a outra metade na pousada Catavento com sua posição privilegiada e seus ambientes maravilhosamente decorados. Um ponto que vale ressaltar foi a qualidade da comida do restaurante Alecrim, que não é um dos mais caros de Morro, mas com certeza, a qualidade da comida pode ter igual, porém não superior. O único ponto negativo da viagem foi o roubo que sofremos com A CIA DO MERGULHO, onde pagamos os mergulhos e pagamos R$50,00 para termos direito a um CD com fotos do mergulho que nunca foram entregues. Se fizeram de muito atarefados, e assim foram postergando a entrega do CD até o momento em que fomos embora, aí disseram que enviariam pelo Correio, fato esse que nunca aconteceu. Realmente a CIA DO MERGULHO foi o ponto destoante dessa viagem maravilhosa. Aconselho às pessoas que desejem mergulhar em Morro a procurarem óutros prestadores desse serviço lá mesmo em Morro.

    Sandro Pires


    De: Daniel da Silva Costa
    04 Fev 2011

    Fotos de Morro de Sao PauloFui a Morro de São Paulo, BA, com minha namorada em janeiro/2011, onde ficamos 7 dias hospedados na Vista Bela Pousada, localizada entre a 1a Praia e a Vila. Execelente pousada! Possui um delícioso café da manhã, funcionários bem receptivos e atenciosos e ótima infra-estrutura.
    Ao chegar no porto, fomos recepcionados pelo José Alves, o "Táxi" que carregou nossas malas até a pousada. Excelente pessoa, nos deu ótimas dicas!!!Fotos de Morro de Sao Paulo
    Confesso que ficamos encantado com o lugar! Morro possui lindas belezas naturais, vários passeios, uma cultura cheia de novidades e muito estrangeiro.
    As noites então, são uma delícia, uma vila, cheia de restaurantes com muitos barzinhos, a maioria com música ao vivo, e de boa qualidade. É um lugar diferente de qualquer outro, não existe aquela muvuca de gente que você encontra em outras praias.Fotos de Morro de Sao Paulo
    Próximo dali existe a 2a Praia, uma delícia para se curtir as noites, todas Segundas e Quintas, rola o chamado LUAL NA PRAIA. As barracas de Caipifrutas são montadas no meio da areia formando um quadrado onde rola muito som, e muita dança.
    Um coisa que nos DEIXOU A DESEJAR, foram os atendimentos em geral, principalmente em alguns dos restaurantes. E falando em restaurantes impossível não lembrar das MOSCAS. É só sentar para comer alguma coisa que elas aparecem, pode ser em um restaurante, ou até mesmo na areia da praia, em qualquer lugar elas marcam presença.Fotos de Morro de Sao Paulo
    Se você for a Morro, não deixem de conhecer a TOCA DO MORCEGO!!! Que lugarzinho gostoso, excelente para se ver o PÔR-DO-SOL! Lugar com música ao vivo, ambiente bem confortável e decorado.
    Se preferir algo alternativo, todas as quartas rola o TEATRO DO MORRO. O acesso até lá somam alguns minutos de caminhadas e algumas escadas. Lá rola DJ`s, bandas, bebidas, possui também um espaço alternativo com comida, fogueira e música, onde tem até uma mesa de pebolim. (:Fotos de Morro de Sao Paulo
    Sobre os passeios, vale a pena fazer. Durante nossa estadia, fizemos mergulho, passeio volta a ilha e também o passeio a Gamboa. Se quiserem conferir mais detalhes dos passeios fizemos várias postagem em nosso Blog com detalhes de cada um. Para acessar entre em http://derepente1000coisas.blogspot.com/
    Espero que as dicas aqui e do Blog sejam úteis para aproveitarem o máximo da ilha.

    Grande abraço,

    Daniel e Guadalupe
    Campo Grande - MS

    Saudades de Morro de São Paulo...


    De: Luiz Sylvio
    17 Jan 2011

    Morro de São Paulo
    Estive em Morro de 10 a 14 de janeiro/2011 com um grupo de 5 pessoas. Em Salvador, compramos a passagem do catamarã, que custou 75 reais p/pessoa. É bom chegar aprox. 30 min antes do embarque no catamarã para entrar logo e conseguir bons lugares (na frente enjoa mais do que atrás). Ao chegar em Morro, tivemos que pagar a taxa de turismo de 10 reais e seguimos para nossa pousada (pousada Gaúcho, uma pousada que nos últimos andares tem vista mar, com ótimo atendimento da Joyce, mas com um café-da-manhã fraco) na vila, ao lado do Alecrim, que é mto bom, com comida saborosa e barata (melhor peixe que comemos na ilha). À noite, comemos um rodízio de pizza na pizzaria da Mercedes, que foi bom (20 reais). No dia seguinte, fizemos o passeio de volta à ilha com Boipeba e Cairú, que é imperdível e indescritível. Fizemos pela PuroPrazer e fomos na lancha de 12 pessoas do Eduardo. À noite comemos no La Tabla, restaurante argentino na vila, foi bom e barato (nas promocoes). No outro dia choveu,mas ficamos na 4a praia(a melhor da ilha) e comemos no tia dadai( que,por sinal,é horrivel).No dia seguinte comemos crepe no Oh-la-la(frances,na vila), mto bom e barato, e à noite comemos no Bianco e Nero, melhor comida da viagem, e não é mto caro(um suco é 2,50 reais). Como o farol está fechado, fomos apenas oa mirante do por do sol e o da tirolesa,que tem uma vista linda das praias.

    Luiz Sylvio,
    Rio de Janeiro.


    2 0 1 0


    De: Mônica Beatriz Cavalari (Quimisa S/A - Sapucaia do Sul RS)
    08 Nov 2010

    Morro de Saudade!

    Visitei Morro de São Paulo pela primeira vez com meu marido no mês passado. Como o objetivo era uma segunda lua de mel, estávamos procurando um lugar bem romântico... e acertamos em cheio!

    É um lugar perfeito para quem gosta de belezas naturais, tranquilidade e sossego. Embora a notie seja agitada com opções de festas, durante o dia várias praias tinham poucas pessoas, bem diferente do tumulto das praias mais agitadas que costumo ir. Talvez porque fomos em baixa temporada, mas mesmo assim é uma sensação diferente...

    A ida foi tranquila, o catamarã demorou umas 2 horas e meia para chegar na ilha (pegamos a primeira embarcação da manhã). Dentro do catamarã eles já cobram a taxa de turismo de R$ 10,00 por pessoa que tem que ser apresentada na entrada do morro.
    Não precisamos pegar os "taxis" porque o nosso hotel era o primeiro da vila (Hotel Portaló, o máximo!!!), logo na subida da rampa. Atenção: informe-se bem onde fica seu hotel, pois talvez vc nem precise desse serviço. Uma hóspede que ficou no mesmo hotel que a gente pagou R$ 20,00 para um homem carregar as malas dela por 10 ou 15 metros! Mas se seu hotel fica longe, vale a pena, pois todas as ruas são de areia.

    No primeiro dia conhecemos a primeira e a segunda praia com uma caminhada que durou aproximadamente uma hora. A primeira praia é muito pequena e não tem quase estrutura como bares, restaurantes, etc. A segunda praia é bem mais estruturada e gostosa de ficar. A água é transparente, linda! Não dá vontade de sair do mar....
    No segundo dia resolvemos ur para Gamboa, também caminhando. Dessa vez a caminhada foi mais longa, umas 2 horas e meia caminhando a beira mar. Fomos cedinho e a paisagem estava de tirar o fôlego pois a maré estava baixa e dava para ir distante no mar com água pelas canelas. Além da praia, conhecemos também a vila dos pescadores, que é bem pitoresca. Mas muitas pessoas, inclusive os próprios moradores da vila, nos alertaram quanto assaltos porque o caminho é realmente bem deserto. Resolvemos então voltar, mas de barco, porque já era de tarde e a maré estava alta. Um pescador nos cobrou R$ 3,00 por pessoa.
    Em uma das noites fomos à Toca do Morcego (R$ 6 por pessoa), que fica na Vila, na parte de cima do morro em direção ao farol. Foi a melhor noite! Música ao vivo (voz e violão), almofadas e pufs no chão, cervejinha bem gelada e o melgor de tudo a vista para o mar a noite.... perfeito! Começa a partir das 17hs e vai até as 23:30 se não me engano.

    O único passeio que fizemos foi a volta completa na ilha, vale a pena! Todas as agências cobram R$ 60 por pessoa. Nesse passeio conhecemos a 3a e a 4a praia, além de comer ostras (só meu marido comeu crua, eu não tive coragem) e conhecer a cidade de Cairu. Nessa cidade visitamos o mosteiro que está em reformas, é interessante para quem gosta de ver monumentos e conhecer a história, pois a visitação é com guia. A entrada custa R$ 6,00 por pessoa.

    Somente o que me desagradou um pouco em morro foi o "centro" da vila, pois encontramos vários entulhos de construção, reforma. Deixou menos bonito. Tudo bem que eles estão reformando para melhorar, mas poderiam ter um pouco mais de cuidado pois estava muito sujo e com aspecto feio.
    Tive um problema na volta pois pegamos o catamarã a tarde a maré estava bem alta, o mar revolto. Passei mal duas vezes, assim como várias pessoas também. Achei que não ia passar mal, pois na ida e no passeio de barco não senti nada. Mas se soubesse como era terrível aquele balanço todo, teria tomado um Dramim com certeza!

    Recomendo Morro de São Paulo à todos os amantes do mar, da praia, de passeios naturebas!
    - Mônica Beatriz Cavalari


    De: Romulo Mussel
    08 Nov 2010

    Adorei Morro

    Fui com minha namorada para Morro de São Paulo em novembro de2010, ficamos do dia 01 até o dia 07.
    Fomos e voltamos pelo caminho do catamarã, não é tão duro assim, a volta é um pouco pior, na verdade o pior mesmo é a vontade de chegar, pois duas horas de barco é dureza. Chegando emMorro sua vida muda, não se preocupe com roupas, sapatos, carros, etc... Aliás,não leve nada, nem roupa, apenas as de banho bastam. Fiquei em uma pousada na vila chamada estrelas do morro, muito bonitinha e o dono Sr. Roberto supergente boa, além disso lhe dará ótimas dicas, fora o preço que era de R$ 60,00 eainda me fez um dia a R$ 50,00. A pousada não é de tanto luxo, até pelo preço,mas na minha opinião é uma boa economia, pois lá você terá muito lugar para gastar seu dinheiro, tem a Tirolesa e os passeios que merecem ser feitos.
    O povo é super hospitaleiro e muito gente boa, fiz um passeio com um guia muito engraçado chamado Lázaro que pode ser identificado pelo número 40, acreditem,vale a pena o passeio com ele.
    O restaurante que mais gostei foi o Tia Dadai, não só pelo preço, mas pelo atendimento, mas existem diversas opções e a Lagosta do passeio de Boipeba é demais. Espero que gostem de Morro, pois nós simplesmenteadoramos e pretendemos voltar um dia!!!


    De: Keothne Delvalle dos Santos Ferraz
    05 Nov 2010
    FESTIVAL PRIMAVERA!!!!

    Estivemos em morro de são paulo no feriado de 07/09/2010...
    Adoramos o lugar e assim como pegamos muitas dicas aki, vale a pena deixar as nossas tbm!!!!
    Primeiramente duas regras básicas:
    Assim que chegarem no porto contratem um carregador, não se iludam e pensem que são só uns minutinhos e conseguimos carregar!!! Kkkkk vcs irão dar de cara com duas ladeiras imensas e não conseguirão subir com as malas...
    Eles cobram 10,00 por bagagem, mais em uma negociação vc consegue uma forma boa para as duas partes!!!
    Morro de Sao Paulo Não se desesperem se eles sumirem, as bagagens chegarão na sua pousada antes de vc chegar....
    Apenas lembre de guardar o nome de quem vc contratou.... todos tem uniforme e cada um com seu nome...
    segunda dica, façam o passeio de BOIPEBA e apreciem a lagosta do Sr Guido em Cueira, isso fecha o passeio!!!
    Por do sol no deck do farol e na toca do morcego é lindo!!!!
    A tiroleza é um barato... Vale a pena ir!!!
    O camarão e a lagosta do Restaurante ILHA ao lado do FUNNY, é maravilhoso e muito barato”...
    Na vila existe um restaurante chamado Restaurante Bianco & Nero, é a melhor comida da região...
    Outra dica, utilizei a Agência Rota Tropical e fui muito bem atendido!!!
    Ahh não poderia esquecer de dizer que fiquei hospedado no hotel LE TERRACE (2° PRAIA) – QUASE CHEGANDO NA 3° PRAIA...
    Todos os qto são de frente para o mar!!! “FRENTE MESMO” LINDO, ACONCHEGANTE E MUITO CONFORTÁVEL ( top 5 estrelas)!!!!

    MAS NA PRÓXIMA. FICAREI NO CENTRO....

    Bom vou terminar dizendo que voltarei e dessa vez com muito mais tempo!!!!
    5 dias não deram para nada....!!!!

    Se existe o paraíso ele se chama morro de são paulo!!!!!


    De: Micaela Mussi
    03 Nov 2010

    Morro es un paraiso!!!!!!!!!!!!!

    Hola a todos, estuvimos en Morro el mes pasado y la verdad que quedamos enamoradas del lugar, la gente, las fiestas, las playas,de todo. Fuimos 3 amigas pensando en pasar 3 dias para después conocer otros lugares y al final nos quedamos 11 dias. Llegamos desde Salvador en un Catamaran que nos habían dicho que se movia, pero la verdad que fue un placer. Despues de poco mas de 2 horas llegamos a ese paraíso.

    Teniamos reservada una posada que habíamos visto por internet y la verdad que nos sorprendimos porque era mucho mas linda en vivo (generalmente las web engañan) Son habitaciones en medio de un jardín increíble, decoradas con muy buen gusto y con una paz soñada. El dueño es un chico argentino, Jose, que todo el tiempo se preocupa porque no te falte nada. El desayuno se toma abajo, en el restaurante, y además de estar muy bueno te encontras con gente de todo el mundo, españoles, ingleses, brasileños, alemanes. Altamente recomendable, Pousada Aquarela!!!!!!!!!! Encima las tarifas son baratas comparadas con otras posadas que conocimos.
    Cerca de la posada hay una playita que es de película, solo hay un bar que es alucinante, es de unos italianos y el ambiente no se puede creer. Parece un anexo de la posada. Por ese playa se va a Gamboa que también es lindísima. A veces la marea no te deja volver y tenes que tomar un barquito que tarda 10 minutos. Las fiestas son a veces en la playa y otras veces cerca del centro, pero se puede ir caminando a todos lados, todo es cerca. El centro, La Vila, como le dicen, es de cuentos. Hay una feria de artesanos todas las noches y esta llena de restaurantes muy buenos (Bianco e Nero muy recomendable) La playa 2 es la playa donde va todo el mundo, es muy linda pero hay mucha gente. Para ir a una playa tranquila hay que irse hasta la playa 4 o a las de Porto de Cima que son las que están del otr o lado.

    Ya estamos pensando en volver, y esperemos que sea pronto. Un saludo a Jose de Aquarela, a Corazon, un rasta muy simpatico y a toda la gente que tuvimos la suerte de conocer
    Nos vemos pronto


    De: Lorena da Silva Neri
    12 Set 2010

    Registrando a passagem de três cariocas que ficaram encantadas pela ilha...

    Eu e duas amigas estivemos em Morro de São Paulo por quatro dias, na segunda semana de agosto. As referências que tínhamos sobre o lugar eram as melhores. Quando chegamos ao "paraíso", tudo de bom que havíamos lido ou ouvido foi confirmado. Só temos boas lembranças, todos os momentos foram muito bem vividos...
    Os nativos são o povo mais receptivo que já conheci, eles tem prazer e satisfação em te receber. O nosso astral, sempre muito elevado, nos deixou conhecidas como "as cariocas". Pronto, caminhando pelas ruas, éramos cumprimentadas à todo momento.
    Sensacional caminhar com areia da praia, de chinelos havaianas, o tempo todo. Como esquecer a tranquilidade, simplicidade, receptividade e beleza ímpar de Morro de São Paulo... Sem deixar de registrar as festas, a Toca do Morcego, onde fomos tão bem recepcionadas e nos divertimos tanto...
    Só sei dizer que pretendo voltar o quanto antes, indico também para todos os meus amigos. Estou planejando o retorno para o reveillón, esquero que role! Impossível não voltar, Morro de saudades!!!

    Lorena Neri


    De: alba maria tosto suerdieck
    09 Set 2010

    festival primavera

    Parabens Morro de São Paulo, Prefeitura de Cairu e todos que participaram do belissimo festival de primavera 2010 .
    Eventos como esse deveriam fazer parte do calendario anual do Morro. Excelentes atrações musicais, valorização da cultura do municipio, com a apresentação de grupos folcloricos , linda decoração, elaborada por artesãos local e com utilização material reciclado .
    Veraneio no Morro a bastante tempo e pela primeira vez assisto a um evento a altura da beleza natural do Morro.
    Mais uma vez PARABENS !!!
    Alba Tosto


    De: Jacir J. Venturi
    17 Ago 2010

    O MORRO É DE SÃO PAULO,E EU MORRO É DE SAUDADES
    Jacir J. Venturi

    Em comemoração aos 35 anos de casamento, minha mulher pediu Morro de São Paulo, ao sul de Salvador. A cada ano , ela sugere uma viagem. Concordo, revitaliza a convivência.

    De carro são 139 km – via Itaparica e Valença – ou duas horas de catamarã. A nossa escolha foi alugar um Palio Weekend na capital baiana, pois seguiríamos viagem a Itacaré, Península de Maraú, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, etc., enfim, foram 1 600 km de asfalto e 180 km de estrada de terra.
    Chegamos a Morro de São Paulo de lancha e após o píer, subida íngreme. As malas foram de “táxi”. Como o automóvel é proibido na ilha, os “táxis” são carrinhos de construção, com concha de plástico para não enferrujar por causa da maresia e empurrados por lépidos nativos.

    A bem da verdade estamos no único município brasileiro formado por um arquipélago, com 14 700 moradores. São 26 ilhas, sendo apenas três habitadas: Cairu, sede da prefeitura e que segundo os guias locais foi fundada em 1 501 por erráticos portugueses. Vale a visita ao Convento de Santo Antônio,em estilo barroco,construído pelos jesuítas no séc. XXVII. As outras duas ilhas habitadas são Boipeba e Tinharé, nesta o vilarejo do Morro de São Paulo. Tinharé foi fundada em 1 531 por Martin Afonso e sempre fez parte da cobiça de holandeses, franceses e piratas, por sua posição estratégica. Temperatura agradabilíssima em julho, em média 26ºC, ante os 31ºC de janeiro. O índice pluviométrico é maior no inverno, porém chove pouco.
    No meses de junho a agosto, Morro de São Paulo contrasta com a polifonia das línguas estrangeiras, “muvuca”, luaus e baladas do verão. Prevalece a serenidade, o enlevo e a cortesia dos serviços das pousadas, restaurantes e passeios, com redução de 30% a 50% nos preços. A sinergia é total com este habitat e sua gente. Nota-se um profícuo convênio entre a prefeitura e o SESC, na capacitação dos jovens na arte de bem informar e atender os turistas. Foi o que encontramos de melhor preparo, depois de percorrer de carro 1 800 km pelo interior e litoral sul baianos. É angustiante constatar in loco a baixa escolaridade das crianças e adolescentes.
    No final da tarde, perto da vila, recomenda-se o pôr do sol no Farol do Morro (construído em 1 835), junto às ruínas de um presídio de 1 630. Às deslumbrantes belezas naturais, antagoniza-se um fenômeno que já havia observado de longe, ainda na lancha: o desmoronamento de várias encostas, que formam imensas cicatrizes em meio à mata verde.
    Após uma noite chuvosa, uma manhã de bom sol. O mais aprazível estava por vir: um passeio de barco a Boipeba, Cairu e que circunavega a ilha de Tinharé. As retinas jovens ou já cansadas se encantam pelo azul-turquesa das águas mornas e pelos coqueiros, dendezeiros, piaçabas, bromélias, orquídeas do campo, junto às praias de Moreré, Cueira e Tassimirim. Desérticas e idílicas e onde se degusta a melhor “moqueca de lagosta do mundo”, lagostas pescadas com singularidade pelo “Seu” Guido e preparadas no fogão à lenha, nas areias da orla e servida à sombra dos chapéus-de-sol. Solitariamente “Seu” Guido faz a pesca noturna tendo por guia um lampião e como instrumento apenas uma vara de 3 m com um polvo amarrado na ponta. Mas este é assunto para o próximo texto:Boipeba,um paraíso perto do inferno(no site – www.geometriaanalica.com.br, em artigos)
    Enfim, a dois, convivendo intensamente com a natureza e a população local, com sua empatia, é “só alegria, você está na Bahia”. E no início da viagem, quando minha mulher argumentou – mais uma lua de mel – fiz chiste: agora não é quando eu quero, mas quando ele quer!

    Jacir J. Venturi é engenheiro, professor e autor de três livros:
    Da Filosofia Clássica à Popular (1.ª ed.); Cônicas e Quádricas (5.ª ed.);
    Álgebra Vetorial e Geometria Analítica (9.ª ed.).


    De: Jacir J. Venturi
    17 Ago 2010

    BOIPEBA, UM PARAÍSO PERTO DO INFERNO
    Jacir J. Venturi

    Partimos de barco de Morro de São Paulo e o mais aprazível de uma viagem de 1 800 km estava por vir: deslumbrar-se com a Ilha de Boipeba, após boas caminhadas, já que o automóvel é proibido. Boipeba, na etimologia tupi significa “cobra chata”, em referência às tartarugas marinhas, que abundantemente desovavam em seus 20 km de praias. Após 50 min, a primeira parada foi nas piscinas naturais de Moreré, envoltas por corais e convidativas à prática do snorkeling, naquele maravilhoso universo subaquático. Alguns minutos após o reembarque o nativo timoneiro aponta o dedo em direção à orla:
    – Aqui estão as praias mais bonitas do Brasil e o “seu” Guido prepara a melhor moqueca de lagosta do mundo!
    Pelo conjunto da obra, todos esses superlativos são merecedores. São três praias semidesérticas, idílicas e rústicas, que percorremos a pé: Cueira, Tassimirim e Moreré, na agradável companhia de dois casais jovens paulistanos. Quanto ao “seu” Guido, o ritual de pesca e cozimento é sui generis: à noite, lampião numa das mãos e na outra uma vara de uns 3 m com um polvo morto amarrado na ponta, “seu” Guido adentra nas águas do mar, tendo as estrelas como testemunha. Empurra a vara em direção à praia e como há abundância de lagostas, estas fogem em disparada para o razo, ante o temível polvo. Visíveis à luz do lampião captura uma a uma, as lagostas. A linda moça pergunta:
    – Por que o polvo morto e não vivo “seu” Guido?
    – Com as ventosas, ele gruda nas pedras!
    Nas areias da orla, “seu” Guido prepara a moqueca, em fogão a lenha e servida à sombra dos chapéus-de-sol. Altaneiro, ele enumera um rosário de artistas nacionais e internacionais que ali se fartaram até “lamber os beiços”. Ah! Aquela moqueca sem uma “gelada” não tem como ser a “melhor do mundo”.
    – E agora vamos fazer o “quilo”, – sentenciou um dos paulistanos, referindo-se à digestão.
    Pegamos a trilha cerca de 40 min, em piso de areia ou pedra. No caminho duas visitas: no museu de ossadas do mar, do “seu” Cabeludo, divertido contador de histórias e no outeiro da Igreja do Divino Espírito Santo, do séc. XXVII. Após esse suave trekking, chegamos ao Rio do Inferno, onde nos aguardava a lancha.
    O Rio do Inferno – que a bem da verdade é um braço de mar – recebeu essa designação pelos traiçoeiros bancos de areia na maré baixa, onde encalhavam as embarcações e algumas delas foram alvos de ataques dos tupinambás. Filosofei dualisticamente:
    – Neste pedaço de paraíso, o invejoso diabo tinha que deixar a sua marca. Mas pelo enlevo, sinergia e belezas naturais, se houve uma disputa entre o bem e o mal, o bem deu de goleada!
    O retorno a Morro de São Paulo por esse rio, nada lembra os infortúnios dos colonizadores, até porque a lancha é leve e veloz e os indígenas foram desaparecendo à saga dos conquistadores da América, onde prevalecia o cruel bordão: “índio bom é índio morto.” Nas margens, restingas e extensos manguezais. Próxima parada: Posto das Ostras, um restaurante flutuante que as cultiva. Puxam as gaiolas e abrem os moluscos fresquinhos que servidos com caipirinha compõem o néctar dos deuses.
    Os guias e os nativos contam muitas lendas. E quando as versões contrariam os fatos históricos, pior para os fatos. Enfim, é divertido ouvir estórias da toca da onça, navios naufragados, embates entre os índios e os brancos, sendo que estes aqui se estabeleceram juntamente com os jesuítas a partir de 1 563. Também são convincentes ao apontar a mansão, aeroporto e fazendas de um italiano que seria o dono de um terço da ilha.
    Boipeba foi o climax de uma viagem, num carro alugado, de 1 600 km de asfalto, 200 km de estradas de terra e 11 h de ferry-boats, catamarãs e barcos. Minha mulher e eu comemoramos 35 anos de casados e em 9 dias abrimos mão do conforto e freneticamente priorizamos as belezas naturais da Costa do Dendê, do Cacau e do Descobrimento.
    Um roteiro recomendadíssimo para os meses de junho a agosto – baixa estação com as aventuras da alternância de chuva e sol. Compensa a temperatura média de 26ºC e preços módicos. Do percurso fizeram parte: Salvador, Itaparica, Valença, Morro de São Paulo, Boipeba, Península do Maraú (apesar das estradas lamacentas, vale pelas encantadoras praias e piscinas formadas pelos recifes, especialmente Taipu de Fora, onde Duda Mendonça tem uma mansão hollywoodiana), Itacaré, Tamboquinhas (fizemos rafting no Rio de Contas), Itabuna, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Arraial d’Ajuda, Trancoso, etc.
    Em todo o litoral sul baiano, até os coqueiros se debruçam sobre as areias douradas, amistosamente a saudar os turistas. Com certeza, a vasta biodiversidade, seus ecossistemas, as entrâncias da costa, as praias paradisíacas, a empatia de seus habitantes fazem desta orla uma das mais belas do planeta.
    PS.: Este texto complementa o anterior O Morro é de São Paulo e eu morro é de saudades, que pode ser lido em www.geometriaanalitica.com.br, em artigos.

    Jacir J. Venturi é diretor de escola e professor aposentado da UFPR e PUCPR.


    De: Roberta Amoedo
    17 Jul 2010

    Família do RJ em Morro de São Paulo

    A Família Trololó chegou em Morro de São Paulo dia 13/07/10, fomos 10 adultos e 2 crianças. Passamos 5 dias muito marcantes e divertidos. Pegamos 3 dias de sol manhã/tarde com chuva a noite e nos 2 últimos dias chuva o dia inteiro. Podemos dizer do fundo no nosso coração, é claro que a chuva atrapalha bastante os passeios, mas tenho certeza que ficamos bastante felizes, a ilha é super bonita, diferente da nossa realidade da cidade, não temos ruas com trânsitos e violências. Os taxis são super criativos e super honestos, cobram super barato pelo trabalho que fazem.

    Só se caminham de havaianas e roupas leves, ninguém se produz muito para night da praia.

    Ficamos hospedados na Pousada Bahia Bella, simples, bem localizada, café da manhã bom porém com uma dona pouco simpática, esperávamos uma melhor receptividade. Ao fim do passeio, ficamos muito felizes e com excelentes recordações.

    Um Grande Abraço,
    Família Trololó Rio de Janiero/2010.


    De: Flavia Silva
    17 Jun 2010

    Estive em Morro de São Paulo no final do mês de abril com meu namorado.
    Inicialmente fiquei com receio por ser época de chuvas, mas peguei uma média de 32° todos os dias, e chuva só na madrugada!

    Fui de avião até salvador e já tinha contatado uma empresa que nos levaria até o terminal marítimo para pegar o catamarã ( o traslado aeroporto - cais custou 60,00 ida e volta – 30 por pessoa) + catamarã 75,00.
    Quem costuma passar mal, é melhor evitar! Comigo foi tranquilo, fui comendo batatinha e tomando cerveja, depois de tomar dramim, já meu namorado, passou bem mal! Além dele mais 3 pessoas num total de 50 passaram mal tb, sendo 2 crianças.

    A Pousada escolhida foi a Pérola do Morro, boa localização, limpeza, funcionários gentis, café da manha excelente!
    O Restaurante Tia Dadai realmente é bom, mas não deixe de experimentar o Pimenta Rosa na Quarta Praia, é mais caro, mas vale a pena!
    Restaurante sabor da terra vende Prato Feito bom e barato.
    Existem outros restaurantes mto bons, como o Mediterrâneo na Vila, experimente o Mignon ao molho de gorgonzola, simplesmente fantástico.
    Não fique, de forma alguma, sem provar a caipirinha de mangaba! É a coisa mais fantástica que existe...
    Escolha sempre se hospedar entre a Primeira ou segunda praia e a vila, é próximo de tudo, principalmente das festas que acontecem a noite!
    Se quiser sossego, fique na terceira ou quarta praia ( mas fica bem ruim de visitar a vila e ir nas festas a noite).
    Para ver o por do sol suba até o farol ( mas suba descansado, eu quase desisti) e com a camera na mão, é incrível...
    Faça o passeio de volta a ilha e coma o peixe vermelho em Boipeba ( este foi o auge da viagem).
    O melhor peixe que já comi com a paisagem mais bela que já vi...Simplesmente fantástico! Ainda tivemos um guia, Sr. Paulo, que ao invés de nos guiar até a Praia da Boca da Barra via praia, nos levou pela vila de Boipega onde encontrei minha nova paixão, geladinho de MANGABA!

    Estou agendando meu retorno para minhas férias em janeiro, não vi tudo o que eu gostaria de ver, só falta alguma amiga topar ir, pois o namorado não poderá ir na época das minhas férias.

    Itens obrigatórios = Chinelo, protetor solar ( inclusive labial), chapéu, óculos, roupas leves.
    Não leve= Tênis, sapatos, sandálias, roupas pesadas e/ou formais.
    Só tem areia e tudo se faz a pé, portanto prepare-se para andar ( mas tudo é bem pertinho).
    Por fim, relaxe! O lindo, as pessoas são gentis e vc realmente desacelera!
    Boa viagem!!!!!!

    Flávia Silva
    Consultora | Departamento Tributário
    Martinelli Advocacia Empresarial


    De: Michelle Garcia
    18 Mai 2010

    Olá,

    Amei estar em morro, estive de férias em setembro/09, fiquei apenas 4 dias, porém foram os meus melhores dias de férias... a cidade é mágica, vc sempre livre, leve....é MARAVILHOSOOOOO
    Morro é lindo durante o dia e a noite...é uma td de bom...este ano estarei voltando em setembro novamente, porém com mais 3 amigas....Tenho certeza que elas vão AMAR Morrro.....
    MOrro eu amo!!!

    Beijão para todos de morro..
    Michelle


    De: Juliana Quirino
    30 Abr 2010

    Bom dia!
    Estive, durante a semana passada, em Morro de São Paulo com meu noivo e um casal de amigos. Ficamos, na maior parte dos dias, na segunda praia (Praia da Poça) e adoramos o visual e o tratamento dos comerciantes e vendedores ambulantes. Mas tenho algo a reclamar: há muitos animais abandonados na praia, que fazem suas fezes na areia da praia e geram doenças aos frequentadores. Na minha viagem, meu noivo e minha amiga voltaram para da praia com bicho de pé. Em função disso, alertarei meus demais amigos que forem para Morro de São Paulo sobre as belezas da cidade, mas também sobre os cuidados que devem tomar na areia da praia.

    É preciso que haja uma regulamentação a respeito de animais na praia e, além disso, uma política em relação aos animais que não possuem donos.
    Minha mensagem de alerta se dá no sentido de tornar Morro de São Paulo uma referência cada vez melhor para o turismo, pois ela já tem em seu favor o visual paradisíaco e a simpatia e receptividade dos moradores.

    Obrigada, Juliana.
    Obs: favor confirmar o recebimento desta mensagem.


    De: rosilene nunes pinheiro
    20 Abr 2010

    Vamos lá, nossa vez de deixar registrada nossa estadia em Morro...

    Fomos para lá em lua de mel. Eu e meu esposo nos hospedamos na pousada Bahia Bella. Pontuação para a pousada? Nota 10!
    O tratamento é ótimo, o lugar apresenta boa higiene e conservação e o preço é considerável sem contar que fica na segunda praia onde as opções para um petisco e uma batida são varias!
    Do lugar que ficamos até a Vila, realmente leva aprox. 15 minutos, e o acesso para as outras praias (1ª, 3ª e 4ª) é fácil.
    Os passeios também são muito bons, o lugar é realmente incrível! Todos, sem exceção tratam os turistas muito bem. Para quem quer descansar em contato com a natureza, em baixa temporada é o lugar ideal! Piscinas naturais, muito verde, paredão de argila, os golfinhos, o banco de areia...tudo show!

    Mas... como acontece com a maioria das coisas boas, sempre tem um ponto ruim, e o que fez eu e meu esposo sairmos do grande nível de tranqüilidade foi o transporte pela BIOTUR. Na ida, o catamarã atrasou aprox. 01 hora! Como o tempo não estava muito favorável, tivemos que fazer parte do trajeto via terrestre, ok, porem, a surpresa foi quando a empresa (BIOTUR) enviou 02 microônibus para parte do trajeto e tivemos que dividir o espaço interno com as malas que ficaram no corredor, impedindo qualquer tentativa de passagem (a preocupação foi: E se acontecer algo no caminho? Como todos conseguirão sair do veiculo?Segurança é bom ne?). Enfim, relevamos... mas o pior foi a desfeita que fizeram conosco no dia da volta!

    Nosso vôo estava marcado para as 13:00 da tarde, o catamarã só saía de lá após as 11:00, ou seja, não daria tempo, então, a BIOTUR se prontificou em fazer um transporte a parte e eu e meu esposo teríamos apenas que acertar uma “taxinha” a mais para que pudessem nos pegar as 07:30 da manhã. Ok, lá estávamos, 07:30... nada....07:40....nada....08:00...nada! Enfim, tivemos que negociar com uma outra empresa de transporte para que nos levassem até Salvador. O pior foi termos ligado varias vezes para a BIOTUR e ninguém saber de absolutamente nada!

    Resumindo: Morro é lindo! Lugar maravilhoso cheio de pessoas receptivas!!! Lição aprendida: Antes de fechar com uma determinada empresa de transportes, com certeza pesquisarei outras que já tenham horário fixo e claro, que cumpram o que acordam com o cliente!
    Com certeza não vai ser isso que nos impedirá de voltar a Morro e de indicar tudo de bom que tem lá aos amigos que queiram visitá-lo (A pizza e a Margarita de O BAR, o Peixe Mediterrâneo do SIX, a Isca de Peixe do clube do Balanço, as ótimos restaurantes que ficam em outras ilhas e tivemos acesso nos passeios, a vista do alto do farol, etc., etc.)

    Morro de Saudades... Morro de Amores... Morro de tranqüilidade, este é o Morro de São Paulo!

    Rosi e João


    De: Lindiane Regina
    13 Abr 2010

    olá galera

    Gostaria de falar de morro... morro de são paulo é mágico .. é um lugar cheio de energia .. alto astral.. vc se sente leve, feliz, em paz .. eu sou fã desse lugar maravilhoso .. cada momento é único ... eu sou apaixonda por essa ilha da magia.


    De: simone lobão
    10 Abr 2010

    Algumas decepções em Morro de São Paulo

    O lugar é realmente lindo, praias lindas, boa hospedagem, astral bom; mas o que me decepcionou foi o estado de conservação da ilha. Fiquei na 4ª praia e o percurso para vila era feito de carro, por uma estrada horrível e não era porque a estrada é de terra e havia chovido, esse caminho parece atravessar uma favela; lixo, construções desordenadas, desmatamento, um horror.

    Para onde vai a taxa de conservação que pagamos ao chegar na ilha?
    A sensação que deu foi a de estar sendo enganada.
    Que pena!!!

    Simone Aracaju

    De: Luciana Moral
    07 Abr 2010

    el morro es el lugar indicado para pasar las mejores vacaciones de tu vida no se puede describir en unas lineas la belleza d ese lugar simplemente hay que ir a visitarlo, el conjunto de cosas paisajes, gente, tranquilidad, paz, naturaleza hacen de ese lugar un lugar soñado, magico, estuve en marzo de 2010 fueron las mejores vacaciones de mi vida no veo la hora de regresar, si estas con planes de ir no lo pienses mas,no se van a arrepentir

    luciana


    De: Keila Guimarães
    07 Abr 2010

    Viagem para não esquecer

    O que dizer de Morro de São Paulo?

    Lugar simplesmente inesquecível!!!! Superou todas as minhas expectativas. Não há quem não esqueça dos problemas naquele lugar paradisíaco. Foram 4 dias de sonho. Se você é casado ou está namorando, Morro é um lugar perfeito para os casais. Mas se você está solteiro e quer se divertir, Morro é o lugar. A vila, as praias, os passeios, as comidas, os nativos, as pousadas... tudo é muito bonito e de muito bom gosto.
    Fiquei hospedada na Pousada Solar do Morro e adorei a hospitalidade e a preocupação com os mínimos detalhes que eles têm, a decoração é linda. 
    Adivinhem qual foi o meu pedido ao colocar no braço a fitinha do Senhor do Bomfim? Voltar para Morro de São Paulo, lógico. Que dias felizes!!!


    De: raf raf
    05 Abr 2010

    Notas Morro de Sao Paulo CIAO  A TUTTI, SONO  TANTI  ANNI  CHE   VENGO IN  BRASLE,  E  DA  5  ANNI STO'  ANDANDO  A  SALVADOR BAHIA  PERCHE' OLTRE AD   AVERE  AMICI ITALIANI MI PIACE  COME  STATO  E  PERSONE, FINALMENTE  QUEST'ANNO DOPO  LA  RESSACA   DI CARNAVAL, SONO  ANDATO AL MORRO, PRIERA VEZ.!!!!!!BELLISSIMO MARAVILHIA  !!!!!

    C'ERA '  UN MIO  AMICO CHE DA  SALVADOR  ERA  GIA' LI'  E  HO DECISO  DI ANDARE   PER UN FINE  SETTIMANA, CHEGADA   6  FEIRA   VOLTA SEGUNDA. ALL'ARRIVO LA PRIMA  COSA CHE  MI  HA  COLPITO  SONO I TAXI  CHE  NON  CI SONO , O MEGLIO CI SONO  E  SONO  DELLE  PERSONE  CON LA  CARIOLA, POI PRIMA  DI  ENTRARE   BISOGNA  PAGARE  UN TAXA  DO  TURISTA   10  REAIS, POI SI  ENTRA  IN  QUESTA  FANTASTICA ISOLA, TUTTO   A PIEDI  ,PER  FARBVI  CAPIRE   , C'E'  QUALCHE   CARRO  PER  PORTARE IN GIRO I TURISTI O  DEI  RESORT PIU'  BELLI.COMUNQUE ARRIVO  ARRIVO  ALLA  PRACA  AURELIO LIMA, E  MI  VIENE  INCONTRO IL MIO AMICO  PRATICAMENTE ILCENTRO DEL MORRO, CAMMINANDO  5  MINUTI SI ARRIVA  ALLA PRIMERA  PRAIA, E DOPO  ALLA SEGUNDA  GIRO TRE POUSADA  E SONO TUTTE  PIENE  E  ALLA FINE  VADO  DA  CHEZ  MAX  ALLA TERZA  PRAIA  GESTITA DA ITALIANI CHE  GIA'  CONOSCEVO, HO FATTO UN PACOTE  , E  HO PRESO UN  BUNGALOW BELLISSIMO, ALLA  FINE  PER  FARLA  BREVE  SONO  STATI   4  GIORNI BELLISSIMI   FESTE  SULLA  SPIAGGIA    AL  FUNNY  BOITE,  A  CASA  DEL MIO  AMICO E  IL RITORNO  E' STATO IL PIU' BEL GIORNO.AFFITIAMO UN MOTOSCAFO CON ALTRI 2 ITALIANI E TORNIAMO  A  SALVADOR  VIA  MARE  E POI VIA  RIO PASSANDO  DA  BOIBEPA  BELLISSIMA  GIRNATA  INDIMENTICABILE.  L'ANNO PROSSSIMO  VADO  ANCORA .....

     VALEU   DEMAIS
    BOA  SORTE


    De: Peter e Dione
    04 Abr 2010

    Lugar Abençoado

    Olá nós somos Peter e Dione,
    Estivemos no Morro de São Paulo em março/2010, para comemorar  20 anos de casado, eu sou baiana e o meu marido alemão. Eu já conhecia Morro, já estive neste lugar lindo 10 vezes, mas acreditem todas as vezes que volto ai, a experiência é sempre diferente e única, e sempre fica um gostinho de querer voltar novamente. Temos uma pousada muito familiar  a qual ficamos sempre : Portal do Morro, com Dona Lêda e Wanderlei, casal muito simpáticos, café da manhã excelente,  recomendo a todos que querem conforto e qualidade.
    Os passeios a pé as praias, ou de charrete até a praia do encanto com o simpático guia Luiz e a teimosa mula catarina, rsrsrs, o pôr do sol , o farol, a fonte, (subida um pouco difícil) mas vale a pena, andar até a praia da Gamboa, tomar banho de argila, a vila, as festas.... gente vale a pena conhecer este lugar que Deus desenhou. Moradoeres do Morro!! voces são privilegiados em possuir este lugar, por isso eu clamo para que voces cuidem desta natureza e impessam com todas as suas forças que o turismo não acabe com este pedaço do ceu.

    Um grande abraço e até a próxima,
    Peter e Dione


    De: valeria bilotte
    31 Mar 2010

    LA VERDAD SIN PALABRAS... VOLVI EL VIERNES DEL MORRO Y SE PUEDE DECIR QUE FUERON UNAS DE LAS MEJORES VACACIONES QUE PASE...
    ES UN PARAISO UNA TRANQUILIDAD TOTAL, MUCHA ONDA LA GENTE MUCHA PAZ, MUCHA JODA... TIENE UNA MEZCLA DE TODO LA VERDAD QUE ES UN LUGAR SUPER RECOMENDABLE....
    LA BUENA ONDA DE LOS BRASILEROS ES INCREIBLE SABEN TRATAR AL TURISTA LA VERDAD QUE LOS FELICITO OJALA EL ARGENTINO FUERA IGUAL CON EL TURISMO...
    BUENO GRACIAS POR TODO LO BRINDADO

    SALUDOS
    VALE


    De: Luis Pineyro
    13 Jan 2010

    Estuve en marzo del 2009 con amigas, las mejores vacaciones que tuve. Fue una mezcla de diversion, paz, nauraleza y mas que nada desconexion total. No hay autos, la gente es super amable y buena onda. El que pueda totalmente recomendado, es un paraiso!!!! Florencia


    2 0 0 9


    De: LIZZIE DAHLIN
    28 Nov 2009

    note about Morro

    Hello great people from Morro.

    Im from sweden, and visit Morro last month Iove this place.Is one of
    the best places in the world!
    I am here to say thanks for the local people, very friendly, happy.
    Mainly for the people from the place that we stayd, excelent service
    there, also good rooms, and the breakfeast wow,great, was a best
    choice that we did, booking in advancend the Hotel in Morro de Sao
    Paulo - Ilha da Saudade. (saudade is the most beautiful word that i
    heard in portuguese.guess that dont have any word in english what can
    translate saudade, because is just a feeling for describe about
    Brasil....).
    My thanks too for the people  from Pimenta Rosa restaurant- the best!

    Estoy com muta saudade da Morro. Is a place that ill never forget in my life.

    Hope be back very soon.

    Liz.


    De: Tatiana Esteves Barauna
    15 Set 2009

    Segue meu comentário da minha estada em Morro

    Como consultei este site antes de viajar, quero deixar meu depoimento que talvez ajude a turistas que como eu usem dicas daqui. Fomos a Morro por 8 dias, eu, meu marido, 2 filhos, 3 amigos da Espanha e minha irmã que estava comemorando 1 ano de casada. Então tínhamos a difícil tarefa de conciliar uma hospedagem que agradasse a todos.

    Lendo aqui, minha irmã ficou atraída por um depoimento de um casal que passou a lua de mel na Pousada Ilha da Saudade, mas como Morro de São Paulo tem muitas pousadas, pesquisamos várias. No final acabamos reservando essa Ilha da Saudade por 3 dias, período que minha irmã contratou um pacote que oferecia uma programação romântica com uma boa tarifa. E ficamos de decidir em Morro onde ficar nos demais dias, pelo receio de que a pousada não fosse tão interessante para família, nem para 3 rapazes solteiros.

    Mas a pousada é ótima, ficamos arrependidos de não ter reservado os 8 dias, pois só tinha vaga apenas mais 2 dias, e tb perdemos o desconto que eles oferecem para quem fica mais dias e paga antecipado. Ficamos realmente surpresos de ser melhor de como se vê no site (vai uma dica para os donos:de atualizaram as fotos). A estrutura, a área de lazer, vista, atendimento, tudo perfeito. E a localização é fantástica.Sempre ouvi falar da 4ª praia, mas ficar na 1ª é de longe a melhor opção. Em 20 minutos em uma linda caminhada dá para ir da 1a a 4a praia. Porém a noite, quando o caminho nas praias é mais deserto, tínhamos a vantagem de estar ao lado da vila. E como o hotel tem uma área grande e poucos aptos distribuídos em andares, e também não fica exposta a rua, tínhamos sossego e tranquilidade para dormir.

    Além da vantagem de NÃO PRECISAR DE VEICULOS!...Fizemos amizade com 1 família que estava hospedada na 4ª, mas as pousadas da 4ª praia não estão no inicio dela, então eles dependiam de veículos, ficando também dependente dos horários das saídas deles....E para quem vive no stress do dia a dia de São Paulo, não depender de carro, nem de horários; faz de Morro de São Paulo um lugar ainda mais especial.

    Quanto ao catamaran, na ida fomos em um maior, mas voltamos pelo catamarã do Farol, que faz uma viagem melhor, balançando bem menos.
    De restaurante recomendamos um Sushibar da 2ª praia – acreditem: o cozinheiro é argentino, mas a comida japonesa é muito boa!
    Gostaria de deixar mais uma sugestão: ajudem a conservar esse paraíso. Nós turistas também temos que fazer a nossa parte!

    No mais... Só tenho a agradecer aos baianos (sempre hospitaleiros), especialmente ao pessoal da Ilha da Saudade e aos administradores desse site que é o mais completo do Morro!

    Tatiana Esteves - São Paulo


    De: Cícero Tabosa
    08 Set 2009

    MUITO SATISFEITO

    Senhores, para quem ler essa mensagem gostaria que repassassem e divulgassem o maximo que puder, pois a pessoa de quem irei falar abaixo é muito raro encontrar pessoa com tao grande carater.

    Fui passear de férias em Morro de São Paulo. Eu, minha esposa, minha filha, meu cunhado e minha irma. Ficamos encantado com a beleza local, a tranquilidade e a atencao do povo local. Chegamos dia 28/08 e fiquei ate o dia 31/08. ficamos hospedados num hotel da 4 quarta praia. Nesses dias tirei muitas fotos em diversos locais inclusive no passeio volta a filha que é muito legal. Como estavamos hospedados na quarta praia existe um ponto de apoio vip para os hospedes desses hoteis. Os translados sai para essa praia é nesse local. Por volta das 11:30 da noite nos esquecemos nossa maquina fotografica nesse ponto de apoio nossa maquina tinha no minimo 300 fotos de todos os passeios que fizemos. Para nossa surpresa e alegria um rapaz que é o vigia noturno desse ponto, RAPAZ CHAMADO FUMAÇA encontrou a maquina e quando voltamos ao local ele nos devolveu sem interesse algum, logico que dei um agrado para o rapaz de bom coracao, mas a intençao dele foi tao boa e tao sincera que resolvi registrar esse fato. Alem da beleza que esse lugar proporciona, encontrar nos dias de hoje uma pessoa com esse com carater é fantastico.

    FUMAÇA continue assim .... a sua recompensa maior sera de Deus !!!!

    Cícero Tabosa


    De: Patrícia Soares Marciano Mazocoli
    03 Ago 2009

    Olá,

    Fomos (eu e meu esposo) a MSP em julho, mais precisamente, do dia 13 ao dia 21/07, e foi maravilhoso. O lugar é realmente incrível !
    Nossa viagem começou em Salvador. Ficamos 3 dias, conhecemos o Pelourinho, que é um lugar que tem uma energia muito boa, tem muitos bares, restaurantes, enfim, vale a pena conferir.

    A viagem a MSP começou pelo ferryboat, q sai de Salvador e vai p/ Itaparica, dps pegamos um ônibus até Bom Despacho e descemos no posto da polícia rodoviária. Lá pegamos um táxi e fomos até o atracadouro da Ponta do Curral onde fizemos a travessia até Morro, de lancha rápida, q dura 10 minutos. Confesso que foi um pouco cansativo, mas não optamos em atravessar de catamarã, pois é caro, custa em média 70,00 p/ pessoa e a atravessia demora 3h em mar aberto. Para quem não está acostumado é horrível, pq bate muito.

    Enfim, chegamos ao paraíso. Assim q descemos vieram os "taxistas" ( ou carregadores) nos abordar p/ levar nossas mochilas, pois existe uma subida q não é tão íngreme, mas dá prá subir tranquilo. Uma dica: se possível não vá de malas c/ rodinhas. A melhor opção é o mochilão. Fomos p/ nosso hotel, onde tivemos nossa primeira e única decepção em MSP. Fizemos reserva pela bancorbras p/ o hotel Morro de São Paulo. Nossa foi horrível! P/ chegar até nosso quarto subimos exatamente 135 degraus e mais alguns até o café da manhã ( UFA!). Deixamos as mochilas no quarto, que não tem armário p/ acomodar as roupas ( tinha uma espécie de caixote), e fomos a procura de outro hotel, e graças a Deus conseguimos cancelar as diárias e fms para a pousada CASABLANCA. Aí foi outro papo! A proprietária Adriana é uma fofa, educada e muito gentil; a pousada é muito gostosa e tem um café da manhã com muitos quitutes (delícia!); a localização é ótima; fica na vila perto de td.

    Para gastar as diárias da bancorbrás ficamos no HOTEL PORTO DOS MILAGRES. O hotel é muito bom. Fica na 01º praia. O café é ótimo e o Marcelo e o Sr. Tarso nos atenderam muito bem ( abraços a eles).

    Fizemos o passeio de lancha a Boipeba. O lugar é deslumbrante. Lá comemos uma lagosta dos deuses! Infelizmente não mergulhamos nas piscinas, pois a maré estava alta e o mar mexido e a visibilidade não era boa.

    Durante o dia ficávamos na 02º praia, na barraca de cadeiras amarelas, onde trabalha o Alex, que é um cara "massa", pois está sempre com um sorriso no rosto e uma boa prosa. Aliás, como todo baiano!

    Vale a pena conferir, também, na 01º praia ( BARRACA DO TEMPO), o caldinho de camarão, o caranguejo e a lambreta, tudo muito gostoso, que é servido pelo João, que é muito bacana. Uma simpatia. Uma outra dica é o restaurante Tinharé, que serve comida caseira, de primeira, e com preço muito bom.

    A noite, a segunda praia fica um charme, com as mesinhas dos bares com velas e luzes coloridas, música e comida boa e muita gente circulando. (essa é p/ as mulheres...não levem salto!).

    Enfim, nossa viagem foi inesquecível. MSP é realmente um paraíso, um pedacinho do céu ( como dizem!). Esperamos retornar muito em breve! Abraços a todos que nos receberam com tanto carinho e cordialidade!

    Patrícia e Marcelo

    VIVA MORRO DE SÃO PAULO!!!!!!!!!!!!!!!!!


    De: Carla Vieira
    21 Jul 2009

    Olá,

    Estive no Morro de S Paulo em Agosto de 2003 e foram as férias mais maravilhosas que tive!
    Trata-se do verdadeiro Paraíso, e jamais vamos esquecer.
    Gostamos de tal forma que em breve vamos voltar, quer a Salvador, quer evidentemente ao Morro.
    Carla Vieira, de Portugal


    De: Perla Cosme
    26 Jun 2009

    Olá Boa Noite,
    Segue a nossa história.

    Grata,
    Perla e Eva

    Morro


      Minha prima Eva e Eu (Perla) estivemos no Paraíso em abril de 2009.

      Penso que o céu existe... E ele fica bem pertinho, na Bahia, em Morro de São Paulo, Brasil.

      Foi uma viagem maravilhosa, com pessoas encantadoras, que te chama pelo nome, ou simplesmente pelo seu Estado de origem, no nosso caso, "As Capixabas".

      No primeiro dia que chagamos já fomos acolhidas pelos carregadores de malas, o nosso amigo Joelson, ho pessoa Maravilhosa, encantador, já foi logo nos informando os lugares que deveríamos ir logo após o descanso, da longa viagem, de Vitória (ES) até Salvador e de Salvador a Morro...

      Depois que chegamos à Pousada, fomos acolhidas pela encantadora "Tia Ataíde", na Pousada Canto da Sereia, que já tinha um quarto pronto para nós...

      Após o merecido descanso saímos para desbravar aquele lugar que cheirava a paz e a natureza.

      Encontramos o encantador Chico, mais conhecido como "Babado", Ele sabe de tudo que se passa no “Paraíso”, quem chega quem vai embora, Ele é uma pessoa que encantada...

      Depois fomos agraciadas pela companhia do encantador Jhará, pessoa de uma simplicidade e sabedoria que nós fez ver como é doce e leve a vida.

      No dia seguinte, pela manhã, já acordamos com o cheirinho do café preparado com todo carinho pela “Tia Ataíde”, a Dona da Pousada. Que café bom!!! Parecia o café de mãe preparado especialmente para nós.

      Logo após saborear o maravilhoso café, saímos a passear pela Vila, e começamos a subir o Morro para conhecer o famoso Farol. Não tem como explicar a vista daquele lugar, lá de cima tem-se uma visão panorâmica de toda a Vila, no meio a floresta e rodeada pelo mar, não se vê o tempo passar, ainda acho que em Morro, os dias não deveriam passar tão depressa, deveria ser proibido, risos.

      Passando-se os dias fomos conhecendo toda a Vila, as belas praias de água inacreditavelmente transparentes e o lindo Pôr do Sol...

      Fizemos o passeio de charrete, e tomamos banho na piscina natural com lindos peixinhos que davam o seu show a nossa volta.

      Tomamos o famoso banho de argila que deixa a pessoa mais bonita. Afirmo para vocês, a pessoa que vai a Morro de São Paulo, volta mais bonita, não por causa do banho de argila, mais pela paz e a energia positiva que o lugar exala.

      Passeamos ao redor da encantadora Ilha, conhecemos um lugar que mais parecia perdido no meio das águas transparentes, passeio indicado pelo “Chico Babado”, o lugar se chama Cairu, lá tem a famosa Igreja de Santo Antônio, fizemos todos os rituais para que Santo Antônio nos abençoasse com um bom marido.

      Fizemos um passeio em alto mar para a pratica de mergulho, nas belas águas transparentes, vale a pena fazer esse passeio.

      Foram se passando os dias e chegando o dia do nosso retorno, os nossos corações estavam apertados, por deixar aquelas pessoas e aquele lugar, que contribuíram para que nos tornássemos seres humanos melhores.

      Morro de São Paulo é mágico, as pessoas que convivemos nesses sete dias que tivemos por lá, são simplesmente fantásticas!!!

      “Morro de Saudades” das pessoas e de toda aquela rica natureza, e Viva Morro de São Paulo!!!

      Vamos preserva esse lugar, você que pretende ir visitar o paraíso (Morro de São Paulo), não se esqueça que para que ele continue um paraíso, nós visitantes, somos os responsáveis por mantê-lo conservado.


      Perla Cosme e Eva Maria Venturini


      De: Daniel
      16 Jun 2009

      O PARAÍSO EXISTE

      FÉRIAS EM MORRO DE SAO PAULO (EM BREVE ESTAREMOS AÍ NOVAMENTE)

      Olá pessoas.....

      Eu e minha esposa estivemos nessa belíssima ilha de 09 a 16-05-09, foi uma semana inesquecível. Saímos de curitiba dia 08-05 num vôo com destino a salvador as 7hs da manha, chegamos em Salvador as 12hs, ficamos nesse dia lá mesmo, choveu muito e sinceramente não gostamos da cidade, infelizmente as autoridades locais estão esquecendo que tem muita gente humilde morando ali e não só humildes como aproveitadoras que encomodam demais os turistas, talvez por isso os comerciantes principalmente do Pelourinho reclamam que a cada ano que passa o movimento de turistas ali diminui muito."é uma pena, pois essa cidade tem muita história pra contar, e é lugar fantástico"

      Mas nao estou aqui pra falar de Salvador, pois nosso destino foi MSP. Na manhã seguinte dia 09-05 saímos cedo de salvador 9hs em direçao ao Morro, mas nao pudemos ir de catamarã pois chovia muito e o mar estava muito mexido, entao compramos a viagem de catamarã, mas acabamos indo de catamarã/onibus/lancha (aff o motorista do ônibus parecia que estava indo tirar a mãe da forca). Enfim chegamos no morro as 14hs, em seguida negociamos com o taxi ( Bispo) para levar as malas para pousada, na verdade no início ate pensei em levar sozinho, mas quando vi aquela subida que parecia nunca mais terminar,... bem... nessa hora a mala já estava em cima do carrinho. Chegamos na pousada ( Da Torre) que ate o momento só conhecia pelas fotos do site, mas ela realmente era muito melhor do que víamos, em frente a principal praia do morro, de frente para o mar, com uma piscina incrível quase na areia da praia, o apartamento show de bola, enfim, arrumamos nossas tralhas e fomos andar( que é o que mais se faz nesse lugar), pois nesse momento já havia parado de chover, inclusive nao choveu mais até o último dia, (que maravilha) fomos até a villa, enfim conhecemos o território onde estavamos pisando.

      Na sequencia dos dias, fomos para passeio de Boipeba, que é fantástico, principalmente as piscinas naturais de Moreré, e almoçar a lagosta do Guido, (um lugar e uma lagosta inesquecivel), passeio a Gamboa no banho de argila (show de bola) pena que na volta acabamos quase sendo assaltados, mas acho que esse carinha que tentou nos assaltar já nao vive mais para contar histórias, pois todos os nativos que conversamos e contamos nossa hisória queriam descobrir quem era o FDP pra consumir com ele, subimos o morro do farol, (vista fantástica) por do sol no forte, fomos 2 vezes até as piscinas da quarta praia, onde mergulhamos junto com os peixes, etc. A noite tem uma magia incrível, a vila ganha um ar de tranquilidade e a segunda praia onde estavamos hospedados tem um clima como nenhum outro, toda iluminada com velas denro de pacotes de pipoca, mais tarde começam a aparecer as barraquinhas de caipifruta, com uma bebida melhor que a outra, nessas banquinhas conhecemos o Bó que fazia caipifrutas incríveis.

      Outra coisa que nos chamou bastante a atençao, é a quantidade de estrangeiros que tinha por lá, havia hora que parecia que nao estávamos no Brasil, mas tinha muita gente aqui do Brasil tambem, conhecemos pessoas interessantes de todos os cantos do Brasil, em cada saída fazíamos uma amizade diferente.

      Pena que tudo acaba, e dia 16-05 voltamos com o catamarã das 11:30hs, foi uma viagem tranquila, dessa vez viemos pelo mar mesmo, pois o tempo estava ótimo, inclusive ótimo demais para deixarmos aquele paraíso, chegamos naquela cidade angustiante (Salvador) as 14:30, pegamos uma van e fomos direto para o aeroporto, pegamos o vôo das 18:20hs saindo de uma temperatura de aproximadamente 30graus para chegarmos em Curitiba com uma temperatura de 5 graus (Aff)

      É em lugares assim que a gente tem ainda mais certeza que Deus existe, se pudesse descrever em apenas uma palavra seria : " PERFEITO"

      Deixamos esse depoimento aqui, pois os dias que antecederam nossa viagem entrávamos todo dia no site para ver os comentários, as fotos, as dicas, etc.

      Abraços a todos e não deixem de conhecer esse paraíso.

      Daniel , Campo Largo - Pr


      De: Claudino G. Cintra
      13 Apr 2009

      Olá para todos os Viajantes!
      Eu e minha esposa estivemos em Morro de São Paulo no período de 04 a 09/04/09. Gostamos muito do site e dos comentários do pessoal, por isso gostariamos também de deixar aqui nossos comentários. Fomos até Salvador, pela Azul linha aéreas que foi excelente e de Salvador fomos com a companhia Aerostar, achamos melhor o aéreo para não corrermos o risco de passar mau no Catamarã. Aproveitando, eles comentaram que quem está acostumado a andar de barco não se sente mau mesmo com ondas fortes, mas para os iniciantes a experiência pode não ser muito agradável. Ficamos hospedados na Pousada Vila dos Corais, foi uma escolha perfeita, além de estar bem localizada, no canto entre a terceira e quarta praias, é ótima também no que diz respeito ao atendimento, opções de lazer e estrutura, ao mesmo tempo é um lugar muito calmo e está apenas a dez minutos, caminhando pela areia, da segunda praia, que é onde se encontra o agito. Fica proxima as piscinas naturais e possui dois restaurantes ao lado que são muito bons, o Pimenta Rosa e o Bar da Piscina. Morro de São Paulo é um lugar diferenciado, além da tranquilidade ainda estão conseguindo preservar a natureza e a simplicidade do local. Os moradores são muito atenciosos, sempre educados e muito alegres. Morro é um paraíso para quem quer descansar e curtir praias, passeios e para quem gosta de baladas podem ir à noite na segunda praia e nos luais ao ar livre, que são muito legais. Porém, estejam cientes que é um lugar onde se fica muito com o pé na areia, então, preparem as havaianas e as rasteirinhas, nada de salto alto para as mulheres. Com relação a alimentação, se quiserem comer uma comida típica baiana procure restaurantes regionais, fomos no Tia Dadai e foi muito bom. Agora se querem algo mais sofisticado, recomendamos o restaurante italiano Bianco & Nero, que possui ótimos pratos e opções, com qualidade. Não recomendamos o italiano Sambass Café da segunda praia, fomos experimentar e o atendimento foi muito ruim e a comida mau preparada, notamos que os estrangeiros eram a preferência no atendimento, eu reclamei para o garçom mas nem se importaram. Fizemos o passeio que dá a volta na ilha, foi muito bom, apesar de cansativo pois param na cidade de Cairú que não tem nada para ver. Também param e em algumas piscinas naturais mas é legal somente quando a maré está baixa, na nossa opinião poderiam permanecer por mais tempo em Boipeba, que é um lugar delicioso para passar o dia e almoçar, mesmo assim, vale a pena fazer esse passeio.
      Podemos dizer que passamos dias muito especiais em Morro, já estamos com saudade e com certeza, desejamos voltar numa próxima oportunidade.
      Boa sorte e boa viagem a todos que forem para lá!

      Claudino e Marilena
      Sumaré - S.P.


      De: leila beatriz maciel dos santos
      03 Apr 2009

      férias no Morro de São Paulo

      Estive novamente nesta ilha adorável.
      Passei o mês de fevereiro por lá.
      Amo cada cantinho deste lugar com suas belezas naturais, as pessoas, o verde.
      A primeira praia, a Pousada do Manoel (Uma janela para o Sol), a rampa aquele barzinho da dona Dulce com uma música
      maravilhosa, a terceira praia, o luau, o Teatro (na Mangaba).As pessoas do lugar com sua simplicidade me encantam
      o pôr do sol no forte. Tudo muiiiito bom. Até a próxima parada no Morro.


      De: Dinaura Torres
      03 Apr 2009

      MORRO DE SAO PAULO MARCO 2009

      ESTIVE EM MORRO DE SAO PAULO DE 01 A 05 DE MARCO DE 2009, FOI UMA DAS MAIS LINDAS VIAGENS QUE JA FIZ!
      AS PRAIAS SAO MARAVILHOSAS E AS PISCINAS DA QUARTA PRAIA NEM SE FALA INDESCRITIVEIS!!!
      FIQUEI HOPEDADA NA POUSADA DA MORENA QUE EH COMO SE ESTIVESSEMOS NA NOSSA CASA DE PRAIA, AMEI,EXTREMAMENTE ACOLHEDOR, UM VISTA PARA O MAR ESPETACULAR, TUDO MUITO LIMPO, SIMPLESMENTE MARAVILHOSO. A LUANA (FILHA DA MORENA) EH UM DOCE DE PESSOA ,UMA SIMPATIA, SEMPRE ALEGRE E SOLICITA.
      FIZ O PASSEIO DO BARCO DO PIRATA QUE RECOMENDO A TODOS EH LINDO E MUITO DIVERTIDO EH FEITO PELO EDUARDO ,UMA SIMPATIA TB MUITO ALEGRE E VALE A PENA DAR UMA CONFERIDA NO SITE www.piratadomorro.com.br , LA DA PARA SE TER UMA NOCAO DO QUE ESTE PASSEIO.


      De: Pompeo & Raffaella Gagliardi
      27 Feb 2009

      ciao , sono stato al morro con mia moglie- per una mese (20 gennaio-19 febbraio) e per l'ottava volta.....e continuiamo dire che Morro e' insuperabile. Siamo stati alla pousada da torre ( eccellente ) mentre a cena le nostre mete preferite erano Bianco e Nero ( grande l'Andrea) e Chez Maz .........E' stato un mese di grandissimo relax con un tempo favoloso..... ritorneremo a settembre/ottobre e la nostra libidine sarebbe di prendere solo il biglietto di andata.

      Pompeo Gagliardi-Cremona-Italia


      De: Juliana Almeida Marques
      12 Feb 2009

      MUITO BOM ESTE SITE... BOAS DICAS, MAS AS MELHORES SÃO DE QUEM REALMENTE ESTEVE AI...!!!

      Estou de férias no período de Carnaval, e procuro um lugar calmo, que eu possa realmente descansar e aproveitar muito bem as belezas naturais, por indicação, já adorei Morro de São Paulo... adorei as dicas do casal - Nei Barcellos de Oliveira e Marcia Moreira de Souza/Petrópolis – RJ. Para os que visitarão pela 1° vez, como eu, foram preciosas estas dicas... Adorei!!!!! Gostaria de saber se no período de Carnaval é mais tranquilo???, porque sei que tem a ressaca e todos descem de Salvador para Morro.

      Abraço a todos...

      Juliana Marques – Brasília/DF.


      De: Nico
      05 Feb 2009

      Hola, soy argentino y voy a ir al Morro en Marzo con un amigo, estariamos llegando el 20/3, queria saber si alguien que haya estado ahi en esa fecha puede decirme que onda es, porq todo el mundo me dice que en Enero se llena de gente y hay fiestas todas las noches... pero en Marzo que onda?
      Alguien sabe?
      Abrazo

      Ola, sou argentino e vou ir pra o Morro em Marco com mais um amigo, estariamos chegando o 20/3, quereria saber se alguem que tinha estado nessa data poderia me dizer como é, porq todo mundo fala que em Janeiro fica lotado e tem festas todas as noites... mas que acontece em Marco?
      Alguem sabe?
      Abraco

      Nico

      De: Marcia Saez
      30 Jan 2009

      Hola:
      Aún estoy enamorada de Morro.

      Estuve en septiembre de 2008. Supe de la isla por recomendación de una amiga que estuvo allá y me comentó que era maravillosa. Efectivamente, fue un viaje inolvidable. Desde que me embarqué en el catamarán fue increíble: no tenía idea que el lugar es un observatorio de ballenas…hasta que las vi¡

      Desde que ves Morro, te olvidas de todo lo demás. No hay autos, sólo arena y naturaleza. Un lugar perfecto para los que disfrutamos del contacto con el medio ambiente y las cosas simples. Todo bello, súper entretenido y cosmopolita, las personas son muy amables, cariñosas. Fui sola y todos me conversaban; finalmente conocí a la mitad de la isla y también personas de Gamboa.. La comida exquisita, mucha onda de día y noche. Totalmente recomendable.

      Saludos,

      Marcia Sáez


      De: Jaime José de Souza Filho
      26 Jan 2009

      Oi, gente! Meu nome é Jaime e tenho 16 anos.

      Ano passado fui á Tinharé e amei cada momento. Mas vou dar só uma dica: Na vila, perto do pessoal que vende artesanato, tem uma família italiana vendendo pastel. Á noite, rola uma música nacional ao vivo. E o "italiano-chefe" da família é muito simpático e divertido. Vale passar lá. E o pastel também é uma delícia. Não sei o nome deles, mas foram extremamente amáveis com a gente, (o homem "gordo" até me respondeu uma dúvida: o que significava Carpe Diem) então estou os indicando.

      Meu email é jaiminhobaiano@hotmail.com. Em breve postarei fotos. Beijos a todos que lêem.


      De: compras
      22 Jan 2009

      Minhas ferias inesquecíveis

      Oi Gente! Fomos a Morro eu e meu marido, para passar 3 dias acabamos ficando 1 semana pois o carinho com que D.Lígia, a dona da na Pousada da Palmeira nos dispensou foi muito especial.
      Conversando ela nos convidou para tomearmos conta da sua pousada pois gostou das idéias destes 2 gaúchos que se apaixonaram por Morro. Só não aceitamos porque nossos compromissos no sul já estavam agendados, mas a vontade foi muuuuuuuuuita!
      D.Ligia sei que não faltará oportunidade.
      Quero aqui expressar a nossa admiração pela senhora e recomendar ele lugar maravilhoso e acolhedor.
      Obrigada

      Flora e Cláudio de Porto Alegre -Rio Grande do Sul. Bjs.


      Comentarios do Turista no site Morro de Sao PauloDe: Juliana Avelin
      17 Jan 2009

      Minha historia em Morro de Sao Paulo

      Oi,
      Meu nome é Juliana e eu já fui em morro 3 vezes, não me canso nunca pois é o paraiso,as pessoas são super legais, conversadas a praia tá cada vez mais linda e os passeios também são ótimos...esse ano eu estou indo pela 4ª vez e não espero nada diferente para minha estadia...quero fazer mais amigos, conhecer bastante gente, e me divertir ainda mais, tomar muito sol e ir embora querendo voltar, como sempre...hehe
      Eu AMO Morro de Sao Paulo e recomendo para todos que visitem essa ilha maravilhosa!Comentarios do Turista no site Morro de Sao Paulo
      Abraços
      Juliana - Belo Horizonte,MG


      2 0 0 8


      De: Tibor Kracher
      25 Dez 2008

      Comment On Morro De Sao Paulo

      Hi there,
      Just like to say I had 10 days in Morro and I thought I had found paradise. The place was great, the people really friendly and the place was buzzing. It is the most amazing place and a credit to the islanders. I hope it will always stay that way. The place is faultless. Many thanx to the people of Morro, one day I would return to "Paradise"
      Tibor Kracher
      Leicester,
      England.


      De: Elissana Venério
      04 Dez 2008

      Adorei o Site

      Olá,

      Nunca estive em Morro de SP, mas já estou confirmada na Ressaca de Carnaval de 2009.
      Estou indo com 8 amigos e estamos buscando dicas do local... Adorei o Site, já consegui anotar várias dicas, Parabéns!

      Aproveitando a oportunidade para perguntar Se alguém já se hospedou na pousada Brisa do Caitá?
      Ficamos mais interessados nela pelos valores + localidade, mas o site não é muito claro no momento da divulgação visual da Pousada.
      Assim, gostaria de obter alguns comentários, caso possível.

      Obrigado.
      Até 2009

      Elis – Rio de Janeiro


      De: lautaro crovetto
      30 Nov 2008

      Buenos días!
      Quisiera saber si en Morro de Sao Paulo los precios para comer en los restaurantes y otras actividades son mucho mas altos para la temporada de Carnaval y Resacca que para outras temporadas.
      muchas gracias!!

      Lautaro


      De: NEI BARCELLOS
      25 Nov 2008

      Estivemos em Morro de São Paulo de 13 a 17 de novembro de 2008, hospedados no paradisíaco Hotel Puerto Beach Hotel (aceite todas as dicas do Adalberto e da Marita).

      O lugar é realmente deslumbrante, com praias lindas, caipirinhas excelentes (a de cajá é fantástica), mas, chegar lá é o problema. Em Salvador, pega-se uma lancha ou um catamarã, paga-se caro e não se tem nenhum conforto numa viagem de, no mínimo, 2 horas, por mar sempre agitado. Você pode chegar em Morro de SP encharcado e tremendo de frio. Fomos na lancha Lulalu (R$ 65 e não R$ 60) e voltamos no catamarã Farol do Morro (achamos que é esse o nome). A lancha é razoável. Mas o catamarã... Além de não oferecer o mínimo conforto, fede a mofo, molha a todos que estão no convés e leva duas horas e meia de viagem (e não duas como vocês anunciam). Deveriam oferecer, pelo menos, água e um remédio para enjôo.

      Já em Morro, é interessante notar como os preços variam de acordo com a cara do freguês. Uma refeição de R$ 20 entra numa promoção milagrosa e sai por R$ 11 após algum choro. É o mesmo prato quase pela metade do preço!!! Também não caiam no papo da moqueca a R$ 25 para duas pessoas, com direito ao uso da piscina, oferecida numa das pousadas da 3a. praia. Ela, simplesmente, não existe. Depois que você entra, dizem que você entendeu mal e que o preço anunciado é dos petiscos de peixe.

      Os passeios de barco são bons, mas, após visitar as fantásticas piscinas naturais de Morerê, te levam na "Lagosta do Guido", no caminho para Boipeba, apenas para que você gaste mais e atrase seu passeio devido a uma longa (e feia) caminhada até outra praia (esta sim, bonita e com grande oferta de gostosos petiscos), onde a lancha novamente o pegará.

      Caímos no "conto da caminhada" pela mata, da Vila (centro de Morro de SP) até a praia de Gamboa. É péssima, longa (mais de 2 horas), íngreme e feia, apesar de ser vendida (R$ 5 por pessoa) como passando por uma espetacular cachoeira (que não passa de uma ducha) onde se pode tomar um excelente banho. Pela praia, em 15 minutos se chega em Gamboa e a caminhada é muito mais bonita.

      O que realmente espanta, é que come-se lagosta à vontade em Morro de São Paulo, mesmo estando na época do defeso, e os nativos ainda se vangloriam do seu eficiente sistema de alarme boca a boca contra os fiscais do IBAMA.

      Finalmente, nota 1000 para o "taxista" Diego. Além de ser obrigado a ter um excelente preparo físico, foi extremamente gentil quando nos serviu.

      Por fim, uma dica. Mesmo assim, vale a pena (e muito) ir a Morro de São Paulo. Mas RECOMENDEM que o turista vá de ônibus de Salvador até Valença e dalí embarque num barco, ou lancha, até Morro. O trajeto é quase todo em águas protegidas, muito mais tranqüilo, leva praticamente o mesmo tempo, e ainda se conhece um pouquinho de Valença.

      - Nei Barcellos de Oliveira e Marcia Moreira de Souza
      Petrópolis - RJ


      De: tati
      19 Nov 2008

      Hola!
      hace 1 semana que he llegado de Morro,es un lugar único,un lugar sin carreteras,sin tráfico...es increible!las playas son preciosas,el agua no tiene un color especialmente bonito pero su temperatura es ideal,en la tercera playa,en las piscinas naturales el agua está mas caliente...

      Estubimos en la posada Villa das Pedras,super bonita,y la atención de recepción,camareros,personal de limpieza,etc genial!lo mejor es poder desayunar mientras ves la piscina y la playita...uf! que ganas de volver...es que además la piscina está encima de la playa,es chulisimo!

      La fiesta esta bien,cada dia tienes una cosa diferente,unos dias la fiesta es en "la toca",otros en el "teatro"es una aventura llegar hasta alli...y otros en la playa!todos los dias tienes algo!

      Pero para mí lo mejor de todo es poder estar todo el dia descalza por que es todo playa,solo te tienes que poner las txankletas para entrar en restaurantes,supermercados,tiendas...
      Se lo recomendaria a todo el mundo,son unos dias de autentico relax!
      muxu1 desde Bilbao...


      De: Alex Estrela
      17 Nov 2008

      MENSAGEM (DE UM TURISTA AMANTE DO MORRO)

      QUE SAUDADE DESSA ILHA !

      Olá caros amigos amantes do Morro, Sou baiano, mas à 10 anos vim fazer faculdade na França e acabei ficando por aqui, o que infelizmente me afastou da minha terra. Vou ao Brasil sempre que posso, mas fazia 6 anos que não tinha a oportunidade de voltar ao Morro. Lendo alguns comentários aqui, fiquei preocupado se a minha tão querida ilha teria se deteriorado com o progresso urbano. Mas para minha grande alegria estive em Morro a 2 meses com minha esposa francesa, (olha que os franceses são exigentes!), e ficamos muito satisfeitos.

      Fiquei feliz de encontrar o Morro, diferente sim porque tudo é mutável, mas paradisíaco como sempre, e com novas opções de diversão, atividades esportivas, uma noite mais diversificada. Além de pousadas com ótima estrutura que não se encontrava antes em Morro de São Paulo, a Pousada Ilha da Saudade, onde nos hospedamos, por exemplo, está de parabéns. Tinha visto uns comentários positivos sobre ela, mas me surpreendi com a qualidade e atendimento. É uma pousada com estrutura de hotel/um hotel com cara de pousada. A parte externa como um todo é uma delicia. Mas.... ficamos em um apartamento que eles chamam de premium, que é um prêmio mesmo. Desde a jacuzzi & TV plasma à uma vista panoramica do Morro. A decoração é de muito bom gosto, moderna, mas sem fugir da ambientação do lugar, nem pecando pelo exagero. Adorei tb o nome sugestivo: Ilha da Saudade. Tudo a ver!

      Gostei muito do Chilli-bar Toca do Morcego, que conhecia como milagres dos peixes. Aquela mineira cantando ao vivo, inebriando os nossos ouvidos com um repertorio genial; esteiras sobre o piso de areia e à luz de velas, é um convite ao ocio prazeroso. Além daquela vista indescritivel! Ir ao por do sol e estender até a noite cair, é um progama que recomendo. Imperdível.

      Adorei a boate nova, com aquela arquitetura mediterranea, no meio da mata atlantica. E com a alegria esfusiante caracteristica da Bahia. Amei o passeio de ultra leve, a tirolesa, as novas festas do teatro. E também de como está a vila, que embora mais urbana, continua sendo bastante pitoresca, com lojinhas que se adequem muito bem ao contexto. Preocupado com comentarios na net, pensei que encontraria uma a vila infestada de mac donalds, burger kings, gaps, osklens, dolcce gabanas. É muito bom encontrar lojas com a cara do local, que vendem tambem objetos e roupas de fabricação propria.

      Enfim, amigos, esse amante desse paraíso que durante anos foi frequentador assiduo, recomenda com toda a segurança que visitem o Morro, porque vale muitOOO a pena. Só faço uma ressalva de que ajudem a cuidar do lugar, afinal é um patrimonio de todos, e nós turistas também temos um compromisso com a sua limpeza e preservação. Vai a praia? Leva uma sacolinha, põe o lixinho nela, que com certeza um lugar para jogar depois, vão encontrar.

      Grande abraço aos morrenses de naturalidade e aos tantos morrenses de coração! Abraço também aos administradores desse site por essa oportunidade democrática que nos é dada de divulgar nossas opiniões.


      De: Simone Razzini
      12 Nov 2008

      Como consultei este site antes de viajar, agora quero deixar meu depoimento para os que ainda não tiveram oportunidade de ir a Morro de São Paulo.

      Fomos eu e meu marido em lua-de-mel. Morro de São Paulo é um lugar lindo, maravilhoso...!!! Por foto não se tem noção da beleza deste lugar.
      Ficamos na 4ª praia, no Patachocas. A estrutura deles é incrível e a localização privilegiada. As piscinas naturais, que surgem com a maré baixa, são outro espetáculo.

      O deslocamento de ônibus entre a vila e o hotel é uma aventura a parte. Mas só usamos o ônibus à noite, porque durante o dia íamos caminhando pela praia, afinal tínhamos que aproveitar cada minuto para contemplar toda aquela beleza.

      Não achamos a viagem de Catamarã tão ruim como vi em alguns depoimentos, vou ser sincera que é um pouco cansativa e que é muito importante tomar uma medicação contra enjôo.

      Fomos recepcionados pela Exploratur e queremos agradecer toda atenção que nos deram, em especial ao guia Marcelo e sua filha Jéssica que nos levaram para a Caminhada Histórica.

      Só gostaria de deixar uma sugestão. Que a prefeitura se preocupe mais com a conservação dos monumentos e com a limpeza do local que deixa um pouco a desejar, apesar de sabermos que os turistas também deveriam ser mais conscientes para não ficar largando o lixo em qualquer lugar.

      Talvez uma campanha de conscientização ajudaria.

      No mais só posso dizer que vamos voltar e em breve.


      De: deiamontenegro
      01 Out 2008

      De Andreia Montenegro - Rio de Janeiro

      Estive em Morro por 4 dias e só tenho ótimas lembranças. Fiquei na pousada Villa das Pedras , excelente !!! Os
      restaurantes são muito bons e guardo uma lembrança especial do Casarão ;em especial o chef Luis , uma figura rara .

      Só quero deixar um alerta quanto ao meio de transporte . No mercado modelo em Salvador existe uma empresa
      chamada Cassi Turismo que oferece aos turistas que enjoam a opção de ir de lancha até Itaparica e depois pegar
      um ônibus até Valença e uma nova lancha até Morro de São Paulo . O preço é o mesmo do catamarã e a duração
      igual . Não façam isso . Eles são uns tranbiqueiros e deveriam ser denunciados .Na verdade eles fazem um city
      tour e oferecem lugares que sobram na lancha . Na ida foi tudo bem mas na volta de Morro minha viagem demorou
      quatro horas . Cuidado !!!!


      De: Dalila Cesarino
      26 Set 2008

      Morro SP

      Realmente Morro de São Paulo é um lugar paradisíaco, diferente de tudo que já conheci. O fato de não haver carros já é um grande fator desestressante, além de se estar em contato direto com a natureza, os nativos e outras culturas. As pousadas vão de preços mais baratos porém aconchegantes até os mais caros e bem localizadas - junto às praias. Lendo o depoimento dos demais turistas percebi dois problemas que me incomodaram muito: a sujeira e a falta de banheiros. A questão da poluição com sacolas, papéis, tampinhas não chega a ser alarmante, porém presente. Um lugar tão lindo deveria se preocupar mais com a limpeza local. Isso porque fomos em baixa temporada, a menos de uma semana. Quanto aos banheiros sofri muito com isso, pois nós ficamos na pousada Vila do Sossego. No mais, espero retornar em breve.


      De: leila beatriz maciel dos santos
      23 Set 2008

      Férias de julho

      Olá pessoal,
      Retornamos eu e a Marga nas nossas férias de julho (iríamos ficar somente sete dias e acabamos ficando doze dias). O lugar é realmente encantador com suas piscinas naturais, o luar, o mar, o verde maravilhoso da ilha, o pôr-do-sol, as piscinas naturais, as pesssoas que vivem lá, o El Sítio, a Pulsar, a Toca do Morcego, o Teatro (com seus cento e poucos degraus). O encontro de todos na praça. o Farol, o passeio de barco à noite nas embarcações locais (Gamboa e Morro). O atendimento carinhoso da pousada do João (3terceira praia -email:joaomuniz30@hotmail.com), ao guia Joy(joy.msp@hotmail), que foram simplesmente maravilhosos e prestativos. A todos da ilha desde os carregadores de mala que recebem os turistas um grande abraço e beijo por fazerem nossas férias emocionantes. Uma dica levem roupas leves, chinelos de dedo,e rasteirinhas (sandália baixa). E já estamos contando os dias para sairmos do frio daqui do sul (Porto Alegre ) e voltarmos a este paraiso tropical e rever os amigos que conquistamos!

      Leila e Margarete.
      Até a próxima viagem.


      De: alexandre fontes
      15 Set 2008

      Voltei de Morro de São Paulo hoje e não vejo a hora de voltar de novo pra lá, fui com minha esposa esse final de semana, cada dia n ós amamos mais esse lugar, se pudessos já estariamos morando lá... Ficamos na pousada Caminho da Praia onde fomos muito bem recebidos pela Nize(Denize), muito atenciosa, lá eles tem um café da manhã excelente, a pousada fica no cetro da vila, uma localização privilegiadissima no meio da vila, ela é simples mais aconchegante, mais tem o básico (ar, tv e frigobar) com um detalhe um preço excelente (na baixa 40 sem ar e 45 com ar já com café da manhã pro casal) recomendo a todos, quem for não vai se arrepender, pra almoçar e jantar recomendo o restaurante baleia bem proximo a pousada e ao supermercado Estevão no centro da vila.

      Não deixe de conhecer Guarapuá é uma praia que fica 12km do centro da vila, quem tiver conhecer da pra ir pela praia eu e minha esposa gastamos 3:30 horas e meia pra chegar, mais valeu pena pelo visual sensacional no caminho, pode fazer o passeio de volta a ilha que passa lá pra quem não quer da essa caminhada. O restante é o memso que outros já indicaram, o por do sol no forte, mirante do farol e da tiroleza, caminhada pelas praias, ir até a fonte do ceú, enfim curtir morro...

      Alexandre e Deíse,
      Salvador-bahia-brasil


      De: Patricia - Viacredi RS
      01 Set 2008

      Maravilha

      Voltei do Morro a uma semana e não vejo a hora de voltar.
      Fomos eu e meu namorado passamos 13 dias na ilha, o que foi pouco para apreciar tanta maravilha. Ficamos na pousada Vila do Sossego onde fomos muito bem recebidos, lá eles tem um café da manhã maravilhoso, a pousada fica à +/- 9 minutos da vila, a caminhada vale a pena ainda mais depois um jantar bem servido para quem gosta de tranquilidade é a melhor opção.

      Quando forem fazer o passeio volta à ilha de flex boat (não deixem de fazer é muito legal) levem uma bolsa impermeavél ou uma sacola porque esguicha muita água para dentro da lancha.
      O Café das Artes é maravilhoso tanto no atendimento como na comida. Na praça à noite tem várias barraquinhas de caipifruta deliciosas.
      O artesanato da ilha é lindo você tem vontade de comprar tudo que vê pela frente.
      Um defeito da ilha são os turista relaxados, vi um italiano que simplismente jogou no chão um plástico que envolve o cigarro e uns cartões telefonicos sendo que o lixo estava a menos de dois metros dele, um sem consciência.
      O pôr-do-sol era sempre contemplado com a presença dos golfinhos, lindo...

      At,
      Patrícia,


      De: Vanessa
      26 Ago 2008

      comentário de uma turista

      Oi pessoal do site de Morro,

      Primeiramente queria agradecer a vocês pelo excelente serviço prestado pelo site, no qual podemos encontrar as principais informações sobre o Morro, o que nos ajudou bastante. Inclusive as dicas dos turistas que escreveram seus depoimentos, por isso resolvemos escrever o nosso também pra que outros turistas tenham a mesma oportunidade que tivemos. E também de ter a honra de ter a minha mensagem publicada no site desse lugar que marcou as nossas vidas.

      Grata pela atenção.
      Um abraço,
      Vanessa

      Segue a minha mensagem:

      Ficamos sabendo de Morro de São Paulo, atraves de amigos. Também pesquisamos na net, e anotamos varias dicas que esse site oferece e a dos turistas que postaram aqui. Por isso quero contribuir também aos marinheiros de 1a viagem que forem ao Morro com as nossas dicas.
      Primeiro, que para nossa agradável surpresa o lugar é ainda mais fantastico do que descrevem. É indescritível!

      Fomos eu e meu marido desde salvador em avioneta. Ao desembarcarmos em Morro de São Paulo seguimos para a pousada Ilha da Saudade, a que nossos amigos haviam se hospedado. Apesar da mesma na ocasião estar ainda terminando sua reforma, ficamos lá mesmo, e adoramos! Alias, deixo o meu abraço aos funcionarios de lá que nos atenderam muito bem, e o nosso boa sorte nessa nova fase, que se a pousada já era boa antes, agora está sensacional, pelo que vimos do que estava sendo construído. A area é linda, a suite excelente e a vista sensacional.

      A noite fomos ao restaurante 4 Estações na vila, uma excelente pedida para quem gosta de massa e bom vinho, onde um argentino nos atendeu de primeira! E depois passeamos pela pistoreca vila cheia de lojinhas lindas, como uma que se chama Bichomundi onde comprei umas roupas bem transadas.
      Em toda a vila tinham bares com musica ao vivo, muito legal. E um lugar chamado Café das Artes, que é bem interessante.

      Nos 2 dias seguintes recorremos as 4 praias, cada uma mais linda que a outra. A quarta é sensacional! Sentimos falta no entanto de banheiros públicos. Na volta sempre paravamos na barraca Luzia na 1a praia que serve um peixe divino. Adoramos a primeira praia, aquela vista do morro com o farol no alto é um verdadeiro cartão postal e o banho de mar é bem refrescante.

      No fim de tarde o por do sol do farol e do forte são imperdiveis! E ainda tivemos o priveligio de ver a lua nascer da piscina da Ilha da Saudade (era noite de lua cheia!). A noite fomos na Pulsar, uma boate no meio de uma vegetação deslumbrante.

      No 2o dia fomos a Boipeba, o passeio é legal, mas é melhor perguntar antes se dará para ver as piscinas naturais, pois como não sabiamos que nesse dia não ia parar lá por causa da maré, ficamos meio frustados.
      A noite fomos a 2a praia, jantamos um churrasco argentino no bar jamaicano e bebericamos caipiroskas de frutas da região nas barraquinhas espalhadas na praia.
      E assim nos despedimos do Morro, pois no dia seguinte cedo pegamos o avião de volta a Salvador. (Optem por bimotores, os monomotores dão uma certa apreensão).

      Tudo teria sido fantástico se não fosse o fato de ter que voltar tão rápido!
      Um abraço a todos os moradores desse paraíso, que nos receberam de braços abertos.

      Vanessa Lima - São Paulo


      De: Daniel Rabelo
      26 Jul 2008

      Bom dia,
      Morro de São Paulo é um dos lugares mais bonitos do Brasil e a receptividade dos locais é excelente.
      Vale muito a pena ir principalmente na baixa ou média temporada que é mais tranqüila. Para mim a quarta praia é a mais bonita e preservada. Porém é preciso que a prefeitura tome uma medida a respeito dos excrementos de cavalos que circulam levando turistas para cá e para lá. Talvez se a prefeitura contratasse pessoas para limpar a praia e conscientizasse a população esta questão seria rapidamente resolvida.
      Limpeza aliás é necessária também na segunda praia do lixo deixado por turistas sem uma consciência de preservação.
      O patachocas eco resort tem a melhor estrutura mas é bem distante da vila (o que pode ser uma vantagem para que procura sossego e tranqüilidade). Uma boa opção perto da vila é o vila das pedras na segunda praia. Ver o pôr do sol do forte e visitar o farol com vista para as praias é imperdível. Vale a pena também o passeio de volta a ilha.
      Eu indico!!!

      Daniel B Rabelo. Belo Horizonte - Minas Gerais
      Julho de 2008.


      De: tainã_ oliveira
      25 Jul 2008

      Olá!
      Estive em Morro de Sao Paulo no último reveillon 2007/2008. Fiquei maravilhada com tudo que vi e conheci na ilha. As praias, a vila, os passeios e principalmente a noite de Morro, onde rola várias festinhas bacanas. Nem sempre essas festinhas tem um preço legal [afinal sobreviver lá nao é muito barato] mas o bom mesmo é ficar ali na 2ª praia com todo mundo. Porém quando nao tem nenhuma dessas festas na praia, agente fica quase sem som algum pra curtir a noite, muitas vezes só com aqueles sonzinhos pequenos de uma barraquinha de bebida e olhe lá. Outra coisa que é um pouco chata também é a falta de banheiros, porque na maioria das vezes o lugar que estamos hospedados nao é muito perto dalí [no meu caso eu estava na Rua da Fonte] e nao adianta de nada tentar usar o banheiro dos bares ou pousadas em frente a praia porque ninguem permite. Enfim, um som legal e alguns banheiros quimicos ali na 2ª praia a noite sao mais que essenciais! Sem sombra de dúvida, reveillon 2008/2009 estarei lá novamente!

      Abraços!


      De: bhms2007@gmail.com
      24 Jul 2008

      Eu e meu marido somos do Rio de Janeiro e fomos à Morro de São Paulo em Fevereiro de 2008; A ilha realmete é um paraiso e tem vida noturna; muito linda mesmo. Aconselho a todos que querem ir para lá, levarem somente roupas leves, chinelos e sandálias porque não tem asfalto na ilha e o acesso às praias e suas pousadas é pela beira da praia mesmo! Há carregadores de bagagem mas saiba que você pagará por peça! Ficamos numa pousada tranquila e bem situada na Terceira praia: a Barravento; muito sossegada, café da manhã de boa qualidade e preço interessante; recomendo-a a todos. Não deixem de fazer os mergulhos para ver os corais (não há nada igual!). Nós voltaremos lá com certeza!


      De: CMIX
      16 Jun 2008

      Estivemos em Morro de São Paulo no mês passado. Realmente, ainda continua a ser um Paraíso. Pena que para entrar no Paraíso, tivemos que passar pelo Purgatório. O Catamarã que nos levou de Salvador a Morro, nos ofereceu uma viagem de 2 horas em um barco horrível com um dos motores fazendo muita fumaça. Chegamos ao Paraíso com enjôo e tonturas e completamente intoxicado com a fumaça de diesel queimado... Uma pena... As autoridades deveriam tomar providências....


      De: leila beatriz maciel dos santos
      14 Jun 2008

      Estivemos eu e minha comadre em Morrode São Paulo dia 21 de abril amamos tanto que retornamos em maio (num feriado).Ao todo ficamos 9 dias mas mesmo assim não cansamos de apreciá-la, amá-la com toda a sua exuberância (fauna, flora)
      As pessoas da ilha são maravilhosas. Possuem um cuidado e carinho todo especial com quem visita a ilha. A barraca do seu Cacá, El Sitio, a Pulsar, o luau, o barulho do mar a noite, a lua cheia entrando em nosso quarto tudo é perfeito e maravilhoso amamos Morro de São Paulo e pretendemos retornar em nossas férias de julho. Ao povo local parabéns pela sua simplicidade e magnetismo que irradiam. Beijos a todos desde o pessoal que recebe os turistas na entrada da ilha ao pessoal da pousada Brisa Mar.

      leila beatriz maciel dos santos


      De: Vanessa Moreno
      06 Jun 2008

      Boa Noite!!

      Estive no Morro nas minhas férias Abirl de 2008, tinha pretenção de ficar só uma semana e gostei tanto que acabei ficando mais uma semana, detalhe voltei pra SP qdo desembarquei percebi que não deveria ter voltado comprei outra passagem aérea e voltei rrss Tudo é maravilhoso fiquei hospedada na pousada Ilha da Saudade,onde fui mto bem tratada me deram dicas de passeios, restaurantes, baladas, falando em balada a Pulsar é demais adorei o clima, a musica , o lugar, uma energia mto boa. Quero agradecer em especial ao gerente da pousada Ramiro que me recebeu mto bem a Li que preparava o café da manhã... Pode ter certeza que volto !!! Me aguardem.

      Vanessa Moreno


      De: karine brito
      04 Jun 2008

      Fomos a Morro de São Paulo e ficamos na Pousada Ilha da Saudade. O nome não poderia ser mais apropriado, pois saudade é o sentimento que descreve o que sente de quem volta desse paraíso tropical.

      Passamos dias maravilhosos, as praias são otimas, tem pra badalar e pra relaxar. Apesar de ter lido muito a respeito da quarta, gostamos muito, mas não achamos ser a melhor. Realmente não dá pra deixar de conhecer as piscinas naturais. Mas pra badalar , bebericar aquelas bebidas com frutas da região, ou simplesmente deitar em uma daquelas reposeiras, a 2a praia é a melhor no conjunto. A 3a não gostamos muito.Mas amamos a 1a! Nossa! Relaxar naquela areia, tendo o farol no alto de um lado e a vista das outras praias do outro, demais!!! O banho de mar é ótimo, e a tirolesa é uma diversão a mais. As barracas da praia tem uma comida deliciosa, tem a barraca do Seu Cacá, um figura lendária da ilha, e a da Luzia, que foi onde comi o melhor peixe frito com macaxeira!

      Como dica a quem pesquisa na net, foi que quase nos hospedamos em uma pousada na 4a. E fomos até visita-la, mas não era bem o que vimos no site, além de ser muitoooo longe. Quando estávamos por fazer a reserva, eles não informam isso. É um toque que deixo para os hoteleiros, que informem melhor a localização. Porque chegar até a 4a é fácil, 20 minutinhos no maximo e ja chegaste nas piscinas , mas as pousadas ficam depois, e é importante que a gente saiba antes de ir. Pra nossa sorte, acamos ficando na Ilha da Saudade, que fica na 1a e pertinho do centro e da 2a. Assim ficava fácil para circular e conhecer bem a região. E fomos muito bem atendidos lá. Como reservamos um pacote especial que é para casais, foi como uma lua de mel. Muitooooo bommmm ! E a pousada é bem agradavel, o apto tem conforto e uma vista linda. Mas a vista da piscina é tudo de bom! Um visual incrível. Vale a pena pedir pra conhecer e tirar uma foto de lá, mesmo que se hospedem em outro lugar.

      Falando em vista, a do farol é imperdivel, dá para ver as 4 praias e tirar aquelas fotos aéreas de cartão postal!!!! Uma otima pedida é fazer o passeio que vai a boipeba e provar da lagosta que fazem na hora. Fomos na lancha do Paulinho, que é ótimo guia. Gente, não deixem de ir a Morro, que é um verdadeiro paraíso tropical !!!!

      Meus agradecimentos aos responsáveis por esse site. Vocês estão de parabéns, é um verdadeiro guia online. Pesquisei muito na net, mas pra quem só visita esse site, pode ter a certeza de que tem todo o básico que um turista precisa saber. Bonito, completo e informativo. E essa parte interativa é muito interessante. Li todosssss os comentários, e a minha vontade só crescia de chegar logo o dia de ir a esse paraiso.

      Mando um abraço especial ao pessoal da pousada. Me desculpe por não lembrar do nome de todos, que são muitos, hehe; mas vai o abraço a Ju da limpeza , a Sida da recepção, a Helio, a Ramiro (um argentino gente boa), ao vigia Tonio, ao barman da piscina, e a Luanda da reserva , que teve muitaaaaaa paciencia conosco e foi nota 1000 no atendimento prévio.

      E por fim, nosso grande abraço a todos os baianos desse pedacinho de terra, que nos receberam tão bem ! E cuidem desse paraíso!

      Karime e Pedro - RJ


      De: Iracildo e Maria Apcda
      04 Jun 2008

      Conhecemos primeiramente Morro de S.Paulo por fotos através da Internet e por depoimentos de turistas, a maioria elogiando e uma pequena minoria criticando o local.
      Resolvemos conferir pessoalmente e fomos em 20/Maio/2.008, e realmente é um local encantador.
      Ficamos na quarta praia no paradisíaco Resorts Patachocas,e curtimos muito o meio de transporte oferecido pelo Resorts até a vila,que era de "jardineira"com vários horários pré-estabelecidos.

      Fomos pela CVC e foi pena não termos conseguidos um "pacote" de uma semana,pois 4 dias é pouco p/ contemplar tudo aquilo.A beleza do lugar é magnífica e incansável de se ver.

      Somente lamentamos saber pelos nativos que a taxa cobrada dos turistas não é revertida p/ a ilha.Não vimos roubos,drogas,sujeira, e graças a Deus "chuva".

      Uma crítica à CVC: O passeio ao MSP vendido em Salvador deveria ser extinto,pois o turista viaja todo o dia e conhece em algumas horas muito pouco do local,somente tem tempo p/ almoçar e voltar p/ Salvador.


      De: Marcia de Paula
      01 Jun 2008

      Boa tarde.

      Eu não poderia deixar de comentar sobre Morro de São Paulo.
      Um paraíso...
      Previlegiadas são as pessoas que vivem ali...
      Estivemos no Morro de 04 a 09 de abril de 2008.
      Tudo é perfeito e lindo.
      Desde a chegada com os carregadores de mala que são educadíssimos e explicam tudo até a caipirinha de Umbu Cajá ( fantástica).

      Ficamos na Pousada Villa das Pedras, sem dúvida a melhor.
      Vamos falar dos passeios, muita gente acha que não vale a pena fazer, posso afirmar que vale sim, as piscinas naturais são incriveis e a Lagosta do Guido é a melhor de todas.
      Não tenha dúvida, Morro de São Paulo é o Paraíso.
      Já estamos programando o nosso retorno a essa ilha abençoada por Deus.

      Abraços,


      De: edycruz
      09 Maio 2008

      Boa Tarde !
      Estive em Morro de SP no período de 27/04 à 02/05, de todos os lugares que já conheci este foi sem dúvida o mais encantador, acolhedor e apaixonante.
      Parabéns a toda equipe da Pousada Villa do Corais, Salvador Receptivo responsável pelos transfers, Rest. Pimenta Rosa, Rest. Fanny e Samba Café. Atendimento excepcional !!!
      Também gostaria de agradecer a guia turística Rose que foi muito atenciosa, educada e muito prestativa. Parabéns !!! Você é uma excelente profissional !!!

      Abs. Alessandra Cruz (Curitiba/PR)


      De: kelvin Bandeira
      28 Mar 2008

      Primeiramente agradeço a Deus por ter medado a oportunidade de conhecer um lugar chamado Morro de São Paulo - Cairu, BA. Em segundo lugar os méritos vão pra guia turística "Xuxa", não a mãe de Sasha, mas sim, a incansável e sempre cortez, Cláudia "Xuxa".

      Morro de São Paulo é simplesmente um lugar onde as pessoas são muito acolhedoras e educadas, desde de os maleiros (carregadores de malas), até os propietários dos mais paradisíacos hotéis.
      Recomendo sem medo de errar, pois uma vez lá, sempre há vontade de voltar!

      Parabéns a todos.
      P.S: olha que só estive lá do dia 19/03 ao dia 24/03/2008. Se eu tivesse ficado mais tempo nem quereria voltar. Abraços!!!


      De: Kheyla Adriane Lira Sabino
      16 Fevereiro 2008

      Depoimento Morro de SP

      Olá pessoal!

      Estive em Morro em 2003 e voltei agora, em janeiro 2008. Fiquei impressionada em ver como muita coisa mudou... as festas que rolavam apenas na segunda praia, hoje acontecem na Pulsar Disco, na Toka, na 87, na Funny, enfim...é o progresso chegando cada vez mais a Morro de SP, mas o progresso traz algumas desvantagens - preços mais altos, cobranças que antes não existiam, mas que bom se essas cobranças forem revertidas para o BEM deste lugar tão abençoado e maravilhoso!!! Que dias magníficos eu e minhas amigas passamos em Morro!!!! Quem conhece sabe do que estou falando, quem não conhece, vá conhecer...Passar alguns dias naquele lugar é esquecer os problemas, o trabalho, lembrar a todo momento que Deus é perfeito e nos presenteia com uma natureza que te faz encher os olhos a cada manhã, a cada pôr do sol, a cada noite de lua cheia!!

      Obrigada a todos vocês que nos receberam tão bem, ao pessoal da praia - o Márcio das espreguiçadeiras, os garçons como o Tarzan e o Ivan, o guia e promoter da Toka, Jimmy querido!! Pessoal das Pousadas Natal, do Gaúcho, do Tempo..enfim, a todos que fizeram nossas férias tão mágicas!! Sem falar nas pessoas de vários lugares do mundo de quem nos tornamos amigas - brasileiros, israelenses, italianos, argentinos mais que especiais!! Valeu muuuuuuito!

      E é inegável que com o aumento do número de turistas, a falta de educação de alguns é inevitável...por isso vai aqui um alerta: " CUIDEM DE MORRO DE SP " - Cuidado com o lixo, com o desrespeito ao meio ambiente. A natureza agradece! E ao prefeito de Cairú( se esta mensagem chegar até ele ), que a sua autoridade pública o faça cuidar bem, muito bem daquele lugar, ele merece. As pessoas que moram e que visitam também agradecem!

      Até a próxima Morro de São Paulo abençoado!!

      Kheyla Sabino - Goiânia/GO - Brasil


      De: Celso
      7 Fevereiro 2008

      Olá a todos,

      Estive em Janeiro de 2008 no Morro de São Paulo, simplesmente adorei é uma ilha linda.

      Espero que continuam a fazer um bom trabalho e que a taxa sirva para alguma coisa, para a " Limpeza" da ilha foi o que mais me entristeceu, mas também os turistas tem que serem sensibilizados para tal facto bastante importante para poderem preservar a ilha.

      O Morro a ilha Linda...........

      Sara Portugal


      De: Cristiane Cibele
      6 Fevereiro 2008

      Estive em Morro apenas quatro dias, fiquei hospedada na Pousada Vila do Sussego e confesso que me apaixonei por tudo...
      O lugar é maravilhoso, as pessoas são lindas e gentis.... Um lugar pra voltar com certeza!
      Mas enquanto não volto, gostaria de saber se alguém sabe o site daquela loja de camisetas morro de saudade...
      Já revirei a internet mas não achei, e como perdi minha camiseta de lá, gostaria de saber se eles enviam por sedex.... alguém sabe me informar???

      Obrigada e parabéns pelo lugar maravilhoso em que vcs moram!!!

      Cristiane


      De: Diana Lorente
      30 Janeiro 2008

      saludos

      Les cuento que he estado en 2 ocasiones en el morro y nomás el primer día quedé enamorada de ese paraíso. Hoy cumple años mi hijo, que vive allí con su mujer y mi nieta, y quiero estar presente con este mensajito. A quienes aún no hayan ido: corran a hacer la reserva para viajar, porque el morro es "imperdible!!!" Es una experiencia que nadie debe dejar de vivir. A quienes ya han estado... bueno... seguro que nos veremos, porque quien fue no puede dejar de volver. Yo pienso retornar para ir pensando en que mis años maduros (muyyyy maduros) en que sólo quiera paz, naturaleza, y plenitud, podré pasármelos ahí. A mi chiquito: FELIZ CUMPLE!!!! Te amooooooo. A toda la gente del morro: gracias por la cordialidad, la amistad, el buen trato, la música, la alegría; por mantener esa buena disposición permanente, por cuidar de esa MARAVILLA que es el morro de Sao Paulo.
      Nos vemossssssssss.

      D.L. (desde algún lugar del mundo)


      De: Cristiane Marques
      25 Janeiro 2008

      Morro de São Paulo lindo demaissssss...

      Cristiane Marques :O))))))))))))
      Goiânia, 25 de janeiro de 2008.

      Difícil é descrever em palavras algo tão maravilhoso e exuberante como Morro de São Paulo, só quem conhece pode realmente entender e sentir o que todos nos que conhecemos escrevemos aqui. Conheci por acaso esse lugar, mas já havia ouvido falar da ilha que também é conhecida por sua badalação e grande número de visitante estrangeiros. Em dezembro de 2007 eu e meu namorado fomos a Bahia para compromissos profissionais, e em um desses compromissos uma pessoa comentou a respeito dizendo que não podíamos ir embora sem conhecer esse paraíso. Como não tínhamos nada planejado e os compromissos haviam terminado resolvemos ir, em Valença pegamos uma lancha rápida e assim acabamos conhecendo um dos lugares mais lindos que já vi na minha vida. Logo que avistei a ilha me apaixonei. É incrível saber que existe e ter a oportunidade de conhecer um lugar tão lindo como aquele. Morro tem o mar mais belo que já vi, tudo é encantador. Sei que muitas pessoas já ouviram falar do Morro somente por sua badalação, mais a ilha é muito mais do que isso, tudo lá é fascinante e fantástico. Nessa ocasião eu e meu namorado que só fomos pra conhecer, acabamos ficando na ilha dois dias (isso porque eu não queria ir embora) e voltando uma semana depois (ano novo). Isso é o MoRRO um lugar apaixonante. Quem conhecer com certeza vai querer voltar inúmeras vezes. É uma benção de Deus poder estar em um lugar assim com uma pessoa tão especial como meu namorado. Hoje eu e ele amamos esse lugar e agora no carnaval (2008) estaremos lá novamente. Não vejo a hora de irmos. Hoje em dia brinco com ele que adoraria ir morar em um lugar assim, deve ser incrível. Quem sabe um dia....Rsrsrs :O)))))))))))))))))

      Bjo pra todos Meu e-mail (cristianemarqques@bol.com.br)

      Cristiane e Anton


      De: Karen Soares
      15 Janeiro 2008

      Sou americana e meu marido e brasileiro. Nos fiquemos no Morro este Natal e Ano Novo 2008. Foram oito dias maravilhosos. O Joao da Pousada "Ilha do Sol" foi muito gentil. Ele fez um pacote para nos com preco otimo. Achamos o Morro de Sao Paulo um dos lugares mais lindos do mundo.
      Nos ja fomos na Havai nos EUA e o Morro nos lembra muito com Havai. So que a ilha e muito mais economico que Havai. O Morro e muito lindo! A gente da ilha tratou nos com muito carinho.
      O Morro e um verdadeiro paraiso tropical que e muito seguro e nao tem crimen. Gostamos do ambiente fino e de conhecer gente fina do Brasil e da Europa. Tem muitos restaurantes finos e tambem comida caseira para cada gosto. E para quem gosta de shopping, o Morro e muito bom! Como tem quatro praias, nos fomos em uma praia diferente todos os dias. Nos vamos voltar com certeza, mas a proxima vez vamos ir com todos nosso amigos!

      Eliezio e Karen Soares
      Boston, EUA

      I'm American and my husband is Brazilian. We spent Christmas and New Years this year in Morro de Sao Paulo. They were eight unbelievable days. Joao (John) from the "Ilha do Sol" B & B was really nice. He gave a great price on an eight day package.
      My husband and I thought that the Morro has to be one of the most beautiful places on earth. We have been to Hawaii a few times and the Morro is just like it, but alot less expensive than Hawaii. The Morro is beautiful! The people of the island treated us like kings. It is a real tropical paradise and is very safe. We liked the different atmospheres of the island and the choices of restaurants, from upscale gourmet restaurants to home style cooking.
      We met some really nice people from Brazil and Europe. If you like shopping, the Morro is ideal! Since there are four different beaches, we went to a different one every day. We will defintely go back, but next time we'll bring all our friends!

      Eliezio and Karen Soares
      Boston, U.S.A.


      2 0 0 7


      De: Katia Lima
      23 Dezembro 2007

      Conhecemos Morro

      Antes de conhecer Morro de São Paulo, visitei este site e li, um a um, os comentários dos turistas.
      No dia 14/12/2007, eu e meu marido saímos de Salvador, após uns dias maravilhosos, para continuar nossas férias em Morro, onde ficamos até o dia 17/12/2007.

      Todos os comentários que li no site não retratam a verdadeira beleza do local pois é impossível retratar em palavras a magia que envolve aquela "ilha da fantasia" brasileira. O colorido das lojas e trailers, o mar morno, límpido e tranqüilo, a educação, tranqüilidade e concientização de seus moradores, a brisa constante acariciando as palmeiras... é indescritível... Ficamos na pousada Brisa do Caitá, na segunda praia. À noite saíamos para tomar caipiroska nas barracas decoradas com frutas tropicais na areia da praia.

      Os bares super bem transados, tocando música ao vivo. Tudo muito gostoso. Morro de São Paulo é realmente um lugar para ser visitado por casais enamorados, em lua de mel, em segunda lua de mel, familiares, grupos de amigos, crianças... enfim, um lugar maravilhoso que, com certeza, agrada a todos os gostos e supera qualquer expectativa.

      Kátia Lima, RJ


      De: Ana Carolina Ribeiro de Souza
      12 Dezembro 2007

      Nunca havia ouvido falar de Morro de São Paulo, até setembro deste ano, quando meu namorado surtou, e de uma hora para a outra resolveu viajar, pesquisou alguns lugares e decidiu ir a Morro de São Paulo. Disse que meu presente de aniversário daquele ano seria a viajem. Como nunca havia ouvido falar do lugar achei loucura, mas quando comecei a pesquisar sobre a localidade, já havia me encantado. Embarcamos no dia do meu aniversário, e foi um presente maravilhoso, o lugar é simplesmente perfeito, não há o que se criticar em Morro, desde o momento em que chegamos, até o dia mais triste (o da partida) fomos muito bem tratados por todos, pelo guia da agência, pelo atendentes dos restaurantes, pela pousada (que por sinal era tudo que nos precisavamos, Puerto Beach), enfim por todos que fizeram da nossa semana um verdadeiro sonho. Conquistamos amigos excelentes, fizemos um passeio de barco inesquecível, com cariocas, bahianos, mineiros, capixabas e paulistas, foi o máximo!!!

      Morro é um lugar paradisiaco, que agrada a todos, recomendo sempre, todos precisam pelo ao menos uma vez na vida ir a Morro de São Paulo.

      Pena estar distante e não poder ir em todos os finais de semana ou feriado, mas tenho a certeza de que ainda verei este lugar novamente!!!! Enquanto isso fico vendo e revendo as fotos e filmagem, ou acessando diversos sites que fale da cidade, para matar um pouco da saudade, e chega a doer, em ver aqueles belissimos cenarios, e eu estou tão distante....

      Sintam o prazer o de conhecer Morro de São Paulo!!!


      De: Juliana Ferreira Guilherme
      27 Novembro 2007

      MORRO É INCRÍVEL

      Estive em Morro de São Paulo do dia 21/11/07 a 26/11/07 e foi a melhor viagem que já fiz junto com meu namorado. Resolvemos tirar férias e comemorar mais 01 ano juntos nesse lugar paradisíaco. O lugar é mágico demais. Adorei a pousada onde fiquei "Pérolas do Morro" que tem excelente localização (entre a primeira e segunda praia). Os restaurantes são ótimos com cardápios variados para todos os paladares. As pessoas são hospitaleiras, gentis e muito alegres. Também... quem fica triste em um lugar paradisíaco como Morro. Parabéns pela estrutura e organização do lugar, pela limpeza das praias, a segurança dos turistas no lugar e pelas festas e passeios. Espero que tantas outras pessoas tenham a oportunidade de um dia conhecer as belezas de Morro de São Paulo. Espero em breve voltar para novas férias, porque acredito ser muito difícil conseguir ficar longe de um lugar assim por muito tempo.

      Uma grande dica tanto para passar o dia quanto a noite é o bar Sambas na segunda praia. O atendimento do Luciano (dia) é tudo de bom. A noite para quem gosta de boa música ao lado de gente bonita e variedade de cardápio o lugar é esse mesmo.Podem frequentar por minha conta. Tenho certeza que não vai ficar nada a desejar.

      É.... Fica a saudade gostosa do lugar.

      Juliana.


      De: simonevalle
      18 Novembro 2007

      Amo morro

      Para falar a verdade já perdi as contas de quantas vezes já fui a morro. Eu me lembro que a primeira vez foi em 1997. Eu ia para lá e ficava um mês, e não conseguia me enjoar. Fui várias vezes sozinha, e pegava amizade com muita gente. Até hoje o xixi do frescobol, implicada com todos que vão jogar com ele. Acho que para ele todos já tem que saber jogar. aquele lugar é mágico. A primeira vez fiquei na pousada aradia, que antigamente ela tinha umas cabanas de palha que parecia casinha de bonecas. o barulho das palhas na madrugada parecia barulho de chuva. Eu viajava com aquele barulho. Não havia nem banheiro, era do lado de fora, apenas uma cama e um mini ventilador. Levei umas amigas outro ano para lá e elas adoraram. Hoje aradia demoliu tudo, virou uma pousada mais chique. Em 1999, estava naqueles luais do caitá e conheci um paulista, que ela estava muito chato, não saia do meu pé, e acabamos ficando juntos. Isso foi em fevereiro. Quando foi em agosto de (1999), ele me ligou falando que estava em Brasilia a trabalho e que iria ficar um bom tempo. Mas o mais engraçado é que quando ele me ligo eu não me lembrava dele. Ele até falou a roupa que eu estava usando, mais não caia a ficha.Só fui me lembrar depois de quatro horas. começamos a namorar e durou 6 meses. o nosso namoro não ia muito bem. Bem antes dele me ligar em agosto , já estava marcado a minha viagem com 10 amigas para passar o ano novo em arraial d`juda.e Então fomos para lá e de lá fui para itacaré com uma amiga de sp. E assim seguimos viagem para morro. Me lembro que foi em numa quarta feira. Morro só havia argentinos e ficamos mais de duas hrs para arrumar uma pousada. E eu só gosto de ficar mna praia. Nesse dia pernoitamos em uma pousada, para no dia seguinte ir para uma na segunda praia. Aquele dia a noite foi mágico. Estava com minha amiga, quando vimos um argentino, maravilhoso, era um DEUS grego. no dia seguinte estava nas festinhas da praia quando o vi de novo, e ele ficou mais de 3 hrs me olhando. A minha amiga não aguentava mais, achava que ele não vinha falar comigo, até que começou a tocar forró e ele me chamou para dançãr. Descobrimos que estavamos na mesma pousada e não nos vimos. Só sei dizer que dessa vez, eu só ia ficar uma semana, e foram 7 dias juntos com o gabriel, inesqueciveis.E quando voltei para casa, terminei com meu namorado, que praticamente já estava acabado, e depois de duas semanas estava em Buenos aires, na casa da familia desse argetino. Eu fiquei lá um mês e foi maravilhoso. Morro tem muita história na minha vida. Da para escrever um livro. ano que vem estarei indo com meu futuro marido , e ele não conhece a Bahia. Espero que ele ame tanto quanto eu.

      Simone valle

      Brasilia


      De: Alfonso
      28 Outubro 2007

      IMPRESIONANTE LUGAR!!!
      Las perspectivas del viaje eran muy buenas, aunque la realidad ha superado todo lo imaginado!!!
      MORRO DO SAO PAULO es la Ibiza brasilera!!! Sin duda un lugar donde encontrar todo lo que se le pide a un destino de vacaciones. Solo espero que a pesar del paso del tiempo, pueda mantener su encanto natural y el respeto a su gente.
      GAMBOA es espectacular! Un paraiso imaginado, hecho realidad. Gracias a AUGUSTO, nativo de esa tierra que nos ha regalado horas para nuestras locuras y caprichos.
      Todos los lugares y rincones de la ILHA DE TINHARE valen una visita, un rato, una o mil fotos; y lo mejor... la gente de la isla! Conversar con los NATIVOS te da vida. La cultura de esta isla, aunque brasilera, es única.
      Muchos abrazos a esa gente nativa y visitante que en nuestra aventura en la isla nos ayudaron a "resetear" nuestros cansados cerebros occidentales.
      SALUT!!!

      Alfonso


      De: Cicera Valeria
      17 Outubro 2007

      Opinião da turista

      Estive em Morro de São Paulo no mês passado. Achei o lugar lindo. Recebi um excelente atendimento. Me senti segura em Morro de São Paulo. Andava com tranquilidade, parece que aí não tem assalto.
      Excelente.
      Venho por meio deste dar algumas dicas.
      Achei a praia muito suja. Da primeira a quarta praia existe muita sujeira. Na terceira praia é impressionante.
      Existem tijolos (resto de material de construção), saco plástico, e muitos outros, mas o que mais me chamou atenção foi pedaço de caco de vidro (encontrei em todas as praias). Fiquei assustada. É preciso conservar melhor.
      Outra coisa que me chamou atenção... foi o excesso de cachorro nas praias. Isto é ruim porque existem pessoas que tem medo de cachorros e outra não é higiênico. Pois todos sabemos que é possível pegar micose, pisar em sujeiras e outros desconfortos.
      Tirando estes detalhes... achei Morro excelente.
      Estou enviando este e-mail com intuito de ajudar.

      Obrigada.
      Valéria/ Brasília.

      Cícera Valéria
      valeria_df@yahoo.com ou ciceravaleria@yahoo.com.br


      De: Penha
      17 Outubro 2007

      GEANNE e DINHO

      Fomos a Morro de São Paulo faz tanto tempo que é díficil precisarmos quando. Mas com certeza, mais de 14 anos se passaram. Além da natureza FANTÁSTICA, conhecemos pessoas interessantes das quais não esquecemos, o FON (o do pastel), a sorveteria da Geanne que namorava o Dinho, cujo pai possuía o barco que ligava a Salvador. Também lembramos de 1 restaurante que ficava na esquina à direita de quem descia da praça em direção às praias. Por favor, quem estiver lendo esta mensagem, nos informe o paradeiro dessas pessoas e como faço para encontrá-las. Meu orkut é Penha Motta (a foto é uma tatuagem de índia) e meu e-mail é penha.motta@terra.com.br. Gostaríamos MUITO de saber deles.. Estamos pensando em ir de novo agora em novembro, mas antes queremosfazer contato com eles.
      Obrigada e um enorme beijo nas bochechas.


      De: João Bosco Santos
      01 Outubro 2007

      LUGAR DA MINHA VIDA....

      CONHEÇO MORRO HÁ UNS 7 ANOS...JÁ FUI 4 VEZES (ÚLTIMA SETEMBRO/2007)...NÃO EXISTE LUGAR MELHOR NO MUNDO,ONDE DESCANSO MINHA ALMA E MEU CORPO...ONDE ME SINTO HUMANO E PARTE INTEGRANTE DA NATUREZA...QUE PRESENTE MARAVILHOSO DE DEUS PODER SENTIR O SOL INDO PRO ORIENTE SENTADO NO FORTE...OU LÁ FAROL...MOMENTO DE EXISTENCIALISMO TOTAL,O POVO NATIVO DE MORRO É ANFITRIÃO DE MANEIRA SEM IGUAL...O MAR É QUENTE,A VILA É ACONCHEGANTE, A SEGUNDA PRAIA C SUAS FESTAS E CERVEJAS SÃO INESQUECÍVEIS...CAMINHAR DA TERCEIRA PRAIA ATÉ A PRAIA DO ENCANTO...NÃO TEM MAGIA IGUAL...SE VC AINDA NÃO CONHECE OU PENSA SER IMPOSSÍVEL EXISTIR UM LUGAR ASSIM VÁ PARA MORRO,SEMPRE ALGO MUDA EM NOSSAS VIDAS DEPOIS DE UMA VIAGEM DESSAS...

      VALEU MORRO...MORRO DE SAUDADES...

      JHONNY


      De: danielats@smov.prefpoa.com.br
      25 Setembro 2007

      Morro resume tudo de bom!

      Fui pra Morro faz 5 anos...nesse meio tempo fui pra Itacaré, Lençóis Maranhenses, Ilha do Caju, Jericoacoara, Fernando de Noronha, Ilha Grande, Arraial D´ajuda....todos lugares fantásticos e especiais... Mas pra Morro eu vou voltar! Volto esse ano pra matar a saudade desse lugar que resume o que o nordeste brasileiro tem de melhor! Pra tomar caipira de siriguela na vila, pra fazer snorkeling por 3 horas seguidas (e sem frio) na 3ª praia, pra ver o pôr do sol nas ruínas do forte e pra mostrar essa maravilha pra minha filha de 1 ano! É o mar mais lindo do litoral continental do Brasil! Melhor que isso, só Noronha mesmo...onde não é legal ir com bebês...

      Morro tem sol, mar, simpatia, natureza, agito, história, arte, tranquilidade, tudo na medida certa!

      Daniela Sperb - Porto Alegre - RS


      De: kissrsg
      17 Setembro 2007

      Estive em Morro pela 1ª vez, em 1998, e fique completamente encantada com tamanha beleza, morro é um presente de Deus! Desde de então retorno a Morro uma vez por ano para me fortalecer e receber as energias positivas deste lugar maravilhoso.... Amo Morro de São de Paulo.... Saudades de Morro!

      Renny Gomes


      De: Hammer Deportes
      14 Setembro 2007

      Hola soy Argentina y estuve en el Morro en el año 2000, pare en un hotel llamado Ventos Aliseos y ahora no puedo encontrar ningún dato de el, no porque quiera volver sino para ver como esta ahora y eso...tienen idea si este hotel sigue existiendo o si cambio de nombre???, el dueño o gerente se llamaba Stefano, gracias!!!!.


      De: lucyano segundo
      11 Setembro 2007

      Estive em Morro de São Paulo no final de agosto de 2007

      Passei uma semana com a mulher que eu amo em Morro de São Paulo.
      Foi uma semana maravilhosa, que até hoje não sai da minha cabeça.
      Primeiro que o lugar é fora do comum e ainda é afrodisíaco. Em segundo lugar, passei momento inesquecível com a pessoa que amo muito, pena que passou muito rápido os dias, mas aproveitei todos os momentos com ela.
      Lá conhecemos muita gente interessante e legal. Recomendo um passeio ao Morro e quero ir novamente.

      Lucyano Estevão Botelho Silva Segundo


      De: Susi Fernandes
      04 Setembro 2007

      Faz 14 anos que frequento Morro de São Paulo, mas ainda é muito estranha a sensação e não saber explicar o amor que sinto pelo Morro.
      Enquanto todos me questionam o que me atrai no Morro, o que tem lá, porque não viajo para outros lugares, porque só tenho vontade de ir para Morro...fico tentando achar uma explicação.

      Na verdade esse é o tipo de coisa que só quem vive consegue descobrir as respostas para essas perguntas.
      Só quem conhece Morro, quem sente aquela vontade de ficar para sempre, quem tem amigos tão especiais que moram no lá, quem conhece os turistas que chegam para ficar dois dias e resolvem ficar dez, quem assiste o espetáculo do pôr-do-sol todas as tardes, quem come o pastel do Fon, quem toma a caipiroska da Vivi Drinks, quem come a comida do Tangerina, quem faz caminhadas com Marcelinho, quem fica horas conversando e rindo com Aquiles, vai saber exatamente que amor é esse que sinto pelo Morro.

      E o Morro além de ter e ser tudo isso de bom, me deu amigos tão especiais, Camila e Gazinho que hoje fazem parte da minha vida e ficarão para sempre no meu coração.
      É por eles é por todas essas coisas que sou apaixonada por Morro e sinto o coração apertado de saudade.

      Súsi Fernandes
      São Paulo


      De: Ana Paula Vasconcelos
      31 Agosto 2007

      Estive em Morro em outubro/novembro de 2005.

      Moro em Belo Horizonte, e aquele havia sido um ano duro para mim: minha mãe havia sofrido um acidente e feito uma cirurgia delicada. Minha irmã tinha terminado um casamento grávida, voltado para casa e o bebê havia acabado de nascer.
      Em setembro, estava exausta e precisando de férias urgentemente. Comentei com um amigo e ele disse que conhecia um lugar perfeito para eu me recuperar.

      Foi assim que conheci Morro. Inicialmente visitei o site (que aliás, agora esta muito mais lindo) e me apaixonei.
      Comecei então, a programar minha viagem. Decidi que iria passar duas semanas em Morro, sozinha, sem celular, na baixa estação.
      Minha família e meus amigos me acharam louca. Mas foi a melhor viagem que já fiz na vida.

      Me lembro da emoção que senti ao avistar a ilha do Catamarã. Linda, bem ali na minha frente.
      Já na chegada conheci um italiano que encontrou um conterrâneo de sua pequena cidade, que tinha ficado amigo de uma paraibana.
      Eu e a Soraya nos tornamos melhores amigas em minutos. Acabamos dispensando os italianos que se revelaram bem chatos e conhecemos um casal do Rio que tinha ficado amigo de 3 belgas.
      Resultado: formamos uma turma sensacional: Eu, a paraibana, o casal carioca, os três belgas e um chileno engraçadíssimo que se juntou á nós.
      O mais curioso é que cada um estava numa pousada diferente, mas a identidade foi imediata.
      Com estes novos amigos, descobri esta ilha maravilhosa. Vivi momentos deliciosos e engraçados. Explorei cada cantinho da ilha. Fizemos uma caminhada ótima até a 5a. praia, assistimos ao por-do-sol ao som do bolero de ravel, passamos tardes vendo o pessoal jogar voley de praia na 2a. praia, fizemos picnic na ponta do curral com um nativo que assou uma cavala enterrando-a na areia para nós.
      Conheci uma dentista que morava na ilha e ela me apresentou o Zimbo, um lugar que pouca gente conhece.
      Na despedida, voltei aos prantos.
      Mas quem vai a Morro volta com ele no coração. Como um refúgio.
      Morro de saudades sempre. E agora estou planejando voltar.

      Como descobri este link legal no site para contarmos nossa estória, estou aqui contando a minha.
      Cheguei em Morro sozinha e voltei cheia de bons amigos e muitas estórias.

      Ana Paula Monteiro.
      Belo Horizonte


      De: Rodrigo Oliveira
      17 Julho 2007

      Férias no morro

      Estive em Morro de São Paulo em 2001 me encantei com beleza do lugar mas me preocupei com a preservação do mesmo, felizmente tive o prazer de voltar novamente em 2007 e tive uma ótima surpresa, pois Morro continua lindo e preservado como sempre, estava tudo em seu lugar sem nenhum detalhe a mais ou a menos. Pois se tivessem mexido o Morro de São Paulo deixaria de ser o que sempre foi um Paraiso.

      Adoro Morro de São Paulo o melhor e mais belo lugar do Brasil.

      Rodrigo Oliveira


      De: Nuno Freire
      13 Junho 2007

      Férias no morro

      olá a todos se tiveram ou ainda vao estar no morro.
      Estive no morro pela primeira vez em 2004 com uns amigos,segunda vez em 2005 com a minha namorada atual esposa k é de Salvador,a terceira vez k tive no morro foi em 2007 com minha familia k adoraram. Adoro o morro na tem igual parece uma imagem tirada de um filmea agua cristalina do mar ,as praias anoite sao o melhor k há ,as hospedagens sao muito boas muito rusticas nada de luxos mas chega perfeitamente pra kem ker passar umas ferias no relax. Penso ir pra salvador de novo em 2008 na posso perder a oportinidade de ir de novo ao morro,espero assim encomtrar igual como antes,sem poluiçao sonora o mais calmo posivel.
      Sem mais nada a dizer assim vou indo.
      Abraços pra todos.

      Nuno Miguel


      De: valesca
      10 Junho 2007

      Estive em Morro de São Paulo apenas para um passeio rápido de um dia. Me encantei com o lugar e sei que ainda tenho muita coisa para ver. Pretendo voltar muito em breve e passar vários dias curtindo a paz desse lugar mágico. Morro de Saudade de Morro de São Paulo é a mais pura verdade. Morro, espere por mim que eu voltarei.

      De: Valesca Janino/ RJ


      De: Bianca Ramos
      07 Junho 2007

      01 a 04 Junho 2007

      Estivemos em Morro de São Paulo no período acima. Ganhamos essa viagem, e de fato foi um presente de Deus para nossas vidas! Eu e o Estevão estamos juntos (entre namoro, noivado e casamento), há 12 anos. Foi uma segunda lua-de-mel. Nos casamos em 15/12/2001.

      Ainda não tínhamos ouvido falar de Morro, escolhemos esse destino por recomendação de um amigo. Quando entramos no site, nos apaixonamos na hora! De fato, tudo o que o site informa é verdadeiro de acordo com a realidade. O lugar é paradisíaco, coisa de cinema!

      No domingo fizemos o passeio em volta da ilha, conhecemos Gamboa, Ponta do Curral e a encosta da argila. Foi maravilhoso! Voltar para o Rio de Janeiro não foi nada fácil...Mas vivemos momentos inesquecíveis!

      Pretendemos voltar assim que pudermos, vale à pena!
      Nós também morremos de saudades do Morro!

      Estevão e Bianca Pires - Rio de Janeiro, RJ


      De: patricia salas
      07 Abril 2007

      Hola!!! somos dos amigas chilenas que fuimos a pasar nuestras vacaciones a Salvador y nos tinco ir a Morro, solo ibamos por un dia pero nos encantaron esos paisajes paradisiacos y su gente calida que te hacen vivir momentos magicos, nos terminamos quedando 4 dias y estamos arrepentidas de habernos ido, pero nos vamos con los mejores recuerdos y decididas a volver. Nos vemos pronto!!


      De: MARTIN Francisco MOS/GEAB
      19 Abril 2007

      Estuvimos con mi mujer 7 días en Morro y hemos pasado unos días espectaculares.
      Muy lindo lugar y muy amable la gente en general, nos hicieron pasar unas vacaciones excelentes a mi mujer y a mi.

      Quería recomendar a las personas que vean este mensaje una Pousada: Aymorés en la Cuarta Playa. Tanto por las comodidades de las habitaciones, la tranquilidad y su cercanía a mar, como por el excelente trato personalizado del encargado de la Pousada (Clever) hicieron de este viaje unos días difíciles de olvidar.

      Alejandra y Francisco – Argentina
      Pd. adjunto una foto con Clever


      De: Isabela Schwarz
      29 Mar 2007

      Chorei lendo as mensagens...
      Como pode tantas pessoas sentirem a mesma coisa com relação a um lugar ???
      Só pode ser magia !!! Ou melhor: o retrato das bênçãos de Deus !!!
      Esse lugar lindo estará para sempre bem mais que na minha mente... No meu coração !!!
      Até mais, Morro... Também Morro de Saudades !!!

      Isabela Schwarz


      De: WELLINGTON DE OLIVEIRA BARROS
      24 Mar 2007

      MORRO É DEMAIS

      DEPOIS DO CARNAVAL EM SALVADOR 2007, RESOLVI DA UMA PASSADA NO MORRO, POIS JA ESTAVA MORRENDO DE SAUDADES,

      WELLINGTON DE OLIVEIRA BARROS


      De: Carolina Alves
      23 Feb 2007

      Olá,

      Eu e minha amiga Mel criamos o seguinte slogan para essa Ilha Maravilhosa.... SE CONTAR NINGUÉM ACREDITA!! Morro de São Paulo é sem explicação, um lugar para ir não apenas uma vez ou duas mas, várias vezes para conhecer cada canto de lá. Passei três dias na Ilha e olha foram os melhores dias da minha vida. Uma paz... Sem falar que tomar banho na Fonte do Céu não teve preço. Pena que meu Leozinho não estava comigo.

      PS: Espero que os nativos se conscientizem e que continuem cuidando da ilha para que futuras gerações usufruam.

      Carolina Teixeira
      Bacharel em Turismo


      De: Sonia Silva
      Sun, 11 Feb 2007

      Toda a gente me dizia que o Morro era um sitio mistico e eu sempre achei que ia adorar. Finalmente este ano decidi ir até lá e a verdade é que voltei diferente...

      Diferente porque me encontrei naquele lugar .. uma paz , uma tranquilidade , um bem estar comigo mesma como nunca senti antes. Culpa da lua ? Talvez ... Foi o luar mais incrivel que alguma vez vi.

      Depois tem aquele mar , aquela brisa que me fascina , aquela gente amiga e de bem com a vida , enfim , naõ é fácil falar do Morro porque me dá muitas saudades (mesmo) e acho que na verdade é preciso ir lá para sentir o que nos prende aquela ilha.

      O que me faz feliz , agora que voltei, é pensar que dentro de pouco tempo estou de volta!

      Bem haja Iemanjá!

      Sonia
      Fev 07


      De: Michelly Oliveira Sarmento
      Mon, 05 de Feb 2007

      Cheguei solteira e voltei noiva!!!

      A gente nunca sabe o que Deus planeja pra nossas vidas...Há cinco anos eu conheci uma família em Natal, q me mostrou fotos e filmagem de Morro, logo de cara, me apaixonei pelo lugar!!! Desde então, eu sonhava em conhecer Morro de São Paulo, mas nunca dava certo...No começo de novembro de 2007 acabou meu namoro de 02 anos, e eu e a Larissa (uma amigona, q tb estava solteira!!!) resolvemos realizar esse sonho. Em um mês estava tudo certo: passagens, pousadas, roteiro...mas nós duas não contávamos com algumas mudanças: uma semana antes da viagem a Lari começou a namorar e eu e meu ex-namorado Fábio começamos a conversar sobre uma eventual volta. Daí, chegando em Salvador, a Lari me disse q o Pablo (seu namorado) iria até Morro passar o reveillon com a gente. Ah, não tive dúvida, na mesma hora eu liguei para o Fábio e o convidei pra também ir conosco (até aí estávamos terminados!!!).
      Chegando em Morro tudo era perfeito: a ilha com praias de àgua transparente, vários barzinhos beira-mar e alguns até a luz de velas, a vila um encanto com ruelas sem asfalto e um montão de restaurantes, pousadas, feirinha, e melhor ainda, a gente não precisa de carro pra nada, fazia tudinho a pé, era uma tranquilidade só!
      Nossa, aquele foi o melhor lugar q Deus poderia ter preparado pra nós dois (já que nós não tinhamos combinado nada antes!!!) pra recomeçarmos nosso relacionamento, e dessa vez, pra sempre! Eu explico: é que no dia 31 fomos pra 2º praia e, bem na hora da virada tive uma grande supresa: com o céu todo colorido pelo fogos, naquele lugar paradisíaco, o Fábio me pediu em casamento...é claro q eu aceitei...foi maravilhosso, mais lindo e perfeito do que algum dia eu poderia ter imaginado...voltei noiva, amando ainda mais o Fábio, com a certeza que ele é o homem da minha vida, muito feliz e encantada com as belezas do Morro... realmente, é o lugar mais bonito que eu já visitei até hoje...eu e o fábio casamos em abril, e, com certeza, voltaremos várias outras vezes pra matar a saudade dos encantos do Morro...


      2 0 0 6


      De: Maria Izabel

      ai que saudade!! quanta lembrança...

      Em dezembro de 1999 fui visitar a Bahia, outro país, na minha opinião, uma terra abençoadíssima por Deus, fui com minha família e amigos em três carros, tínhamos um trajeto a ser percorrido e deveríamos estar de volta no dia 9 de janeiro, passamos a virada do ano numa escuna em frente ao farol da barra em Salvador, ficamos em Itaparica, no dia 6 fomos conhecer Morro de São Paulo pra ficar apenas 2 dias e ir à Itaúnas para depois voltar para São Paulo...
      Eu lembro de todos os meus primeiros passos já na entrada do Morro, era final de tarde e fui conhecer a primeira praia, nunca senti tanta energia na minha vida, fui andando com uma amiga que também estava encantada.Passaram-se esses dois dias maravilhosos e decidi que não ia embora nessa sexta-feira com todo mundo, conversei com 3 amigas que estavam comigo e resolvemos ficar mais um fim-de-semana para depois irmos embora de ônibus na segunda-feira.
      Falei com minha mãe que disse tudo bem e me deu dinheiro para a passagem.Fomos acampar no camping das cuecas, na segunda praia, não foi fácil, mas faz parte...
      Meu desejo era ficar naquele paraíso por muito mais tempo, mas não tinha como me sustentar, no sábado à noite fomos ao Caitá curtir, estava na praia e fui procurar um cigarro e pedi pra primeira pessoa que vi fumando, não lembro como surgiu a conversa, mas lembro que comentei a minha vontade de ficar mais tempo e a impossibilidade pela grana, foi quando o Luís, essa pessoa, falou que era o garçon da tarde do Caitá e que o dono estava precisando de gente pra trabalhar à noite.
      No dia seguinte estava lá eu procurando o Luciano, me apresentei e ele só me perguntou se eu sabia abrir cerveja, disse que sim, então começaria na segunda-feira. Minhas amigas foram embora na segunda de manhã e eu me mudei para um albergue atrás do Caitá, esse dia foi inesquecível, pois eu não conhecia uma única pessoa naquele lugar e passei o dia inteiro sem abrir a boca pra falar com alguém, sentei na areia pra refletir o entardecer quando, surgiu um hippie segurando uma bandeira vermelha, eu estava de biquini vermelho e com duas tranças no cabelo vermelhas, ele me perguntou se eu falava português e se eu queria ganhar um presente nesse fim de tarde, disse que sim, totalmente abismada, quando ele jogou na minha mão um colar com umas flores vermelhas e sumiu, virou as costas e foi embora, nem agradeci.Eu, sinceramente, achei isso muito mágico.
      Bom, à noite fui trabalhar e já conheci minha grande amiga Calipsa, que é encantadora e que até fez uma filha nesse verão, a Luna. E foi assim que começou minha aventura, ligava pra minha mãe dizendo que no próximo fim-de-semana voltaria...isso durou até abril. Conheci pessoas maravilhosas que penso intensamente para o resto de minha vida, me apaixonei pelo argentino mais maravilhoso que eu conheci, que todos conhecem e respeitam no Morro, o Gaby, fiquei em nove lugares diferentes nesse tempo todo que eu fiquei.
      Posso garantir que essa viagem mudou minha vida pra sempre, mudou meus valores, virei outra mulher. Aprendi muito, na verdade eu poderia escrever várias histórias e acontecimentos desse verão de 2000, houveram umas que não foram absolutamente nada agradáveis, mas que foram importantes também.
      Não sei quem vai ler esse meu e-mail, mas peço que se tiver algum contato com o Jodi que trabalha numa agência de turismo no Morro, mandar um beijo enorme pra ele. Peço também que envie uma mensagem pra mim dizendo que leu.
      Meu nome é Maria Izabel (Bel) e meu e-mail é belduva@hotmail.com, sou de São Paulo, tenho 21 anos. Beijos a todos que vivem no maior paraíso do mundo!!!!


      De: marcelo reis

      aprecio morro e tudo o q há lá

      Morro de São paulo, é parte de nossa grande história, e tudo o q tem em morro é pra ser preservado e ,preservado por todos nós independente se daki ou de lá, nossa cultura tem q ficar intácta.
      Conheço Morro apenas de fotos, filmagens e comentários de amigos.Mas esse final de ano de 2004 pra ser + exato estarei aí com vcs, se DEUS kiser.
      Um grande abraço de um grande tb mergulhador e preservador da natureza...
      Marcelo Reis...


      De: paty

      melhor lugar

      estive no morro de são paulo em 1997,para mim foi a melhor viagem de toda minha vida,fui para ficar apenas 15 dias acabei ficando 3 meses isso porque não queria mais voltar para são paulo,no morro tive momentos maravilhosos,agora no fim do ano volto para o morro de são paulo ,já estou contando os dias para que chegue logo não vejo a hora de poder desfrutar do morro beijos e até o fim do ano.


      De: Nathalia Glagau Benitez

      informações sobre o morro

      Olá, estou precisando saber um pouco mais sobre a vida dos moradores como: empregos,casa pra morar, ou seja queria conhecer alguém que mora aí e q gostaria de se comunicar por e-mail, tem como?
      Obrigada Nathalia


      De: Stélio Araújo Fo
      Apr 22, 2004

      Obrigado, Morro!

      Tivemos uma curta experiência como administradores de Pousada aí no Morro. Passamos na Ilha pouco mais de 7 meses, que valeram por anos como experiência e aprendizado.

      Nem é preciso falar das suas praias, do passeio para a fonte do céu, tão singela na sua simplicidade, da vista do Farol, as enseadas e o sol se pondo na ponta do Curral, da forte presença da Natureza, tão próxima da Vila, nos permitindo ouvir os pássaros, ver os micos pulando de galho em galho, e até, imaginem só, teiús!

      Passar uma temporada no Morro é uma experiência fantástica, é uma oportunidade de silenciar um pouco a mente barulhenta, na direção da quarta praia, na direção da Fonte ou sentado na murada do Farol, contemplando a força das ondas na maré cheia vindo em direção ao forte, até o sol se esconder até o dia seguinte, enquanto o Farol começa a se tornar o grande astro, acendendo e apagando, dizendo sim, dizendo não, sim..., não...,sim..., não..., sim...,não...(isto é plágio).

      Morro é realmente um lugar diferente, um patrimônio da humanidade, merecedor de todo o nosso respeito.
      Foi muito proveitosa a experiência de Pousadeiros, apesar de todo o corre-corre, principalmente nos pacotes.
      Como disse um colega, tradicional Pousadeiro do Morro, quando for depois me hospedar em algum Hotel ou Pousada, vou pensar melhor antes de reclamar de um chuveiro que não está esquentando ou uma toalha que está faltando. A turma aí é que sabe.

      Pretendo, doravante, continuar frequentando esta ilha preciosa, passando, sei lá, 2 ou 3 meses por ano, como turista, quase nativo.

      Valeu Morro, e ATÉ BREVE!


      De: Súsi Fernandes
      Apr 17, 2004

      Morro de Saudade

      Paixão - Sentimento forte, como o amor. Movimento impetuoso da alma para o bem. Mais comumente paixão, designa o amor. Gosto muito vivo, acentuada predilação por alguma coisa.
      Estas são algumas definições que encontramos no dicionário para a palavra "Paixão".
      Para mim paixão é muito mais do que isto.....paixão é sentir um frio na barriga quando a lancha está chegando em Morro de São Paulo......é sentir vontade de correr quando estamos subindo a rampa para chegar na vila.
      Paixão é o coração disparar quando em frente a igreja olhamos para a vila procurando um amigo para dar "aquele" abraço de saudade.....Paixão é querer ficar e nunca mais partir.
      Alguns insistem em dizer que a paixão não dura para sempre..que se apaga com o tempo.
      Quero dizer a todos que a verdadeira paixão jamais acaba.
      Depois de 10 anos visitando Morro de São Paulo ainda sinto todos estes sintomas cada vez que chego lá.
      Nada é mais apaixonante do que chegar no Morro tomar uma caipirinha da Viviane, bater um papo com a Joelma e o Gamacho, abraçar o Marcelinho, dar muita risada com o Dedéco, beijar a boca do chatinho, sentir o carinho da Tia Leda e sua família, fazer tatu no Gazo, curtir a praia no Oxum, na madrugada ir dar uma voltinha no forte.....e muito mais.
      Mas como tudo não é só alegria, em algum momento se cria dentro de mim uma dor que jamais pensei que existisse....a dor da saudade.
      Saudade que fica comigo por todo o tempo enquanto estou longe.
      A todos vocês meus amigos de Morro quero agradecer pela amizade e carinho de sempre.

      Súsi Fernandes
      São Paulo-SP.


      De: Ika Lourdes
      Apr 11, 2004

      mãe natureza!!!

      Penso e acredito que o mundo se põe de acordo algumas vezes nessa vida, para que as pequenas coisas e os sonhos se transformem em realidade.
      Conhecí o Morro por "acaso", através do meu filho Miquel que já vive lá 4 meses. Tento buscar uma palavra para definir tanta beleza e não encontro...esse palavra somente está nas lembranças de cada viajeiro que visite o Morro. Por favor, vamos preservar esse pedaço de mundo tão lindo!!!
      Visite, cuide e...volte!
      Beijos ao meu filho Miquel e ao Gustavo (que ainda estarão naquele paraíso) Ika


      De: Mara
      Mar 23, 2004

      O Páraíso!!!

      Nossa não tenho palavras p/definir o morro,é simplismente o melhor lugar do mundo!!!Fui c/um grupo de colegas da faculdade(SOMOS ESTUDANTES DE TURISMO DA FAC MONTENEGRO)e voltamos todos apaixonados.Passamos a amar o curso ainda+.É simplismente mágico,pessoas bonitas,muito simpaticas,praias maravilhosas e uma noite inesquecível!!!Fizemos de tudo p/atrasar o nosso retorno,foi ilário!O interessante é q passamos apenas 2dias e foi o suficiente p/nos deixar morrendo de amores.Partimos todos de coraçao apetado e sonhando c/o retorno.Ai,ai...MORRO DE SAUDADES DO MORRO!!!!!!!!!!!!!MARA


      De: Marciana
      Mar 22, 2004

      Namorar Morro e Namorar em Morro

      Já tinha vindo em Morro algumas vezes, agora foi ainda melhor!!!
      Pela companhia e pelo momento que estávamos vivendo. Namorar Morro com esta vila super charmosa, povo feliz, crianças sendo crianças, sem hora marcada....e namorar em Morro com cenários deslumbrantes, lua , mar , praias desertas, restaurantes com boa comida(Ardentia)é realmente para se apaixonar!! Assim sair aí do Morro apaixonada!!!!!!!Sandro a nossa viagem foi fantástica.
      Março/2004


      De: Andrea Sluzek
      Mar 16, 2004

      Ressaca

      Impossível apagar da memória os momentos que eu e minha amiga Marta passamos nesta terra mágica, incomparável, única... Chegamos na quarta feira de cinzas pois ouvimos falar que a ressaca do carnaval em Morro era especial... e foi muito além do que imaginávamos... Foi tudo maravilhoso. O que mais nos impressionou foi a quantidade de pessoas de todas as partes do mundo encantadas com tanta beleza, e todo mundo no mesmo clima, num astral que só a Bahia tem ... Já estamos "morrendo" de saudades...


      De: alessandro
      Mar 16, 2004

      italia

      un posto incantevole....un vero paradiso in terra!!!!


      De: Sergio Luiz Martins de Souza
      Mar 11, 2004

      Ilha da Saudade

      Ola,como vão todos ai do Morro. E com grande satisfacao que escrevo falando do MSP, porque eu ja não aguento mais de saudade desse PARAISO que Deus nos deu. Estive la umas 5 vezes e não consigo ficar com as fotos guardadas por muito tempo sem vê-las, sem contar as vezes que eu mostrei para as pessoas que eu conheco no trabalho. Adoro ver a expressão que elas fazem quando vêem as fotos tiradas do alto do Farol para mim e um orgulho, Eles babam e eu fico aguardando a proxima vez, que não vai demorar muito, quem sabe janeiro de 2005.Pra ficar melhor ainda a tia da minha esposa, D. Nanci, mora la e ela tem um quiosque que vende presentes bem proximo da descida da escada que da acesso na 2a praia. Um beijão para ela e seus filhos e para todos que estão no MSP. Sergio, Sandra, Juliana e Mariana.


      De: Líllian e Vinicius
      Feb 28, 2004

      Ô Lugar maravilhoso...

      ESTIVEMOS EM MORRO DE SÃO PAULO DIA 02/01/04, DURANTE NOSSA VIAGEM DE LUA-DE-MEL E SIMPLISMENTE AMAMOS.
      MORAMOS EM JOÃO PESSOA (PB) E ESTAMOS SONHANDO EM VOLTAR A BAHIA E ESPECIALMENTE AO MORRO. TUDO AÍ É MARAVILHOSO!
      ÊTA TERRA BOA!!!


      De: Magda
      Feb 26, 2004

      Magdalena y Jesus

      Soube da existência de Morro de São Paulo através de uma camiseta, em julho de 1997... o menino que a vestia me falou com tanto entusiasmo que este nome nunca me saiu da memória. Fevereiro de 2004, visita a Salvador e só ouvia "Morro de San Pablo" Com duas amigas argentinas fomos descobrir o quê que a Bahia tem??? O quê que o morro tem???
      Agora descobri que morro de saudades dos momentos inesquecíveis que passei neste paraíso. Morro ... de saudades e morro ... de amores. Foi ali na primeira praia que beijei o meu sonho.
      Foi na segunda praia que definitivamente me apaixonei. Por tudo que morro tem, por toda sua magia! O destino é a palavra certa para definir o que passei... Morro de amor por "él" A este lugar dedico todo meu amor e toda a minha saudade!


      De: karina e alessandro
      Feb 25, 2004

      lua de mel

      Ouvimos falar de Morro de São Paulo pela primeira vez por um casal carioca que conhecemos em Fortaleza, em 1998. A propaganda foi muito grande e decidimos conferir.
      Passamos nossa lua de mel em Morro de São Paulo em maio de 2000. E não poderia ter sido em lugar melhor. Foram os sete melhores dias da nossa vida.
      Morro é a tradução da beleza, paz, tranquilidade e hospitalidade.
      Ficamos no Hotel Porto do Zimbo, na quarta praia, que é fantástico. Mais fantástico ainda é voltar da vila a noite e a pé, antes da subida da maré, com aquele mar de estrelas cobrindo a noite.
      O melhor bobó de camarão que já provamos é de um restaurante que fica na vila, na rua principal (acho que é Sabor da Terra) e Boipeba é um passeio imperdível.

      Enfim, para todos e para os casais em lua de mel não há pedida melhor que esse paraíso na terra chamado Morro de São Paulo.


      De: Giovanni
      Feb 20, 2004

      Lua de Mel em Morro

      Conheci Morro de São Paulo, primeiramente, por fotos tiradas por meus pais em 1999, quando foram numa excurção de carnaval. Fiquei fazendo planos para um dia ir pessoalmente conhecer suas praias e tudo mais. Em 10 de janeiro de 2004 me casei e fomos passar nossa lua de mel neste lugar maravilhoso. Quero deixar um abraço à Tia Glória que nos acolheu muito bem.
      Foi uma pena que a chuva demorou a dar uma trégua para continuarmos os passeios. O passeio de lancha ao redor da ilha foi a melhor parte. Mas a semana passou voando e tinhamos que voltar à realidade. Quem saber no aniversário de um ano de casados a gente volte? Um abraço a todos.


      De: liane
      Feb 14, 2004

      só gringos

      Estava em morro ha duas semana (hj dia 14/02/04), amei tudo mto lindo, concerteza quero voltar. Pena q não me sentia no Brasil, principalmente a noite na barraca 87, onde um argentino nos cobra 10 reais ou mais pra entrar, vai explorar os gringos pô! nunca paguei pq dava um jeitinho! cara só tem gringo em morro, de israel, australia, argentina, chili...mas é massa, varias amizades com eles e com uns poucos nativos.
      Só acho q deveria rolar mais lual na praia free com um reggae rolando...ah, o pior na 87 q toca musica pra gringo gostar! fala serio!


      De: Filipe
      Feb 14, 2004

      Manifesto

      Prezados,

      Tive o prazer de conhecer Morro de São Paulo em fevereiro de 2004.
      Estivemos eu e minha namorada na ilha por 5 dias, hospedados numa pousada da 3ª praia. Realmente trata-se de um belo lugar e com uma boa infra-estrutura para o turismo. Entretanto, acho importante haver uma política mais agressiva de educação, conscientização e até mesmo punição das pessoas quanto ao lixo descartado. Lixo este que pode ser visto nas areias e nas águas. E não me refiro somente ao "lixo turístico", composto por latas de alumínio, frascos de filtros solares vazios, etc, mas também àquele depositado pelos próprios moradores da ilha, como sacos plásticos de alimentos e entulho remanescente de construções. Uma ilha bonita como Tinharé, com belas praias e tendo o turismo como principal fonte de renda deve deixar uma boa impressão aos seus visitantes, para que os mesmos não apenas retornem, mas também divulguem o local para outras pessoas.
      Desde já agradeço a atenção dispensada. Um grande abraço a todos.

      Filipe (Belo Horizonte - MG).


      De: Rodrigo Portugal
      Feb 10, 2004

      saudades

      Estive no paraíso há uma semana atrás, lá encontrei pessoas amigas que falam diversas linguas de outros países, outras religiôes, diversas cores; mais tôdas tinham algo muito importante em comum: VIVER EM PAZ, em paz no paraíso, paraíso que vale ouro
      o ouro da amizade sincera
      o ouro da paisagem exuberante, vibrante
      o ouro das encostas do "Morro"
      o ouro das lembranças do "Morro"
      o ouro, que é;
      O MORRO DE SÃO PAULO,
      O PARAÍSO...
      ABraços a todos....


      De: Artur de Souza Maciel
      Feb 06, 2004

      Paraiso de Morro de São Paulo e Eco Sistema do MANO.

      Olá pessoal do Morro de São Paulo!
      Há algum tempo estive nesse maravilhoso lugar, de onde só trouxe boas recordações e muita saudade e vontade de voltar o que espero aconteça breve.
      Lendo as mensagens, encontrei a do MANO, morador local, que reclama e conclama a todos, principalmente os donos de pousadas para os cuidados relacionados com o lixo e eco sistema. Parabéns mano pela iniciativa.
      Oxalá todos os moradores e turistas se conscientizem da necessidade de bem cuidar do lixo. Há muita coisa a ser feita e que, com certeza, não é difícil de fazer: Reciclar aproveitando o que for útil; Se cada visitante (ou morador), em toda viagem de volta ao continente levar o máximo de lixo que tenha gerado em sua hospedagem, estará contribuindo para manter o Morro livre da sujeira.
      E as autoridades locais por quê não agem em prol de Morro?
      Conheci muita gente bonita, inteligente e interessante, que custa-me acreditar que não estejam agindo em favor desse paraíso. Pena que foi em julho, quando chovia muito. Hospedei-me com a namorada na terceira praia e curtimos bastante as maravilhas diurnas e noturnas de Morro. O argentino do pastel e seu violão à noite na vila foi algo diferente e agradável vivido durante a quinzena em Morro.


      De: Amélia
      Jan 19, 2004

      Um lugar abençoado!

      Tive a imença benção de poder conhecer Morro de São Paulo e nem, preciso dizer que fiquei encantada com o lugar. Apesar da maratona que eu fiz pra chegar ao lugar valeu muiiiiitissimo a pena, eu estava hospedada na casa de meu Tio em lauro de Freitas( sou de Recife) e de lá fui pra Salvador até pegar o Ferry-Boat até a Ilha de Itaparica, a travessia dura cerca de 50 minutos ´o visual é de babar, chegando em Itaparica pegamos uma estrada de cerca de 80 km até Valença, deixamos o carro lá e seguimos de lancha pra Morro de São Paulo, essa travessia dura cerca de 30 minutos, o visual é mais deslumbrante ainda!!! Quando agenta chega em Morro parece que agente ta chegando num lugar que foi esquecido pelo homem e muito bem cuidado por Deus, acor do mar é imprescionante, a vista que se tem do alto do Farol e do Forte são coisas espetaculares, essa sem dúvida foi a melhor viagem da minha vida e Morro foi o lugar mais lindo que meus olhos ja viram!!!!!!

      Amélia,estudante de Biologia, 20 anos

    1 | 2 | 3


     
     
     
     
     
     
    © 2014 morrodesaopaulo.com.br
    Home